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Monografia Acesso aberto Análise semiótica de imagens: estudo de caso de uma coleção da Chanel de 2013 produzida por Karl Lagerfeld(2017) da Silva, Júlia CorrêaA Semiótica nasceu entre o final do século XIX e início do século XX e o filósofo responsável por isso foi Charles Sanders Peirce. Ao longo dos anos, foi adotada por publicitários que buscavam atrair a atenção do público para seus produtos, já que a mesma estuda a semiose e os signos. A moda, portanto, não ficaria fora dessa, na medida em que é formada por signos. Com o surgimento da fotografia de moda, esta também passou a estudar a semiótica e buscar dentro dela mais uma forma de entendimento do seu processo. Dentro deste contexto, este trabalho busca pesquisar quais os signos presentes em cinco imagens da coleção de 2013, criada por Karl Lagerfeld para Chanel e descobrir seus significados. Primeiramente, buscou-se dados teóricos sobre semiótica, signos, fotografia e moda e, então, partiu-se para a análise das imagens. O resultado desta pesquisa mostra que os signos não são usados somente como um meio para mostrar suas criações, mas também um veículo de protesto e apoio a causas sociais.Estudo de Caso Acesso aberto A arte conceitual na moda: analise semiótica das coleções de Jum Nakao, Alexander McQueen, Alexandre Herchovitch e Viktor & Rolf(2018) Scremin, João PauloA moda conceitual que traz uma ligação entre arte versus moda, que é levada para passarelas ao redor do mundo. É elaborada com a intenção de ser algo mais do que vestir, algo que vai além e que ganha um espaço forte na moda. Através da arte observamos o novo, referências que podem ser identificadas como tendências. A proposta desta pesquisa é analisar essa relação entre arte e moda, sob a perspectiva da semiótica. Por meio dos signos, conseguimos identificar os pontos de contato com a história e com as significações que a criação de moda quer expressar. Dentro deste contexto, este trabalho, além de verificar como a arte e a moda conceitual se relacionam, quais os significados dos signos presentes nas imagens das coleções de quatro estilistas, através do método qualitativo. Primeiramente, estudam-se a arte, arte conceitual, moda conceitual, semiótica e seus signos e, assim, partindo para a análise das imagens. E assim pode-se afirmar neste primeiro momento que arte e moda estão interligadas, já que a moda é expressão tanto quanto a arte a partir dos signos apresentados, sendo que as coleções de alguns estilistas se aproximam mais da arte e da moda conceituais.Monografia Acesso aberto Consciência no consumo de artigos de moda: estudo de caso de mulheres da cidade de Laguna do Bairro Portinho(2017) Henrique, Daniele AlbinoEsta monografia é uma pesquisa sobre o consumo consciente dos artigos de moda, assunto tão relevante para sociedade. Através de um estudo de casos com o método quantitativo são aplicados dois questionários com perguntas fechadas, em que o primeiro é direcionado às mulheres de 15 a 30 anos do bairro Portinho da cidade de Laguna, e o segundo para donas de brechós, um segmento que contribui para um consumo consciente, e diminuição na aquisição de peças novas, o qual através da análise procura-se responder os seguintes problemas: “Se há pratica de um consumo consciente? e se possivelmente há um entendimento sobre o consumo consciente?”. A análise foi em cima de gráficos montados de acordo com o resultado obtido na pesquisa de campo. Em que os resultados indicam certa mudança no modo como as mulheres estão consumindo, e uma relutância ainda pelo comércio colaborativo e peças de segunda mão. Em que a grande maioria não sabe o que é consumo consciente. Apesar de uma mudança notável na forma como consomem, falta muito para um consumo consciente sobre artigos de moda.Artigo Científico Acesso aberto A consultoria de imagem e a contracultura na moda: análise dos movimentos hippie e punk através dos setes estilos universais(2021-12-08) Francisco, Vitória MonteiroO presente trabalho tem como objetivo pesquisar a importância dos movimentos contraculturais para a moda e a possibilidade do surgimento de novos estilos. A problemática do estudo aborda a contribuição das ideologias historicamente para a construção de estilos; e, em quais pontos esses movimentos divergem e convergem e por fim, as rupturas que eles causaram no âmbito da moda. Utilizando o método de pesquisa qualitativa de descrição, através da análise de conteúdo e da técnica de estudo de caso, analisou-se três imagens da subcultura hippie dos anos 60 e três imagens dos punks dos anos 70, relacionando esses grupos ao conceito de estilo universal dentro da consultoria de imagem da moda. Os resultados mostram como esses movimentos contraculturais ajudaram a mudar o pensamento sobre a moda e os estilos.Monografia Acesso fechado Consumo de moda Fast Fashion x Slow Fashion: estudo de campo na cidade de Sangão - SC(2018) Medeiros, Vanessa BortolinThis work is a conclusion analysis, in which talks about the consumption of fast fashion in Sangão, trying to identify if the consume