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Artigo Científico Acesso fechado Educação inclusiva: as dificuldades enfrentadas na unidade regular de ensino e o uso das tecnologias assistivas no contexto educacional para estudantes com deficiência(2021) Dos santos, Ane RosePor meio de análises feitas em diversas obras por diferentes autores, o presente artigo tem por finalidade abordar inúmeros aspectos que norteiam o referido tema apresentando o histórico sobre a educação inclusiva, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes com deficiência e como o uso das tecnologias assistivas podem ajudá-los no processo de aprendizagem. De acordo com a constituição federal de 1988, Art.205 a educação é um direito de todos, e isso leva em consideração a qualidade do ensino regular para pessoas com deficiência. No entanto, a legislação não garante a qualidade do ensino e tampouco a permanência desses alunos no ambiente escolar, visto que, muitos deles enfrentam dificuldades neste espaço de forma negável. Desse modo, o ambiente escolar é permeado pelas diferenças entre os estudantes, e são essas diferenças que os caracterizam como um ser único, singular e social, ou seja, cada um possui suas particularidades e história de vida e estas devem ser respeitada e nada melhor do que o espaço escolar para discutir as perspectivas de inclusão no ensino e colocar em prática o fazer pedagógico de forma que garanta não só a permanência, mas proporcione acesso de igualdade em todas as situações, integre-o de maneira que permita interagir com os demais e etc., pois a escola para todos é aquela permeada pelo respeito às diferenças que se apresenta ao sujeito.Artigo Científico Acesso fechado A educação de jovens e adultos à luz da concepção Freiriana: uma análise histórica(2021) Santos, Daiane; Sant'Ana, MagnaO presente trabalho tem como objetivo discutir as mudanças ocorridas na educação de jovens e adultos ao longo da história. Para isso, analisamos as metodologias utilizadas nesse viés temporal, através de pesquisa bibliográfica, pautada, principalmente, no aporte teórico do educador Paulo Freire que deixou um legado histórico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, esse estudo evidencia algumas medidas que se tornaram necessárias para amenizar os impactos do analfabetismo tardio presente na sociedade, dentre elas, os incentivos políticos, econômicos e sociais. Considerando essas perspectivas, ressaltamos a importância de uma educação conscientizadora para todos. Essa, surge por meio da construção dialógica, que visa a busca do saber e da constituição do pensamento crítico evidenciado. Assim, através dos estudos concluímos que a educação depende de práticas pedagógicas emancipadoras, para que o conhecimento possa proporcionar a liberdade que é inerente deste processo.Monografia Acesso aberto Educação ambiental: sua importância e desafios frente aos problemas ambientais contemporâneos(2021) De Menezes, Venícius RabeloDiante do atual modelo de sociedade capitalista, que prioriza apenas o consumo de produtos com pouco durabilidade, é notório à grande extração da matéria prima, esgotando cada vez mais, os recursos naturais. Além disso, com o crescimento desordenado da população, surge cada vezes mais problemas ambientais, como o descarte irregular de lixo, liberação de poluentes industriais no ar e a poluição pelo excesso de veículos, que originam o aquecimento global e destroem cada vez mais a camada de ozônio. Devido a diversos problemas socioambientais foi necessário criar leis e instituições que protejam a biodiversidade, principalmente a flora e fauna de diversos biomas, pois estes sofrem maiores danos nas atividades econômicas mundiais. A educação ambiental é um caminho que possibilitará a mudança de comportamento e cultura, nas ações e atitudes humanas sobre o meio ambiente, apontando um caminho mais sustentável com o uso da reciclagem, economia de água e energia, descarte correto do lixo, reflorestamento, entre outras mudanças cotidianas, levando a uma melhor relação do homem com a natureza, quebrando o mito que os bens naturais são ilimitados, além de deixar claro que o planeta não resistirá a tantas atitudes irracionais por muito tempo, comprometendo o futuro das próximas gerações.Artigo Científico Acesso fechado Os multiletramentos e novas tecnologias: uma análise as múltiplas linguagens e as multiculturas na perspectiva dos novos letramentos(2021) Monteiro, Maria; Santos, ClaudiaA educação na sociedade contemporânea vem passando por diversas transformações, sejam elas econômicas, culturais, políticas e conceituais. Fazendo aqui pensar no quão é importante o trabalho com os multiletramentos para uma formação de sujeitos aptos a sobressaírem enquanto sujeitos autônomos, críticos e reflexivos para o campo das práticas sociais. Aqui, faz-se pensar na relevância das produções em contextos