this fashion so fleeting or if they are already adhering to the new slow fashion movement. These two movements are opposites, on the one hand seeks to target mass consumption, on the other hand conscious consumption and sustainability. Through research, studies and a questionnaire with questions, this work shows how much people in the city of Sangão consume fast fashion all the time and who do not mind buying something new every season. In addition to identifying that the stores of the city of Sangão can be considered local fast fashion stores, since they are stores that receive news weekly or biweekly in their establishment.Monografia Acesso aberto Coolhunting: análise da temporalidade circular das tendências e suas releituras(2017) Muller, Roberta GuimarãesA presente monografia relata um estudo sobre pesquisa de tendências de moda, mais especificamente sobre coolhunting. Nos tempos modernos muito se escuta falar sobre tendência, mas de onde elas vêm? Como elas funcionam? Em um mundo extremamente globalizado, é de suma importância que profissionais da área saibam lidar com as tendências para manterem-se ativos no mercado competitivo. O estudo aprofunda-se investigando os conceitos de tendência e coolhunting, as metodologias utilizadas pelos profissionais da área, as principais agências de pesquisa, qual a importância do entendimento do assunto para a indústria, como surgem e qual a classificação das tendências e o poder dos influenciadores digitais nesse meio. Esse estudo foi realizado para que fosse possível verificar quais principais tendências da década de 1990 são vistas nos dias atuais, verificando assim, a ciclicidade das mesmas. A metodologia usada para a pesquisa foi qualitativa descritiva com observação participante. Em primeiro lugar foi feita uma coleta de informações preliminares por meio de uma análise em locais públicos e em redes sociais, observando as tendências de moda de forma geral. Em seguida, analisou-se os relatos e foi feita uma média sobre as principais tendências vistas e finalmente, uma pesquisa em blogs e plataformas de moda online sobre a origem das mesmas e como são vistas nos dias atuais. Os resultados da análise mostraram que as tendências dos anos 1990 mais vistas atualmente são o estilo grunge, minimalismo, mom jeans, sapatos de plataforma e cores vibrantes.Artigo Científico Acesso aberto As cores como expressão de sentimentos: análise do figurino da série Sex Education(2021) Oliveira, LuanaO presente artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre como as cores do figurino podem influenciar a expressão de sentimentos, utilizando o método de pesquisa qualitativa de descrição, realizando a análise de conteúdo com estudo de caso da primeira temporada da série da Netflix Sex Education, uma série adolescente que aborda temas considerados tabus, explicando de forma natural e didática os assuntos tratados. Analisando seis figurinos do personagem Eric Effiong, escolhidos pela forte aparição das cores e como cada cor expressa as emoções tratadas na trama. Diante disso, verifica-se que cada veste apresenta uma composição de tonalidades que variam e expressam sentimentos diferentes, podendo, uma mesma cor, simbolizar emoções opostas.Monografia Acesso fechado Desejos e necessidades das consumidoras de lingerie: estudo de caso da academia Box Zero e Loja La Bella Íntima(2018) Fernandes, Heloiza KraiéskiConhecer os clientes, bem como os fatores que influenciam seu processo de decisão de compra, possibilita a criação de produtos mais eficazes dentro de uma organização. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral identificar quais são as necessidades e desejos das consumidoras de lingerie. Se baseando em pesquisas sobre lingerie, sedução, sexualidade feminina e comportamento de consumo, se realizou dois questionários para alcançar os objetivos propostos. O primeiro classifica-se como qualitativo, onde foi elaborado um questionário online e anônimo com questões fechadas e objetivas, para as consumidoras de lingerie da academia Box Zero. O segundo classifica-se como qualitativo, com questões abertas, realizado na loja La Bella Íntima. As pesquisas foram aplicadas na cidade de Tubarão/SC, em novembro de 2018.Monografia Acesso fechado Design e ergonomia na moda infantil: um estudo de caso na marca Del Ros(2018) Lessa, Nicolli de BitencourtA moda infantil fundamenta-se numa série de etapas, dentre elas o design, ergonomia, modelagem infantil, aviamentos e tecidos, processos de finalização de peças, como: bordado, estamparia e lavação. Portanto, no presente trabalho busca-se investigar o processo produtivo que torna a roupa infantil importante e que necessita de cuidado em todas as fases, da concepção ao desenvolvimento do produto. Ressalta-se a atenção para como os materiais usados em cada fase. Sendo assim, este trabalho caracteriza-se como uma oportunidade de oferecer e proporcionar o conhecimento mais profundo dos cuidados na moda infantil.Artigo Científico Acesso aberto A ditadura da moda: análise de padrões estéticos e posições sociais ao longo da