digitais dos mesmos acerca da utilização e aquisição de produções colaborativas e éticas. Nessa perspectiva, considerando a diversidade presente nas múltiplas culturas presentes nos referidos alunados no campo educacional. Sendo como eixo primordial para a construção deste trabalho, enfatiza-se também a prática docente pautada na utilidade das novas tecnologias para com as múltiplas linguagens em contextos digitais. Dentro desse aspecto, os valores éticos produtivos dos discentes é uma questão de suma importância e merece destaque.Monografia Acesso aberto Intolerância a lactose: fisiopatologia, diagnóstico e tratamento(2021-11-20) Ribeiro, Maria Bianca Soares;; Fonseca, Lidiane da SilvaA intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou total de digerir o açúcar do leite, e isso pode ocorrer devido à deficiência na enzima lactase que é responsável por fazer a quebra da lactose no organismo humano. Essa patologia muitas vezes costuma ser confundida com a alergia ao leite, mas os sintomas costumam ser diferentes, já que a alergia é uma reação imunológica imediata, e a intolerância é uma deficiência da enzima responsável pela digestão da proteína do leite. O presente estudo tem como objetivo descrever a intolerância à lactose, seu diagnóstico, aspectos fisiopatológicos e tratamento em indivíduos acometidos por esse problema. E para isso foi realizada uma revisão da literatura onde foram levantados trabalhos dos últimos dez anos escritos nas línguas portuguesa nas bases de dados Lilacs, Scielo e no google acadêmico, que abordam o tema de modo claro e atual. Durante o estudo pode-se verificar alguns testes para diagnósticos da intolerância à lactose e opções de tratamentos que irão variar de acordo com o tipo de lactose do paciente, já que existem três classificações que vai de moderada a muito agressiva. E foi possível concluir que é importante fazer um diagnóstico correto, para a partir do diagnóstico, procurar o tratamento mais adequado ao quadro clínico.Monografia Acesso aberto A INTERPRETAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO E A ESCOLA COMO FERRAMENTAS TRANSFÓBICAS: fatores que impedem a TRANS-formação da realidade de corpos dissidentes no espaço escolar.(2021-12-10) Gonçalves, Edinando NetoA transfobia está enraizada no espaço educacional e acaba sendo validada diariamente, dificultando a permanência de corpos dissidentes nesse ambiente. A interpretação do conhecimento biológico é outra ferramenta que auxilia nesse processo, sendo utilizada para julgar os corpos como normais ou patológicos. O objetivo central deste trabalho é analisar o emprego inadequado de conhecimentos biológicos para sustentar discursos transfóbicos dentro das escolas e conhecer as consequências geradas por um ensino excludente. Além de, buscar identificar alternativas para tornar esse ambiente mais inclusivo e aberto à diversidade. A metodologia utilizada no trabalho foi a Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), focando em trabalhos publicados nos últimos 10 anos. Identificou-se que os conhecimentos biológicos são empregados como uma maneira de categorizar corpos trans, impondo o que devem fazer e quais locais devem frequentar. No espaço escolar, a infraestrutura é planejada para atender apenas as pessoas cisgêneros. Isso pode ser percebido em atitudes simples, como a recusa em reconhecer as pessoas trans/trav pelo nome social e o impedimento do uso dos banheiros de acordo com a identidade de gênero. A falta de preparo dos docentes e da gestão para lidar com a temática, e a ausência do debate de gênero no currículo escolar e em documentos educacionais, como a BNCC e o PNE sustentam a transfobia. Nesse contexto, os alunos cis desenvolvem certa repulsa pelos alunos trans/trav, excluindo-os do convívio social e educacional. Percebe-se a necessidade de incluir essa temática nos documentos educacionais, para que estes possam ser debatidos nas escolas. Além disso, a capacitação da gestão pedagógica, a formação continuada dos docentes e a inclusão do tema nos cursos de graduação são aspectos importantes para que possam trabalhá-lo corretamente com os alunos.Monografia Acesso aberto Educação Sexual na Escola: princípios, objetivos e desafios.(2021-12-10) França, Gêisa dos SantosO presente trabalho realizado por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática teve por finalidade mostrar os desafios existentes da educação sexual, tanto no ambiente familiar como escolar. Estes desafios ocorrem, principalmente, pela falta de preparo os pais e das escolas, assim como pela falta de apoio da comunidade em geral, para que a educação sexual seja trabalhada como uma ferramenta para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) na adolescência e de uma possível gravidez não planejada. Assim, fica evidente a carência de discussões sobre educação sexual nas escolas e nas famílias. Vale destacar a importância de se observar as situações de vulnerabilidade das crianças e adolescentes em relação aos riscos das IST’s e dos casos de gravidez não planejada, assim como para casos de violência e abuso sexual. Desta forma, é possível enfatizar a necessidade de contribuições nas estruturas do Plano Nacional de Educação (PNE), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Comum Curricular (BNCC) para as escolas e professores, através de orientações de implantações e prática sobre a temática em questão, a fim de que estes possam trabalhar da melhor forma com os jovens, principalmente os mais vulneráveis, o contexto complexo da Educação Sexual, quebrando uma premissa discriminatória de que a educação sexual incentiva os jovens a prática sexual precoce.Monografia Acesso aberto A história da COVID-19 no Brasil e no mundo, e o tratamento alternativo com veneno da serpente Bothrops jararacuçu(2021-12-15) Santos, Glediston OliveiraA COVID-19 é uma doença infecciosa que provoca febre, cansaço, tosse seca, em casos mais graves, falta de ar, e é causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, potencialmente grave e com elevada transmissibilidade e de distribuição global. Se tornou pandemia em março de 2020, mas surgiu em dezembro de 2019 na China. À medida que a doença avançava, novas orientações eram vinculadas, visando a prevenção e um número menor de internações, e mortes. Entretanto, muita gente resistiu e ainda resiste às orientações, acabando indo contra as instruções dos especialistas, piorando assim, o quadro sanitário de determinados locais. Enquanto o vírus SARS-CoV-2 se disseminava, os cientistas testaram vários medicamentos para desacelerar a mortalidade global, alguns mostraram bons resultados in vitro, no entanto, não obtiveram resultados promissores quando testados in vivo ou em testes com seres humanos. Um peptídeo presente no veneno da serpente brasileira Bothrops jararacuçu (LACERDA, 1884), surgiu como uma alternativa promissora de tratamento em pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2. Esta inibiu em 75% a replicação do SARS-CoV-2 em células de macaco, ou seja, in vivo. Esse estudo visa a criação de um possível medicamento que iniba a replicação viral e que, ao mesmo tempo, não tenha efeitos adversos graves. Este trabalho trata-se de uma Revisão Bibliográfica Sistemática, que teve objetivo central entender a dinâmica da COVID-19 no Brasil e no mundo, assim como, compreender os resultados já obtidos e as perspectivas futuras em relação ao tratamento da doença através do peptídeo encontrado no veneno da serpente B. jararacuçu.Monografia Acesso aberto CIÊNCIA x FAKE NEWS: o que há por trás da Covid-19(2021-12-16) DE ASSIS, Douglas Henrique EvangelistaUma grave crie sanitária assolou o mundo nestes dois últimos anos, causada pelo vírus da Covid-19, um agente patogênico perigoso facilmente transmitido pelo ar e que causa graves crises respiratórias, entre outros sintomas. Assim, em meados de 2020 foi declarada situação de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), justamente pelas inúmeras pessoas que vieram a falecer por complicações relacionadas a esse novo vírus até então desconhecido. Medidas preventivas de combate a esse novo vírus foram estabelecidas pela OMS, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, bem como outras orientações estabelecidas para conter o avanço das contaminações. Contudo, além das orientações fornecidas pela OMS, começaram a circular nas mídias digitais fake news relacionadas ao vírus da Covid-19, que traziam conteúdos distorcidos e mal-intencionados para a população, ocasionando um maior risco à saúde das pessoas. Esse fato levantou a necessidade do debate sobre o combate as fake news, que entram em contrassenso com as informações disponíveis pela ciência. Desta forma, de um lado há conteúdos falsos, que são facilmente compreendidos por quem o lê se tornando mais atrativo e convincentes, e do outro se tem informações precisas, mas pouco procuradas, por possuírem uma linguagem mais formal e menos atrativa para os leitores. Assim se torna relevante uma explicação sobre a importância das informações cientificas e como são estabelecidas, ao mesmo tempo em que se destaca os impactos negativos provenientes das fake news na população, sobretudo quando relacionadas à pandemia da Covid-19. O trabalho de monografia realizado visou justamente comparar dados científicos com informações contidas em fake news, trazendo também algumas das principais fake news que circularam nos primeiros meses de pandemia, buscando desmistificar os conteúdos inverídicos, através de dados científicos.Monografia Acesso aberto Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicos(2021-12-17) Carvalho, Luciano MenezesO trabalho em questão aborda a história das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), relatando as grandes