história(2021-12-18) Boeira, Sabrina SbabboO presente projeto possui como objetivo analisar o mundo da moda ao longo de sua história, nas décadas de 1950, 1960 e 1970, identificando os padrões estéticos e as posições sociais ditadas pela mesma e acentuando a importância da quebra deste padrão. O método utilizado para a realização deste foi o qualitativo de descrição, com pesquisa de análise de dados, através de um questionário com perguntas abertas, as entrevistadas responderam com lembranças pessoais questões que abordam tendências de moda, liberdade feminina, marcos históricos e ícones de beleza das décadas. Os resultados obtidos apontam que as mulheres de antigamente sofriam muito com a ditadura da moda e as situações à que eram expostas pela mesma, e que, o cinema e os movimentos sociais foram grandes influenciadores de várias tendências de moda.Artigo Científico Acesso aberto O empoderamento na moda plus size: estudo de caso da modelo Letticia Munniz(2021-12-08) Silva, Andressa Oliveira Souza daO presente artigo tem como objetivo observar e analisar a importância e a relevância que a influenciadora Letticia Munniz tem através do Instagram onde aborda assuntos relacionados ao empoderamento feminino, seus posicionamentos e a desconstrução do padrão de beleza. Pesquisa de cunho qualitativo, com foco em um estudo de caso para interpretar por meio de comentários de publicações, como suas as seguidoras se manifestam diante dos assuntos abordados e qual impacto isso causa em suas vidas. Os principais resultados da análise apontam que é possível entender a visibilidade e a importância das temáticas abordadas por Letticia Munniz, podendo influenciar na mudança dos padrões de beleza e ajudar mulheres excluídas pela indústria da moda.Artigo Científico Acesso aberto Empreendedorismo feminino na moda: estudo de caso das marca Tuani Vieira Brand, Madu Brand e Gi Ferrera(2021-12-18) Soares, CatielenO presente artigo tem como objetivo pesquisar sobre a importância do empreendedorismo feminino na moda, através de um questionário com perguntas abertas realizado com as marcas Tuani Vieira Brand, Madu Brand e Gi Ferrera. O estudo de caso tem como objetivo geral analisar a importância do empreendedorismo feminino na moda, além de definir e buscar características sobre o empreendedorismo e também sobre o indivíduo que ousa nessa área, assim como estudar sobre as razões e definições do empreendedorismo através dos estudos de caso. Os resultados apontam que para as entrevistadas foi a chave para conquistarem a independência financeira e também um elemento crucial para tornar a vida pessoal dessas mulheres ainda mais agradável.Monografia Acesso embargado Entre sedas e rendas: história do estilista Evertom Moraes(2017) Bertotti, Quésia FariasO presente trabalho monográfico tem como objetivo geral levantar a história de vida profissional do estilista Evertom Moraes e como objetivo específico verificar se o estilista estudou para aprender a arte ou nasceu com o talento.Para dar base a essa pesquisa, foram realizadas entrevistas com familiares, x-funcionários e amigos do estilista, bem como pesquisa bibliográfica.O método de pesquisa é o qualitativo descritivo,utilizando as técnicas de história de vida e a técnica de entrevista.Através das entrevistas realizadas, conclui-se que Evertom nasceu com o talento para o estilismo,tendo em vista que desde pequeno ele já fazia seus croquis, sem que ninguém houvesse o ensinado.Além disso, o estilista se especializou somente através de cursos básicos, nunca tendo cursado uma faculdade de moda.Monografia Acesso fechado Um estudo da comunicação da marca, através da produção de moda(2018) Inocencio, Taynara da SilvaO objetivo deste estudo foi problematizar a importância da produção de moda para uma boa comunicação da imagem da marca. Através da análise realizada por questionário e das imagens estudadas, buscou-se compreender como ocorre a comunicação entre a marca e o consumidor por intermédio da imagem produzida. Buscaremos analisar as produções de imagem da marca estudada, a qual se questiona a importância da presença do produtor de moda na elaboração da imagem de campanhas publicitárias.Artigo Científico Acesso aberto A evolução da vestimenta feminina tradicional gaúcha: estudo dos signos da últimas três décadas(2018) Estevam, Isabel SpricigoO presente trabalho tratou de investigar por meio de análise de signos as mudanças que ocorreram na vestimenta do traje de prenda gaúcha nas últimas três décadas, com o objetivo de apresentar as diferenças e semelhanças que ocorreram nos trajes com o passar dos anos. Instigada pela grande história do tradicionalismo e pela falta de conteúdo sobre a indumentária típica, este trabalho auxilia na construção de memórias e deixa aberto para novas investigações mais profundas sobre este tema. Este trabalho utilizou a pesquisa qualitativa e histórica para alcançar as metas propostas e utilizou o signo para concluir seus resultados. A análise de fotos gerou um bom panorama sobre a mudança que ocorreu nas prendas, mostrando que mesmo no tradicionalismo alguns signos mudam conforme as gerações. A análise proporcionou concluir que os trajes estão tornando-se mais simples comparado aos trajes de décadas anteriores. Este documento auxilia no esclarecimento de dúvidas sobre as prendas, pois mesmo com seu papel crucial no desenvolvimento e formação da sociedade, ela nunca obteve ênfase e serve de base para continuação de preservação de memória para demais épocas.Estudo de Caso Acesso aberto Festa do pijama: a importância das roupas de dormir para crianças no município de Jaguaruna - Santa Catarina(2018) Ferreira, Alessandra BitencourtThis paper presents a study about the importance of pajamas for children from 2 to 6 years of age, addressing topics of extreme value, such as: the importance of quality and the comfort of children's sleep. It will also report research done in the region of Jaguaruna SC, with the purpose of presenting forms and suggestions that can help and improve the segment of children's pajamas.Artigo Científico Acesso embargado Ficha técnica: estudo de caso da funcionalidade da ficha técnica na empresa Cidazul(2017) Salvan, Sabrina FormentinA ficha técnica é um recurso de comunicação primordial para a informação fluir entre as distintas etapas do ciclo produtivo da peça de vestuário, conferindo ao trabalho diário uma maior eficiência, possibilitando o levantamento de custos e eficiência da produção. O objetivo deste estudo é avaliar a importância da elaboração, implantação, além das dificuldades encontradas na criação da ficha técnica. A pesquisa é realizada na empresa Cidazul, a fim de estudar como ela é utilizada e seu desenvolvimento para a gestão da confecção. Com a base em pesquisas bibliográficas, é desenvolvida a fundamentação teórica, associada à pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso, feito na empresa Cidazul, com o objetivo de elaborar um estudo concreto e abrangenteArtigo Científico Acesso aberto O figurino como expressão de sentimentos: estudo de caso do filme cisne negro(2021-12-18) Leonardo, CaetanoO presente estudo analisa a obra cinematográfica "Cisne Negro" e seus figurinos sendo também comparados com os figurinos do ballet "O Lago dos Cisnes". Utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa, busca-se realizar uma análise semiótica, com técnica de pesquisa de estudo de caso. A problemática repousa sobre as seguintes questões: Como as emoções e sentimentos são expressados através dos figurinos? Os figurinos são semelhantes ao do ballet “O Lago dos Cisnes” ou há diferenças? Desta forma, diante da análise os resultados apresentaram que há mais similaridades do que diferenças entre os figurinos dos cisnes brancos e negros do filme e do ballet citados anteriormente. Visto que, toda forma de abordagem do personagem do filme, Nina, é composto e representado de forma tão objetiva, graças aos figurinos desenvolvidos. Logo, mostra-se a total necessidade de um figurino bem planejado na caracterização de um personagem ou dançarino, pois ele é capaz de comunicar e expressar emoções, sensações e personalidades.Estudo de Caso Acesso fechado Fundamento e propósito do movimento Slow Fashion: estudo de caso da marca The Lilled Small Town(2018) Grasso, Marianne do NascimentoThe present work aims to research the case study of The Lilled Small Town brand analyzing its connection with the slow fashion movement and the foundations of the brand. The research analyzes the information collected through an interview with the designer of the brand. The work points in its theoretical foundation the pillars of the slow fashion movement, in view of the fast fashion counterpart, which is a production pattern that pollutes the environment more because of its unbridled manufacturing, and the awareness that the slow fashion movement brings to society. Thus, the research aims to make visible what the slow fashion movement provides and adheres to the ethical concepts and values of environmental, psychological and economic sustainability. The qualitative research applied in the company has the intention of ascertaining if the positioning and procedures of the mark of suitable to this movement. Keywords: Slow Fashion. Fast Fashion. Sustainability.Estudo de Caso Acesso embargado Geração Z relacionamento com a moda(2017) Firminio, Talita SantosO presente trabalho é um estudo sobre a Geração Z e a moda. Através da pesquisa verificamos de que forma essa Geração age, suas características, o que a Geração Z mais consome no mundo da moda e de que forma buscam tendências e o e o que buscam em uma marca, pesquisado avaliar a principal forma de compra da Geração Z e quais as suas principais escolhas, dessa forma foi aplicado questionário quantitativo. A pesquisa de campo feita aponta que são os jovens participantes buscam cada vez mais sua individualidade em uma compra, eles não investem seu dinheiro em algo que realmente não goste. Concluindo que são jovens idealistas que estão na direção para mudar a forma que consumismo gira. Palavras-chave: Design de moda. Geração Z. comportamento. Moda. Relacionamento.
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