contribuições em todos os seguimentos sociais, com foco na trajetória e contribuições das TICs no ambiente educacional. Um ambiente no qual os equipamentos tecnológicos foram inseridos a muito tempo, mas com uso e reconhecimento a passos lentos, visto que, grande parte dos professores, ainda hoje se restringem ao uso dos aparatos digitais. Em contrapartida o Ensino a Distância (EAD) sempre explorou de modo amplo o uso das TICs, sendo um método com potencialidade, fragilidades e desafios, assim como o ensino remoto, adotado durante a pandemia. Momento no qual os professores se viram obrigados a se familiarizar de forma rápida a vários recursos tecnológicos que favorecessem o ensino. Desta forma, metodologias inovadoras de educação aliadas às tecnologias passaram a ser mais presentes nas aulas virtuais, ferramentas e plataformas precisaram ser dominadas por professores e alunos, professores se reinventaram, e alguns alunos passaram a ser mais ativos nas atividades. Destaca-se a importância da ludicidade nas aulas remotas, momentos de aulas desafiadoras, mas que também trouxeram uma perspectiva para um ensino hibrido de qualidade e de metodologias eficazes, graças as experiências e aprendizados durante esse período que ainda estamos vivendo, proporcionando uma nova visão de como fazer educação nos tempos modernos.Artigo Científico Acesso aberto Assistência e causas da violência obstétrica no âmbito profissional de saúde(2022) Jesus, Eliene Santana de; Silva, Mariana Andrezza AraújoA violência obstétrica equivale a maus-tratos físicos, psicológicos e verbais, ou ainda, como práticas intervencionistas desnecessárias, dentre elas: episiotomia, restrição ao leito, Kristeller, tricotomia, ocitocina de rotina, ausência de acompanhante e cesariana sem indicação. Mais do que as intervenções obstétricas desnecessárias, diversas mulheres relatam vivências de partos dolorosos, com humilhação e ofensas em relação à saúde, a raça e a sexualidade feminina. A assistência à mulher gestante e ao processo de parto e nascimento deveria ser pautada por uma atenção de qualidade e humanizada, sendo dever dos serviços e profissionais de saúde acolherem com dignidade a mulher e o recém-nascido, observando-os como sujeitos de direito. Realizou-se uma pesquisa do tipo revisão integrativa que conduziu à compreensão do objeto de estudo e fundamentou a análise de dados das causas e vivências da violência obstétrica para a investigação dos estudos e foram utilizados os seguintes descritores: “acolhimento da parturiente”, “violência no parto”, “acolhimento em obstetrícia”, “violência obstétrica”, “humanização” e “humanização no parto”. A violência obstétrica é aquela que acontece no momento da gestação, parto, nascimento e/ou pós-parto, inclusive no atendimento ao abortamento. É conceituada como maus-tratos físicos, psicológicos, sexuais e verbais, ou ainda, como práticas intervencionistas desnecessárias, dentre elas: episiotomia, restrição ao leito, clister, tricotomia, ausência de acompanhante e cesariana sem indicação, seguidos de condutas excessivas, desnecessárias ou desaconselhadas, muitas vezes prejudiciais e sem embasamento em evidências científicas, como também a pratica do uso de medicamentos de rotina, como a ocitocina e o misoprostol ,para induzirem o parto, sendo em sua maioria usados com o objetivo de acelerar o parto e administrados sem indicação coerente e sem consentimento. A violência obstétrica está atrelada à falta de informação e orientação desde o pré-natal até o nascimento, nos hospitais e maternidades. A orientação é necessária não somente para gestantes, parturientes e puérperas, mas também para toda a população. Conclui-se que, para a redução da violência precisa-se incluir o direito e a valorização da mulher, além da formação adequada e humanizada dos profissionais da áreaMonografia Acesso aberto Arquitetura, esporte e inclusão social: proposta de requalificação do estádio municipal de futebol José Arnaldo Pereira, o Arnaldão, no município de São Domingos – SE(2022) Santana, MeiksonEssa pesquisa trata-se de uma revisão de literatura sobre arquitetura, esporte e inclusão social, fundamentada nos espaços esportivos como estádios de futebol, proporcionando aos seus usuários estrutura adequada para que possam desenvolver atividades regulares e se apresentarem em público. Esta revisão tem como objetivo subsidiar o desenvolvimento de uma proposta de requalificação do Estádio Municipal de Futebol José Arnaldo Pereira, o Arnaldão, no município de São Domingos – SE, através de um diagnóstico referente a atual situação do estádio e seu entorno, verificando as instalações já existentes aliado às necessidades demandadas em um estádio de futebol. Dessa forma, será possível desenvolver o projeto arquitetônico composto pela representação técnica de planta de cobertura, planta baixa, cortes e fachada que resulte em um complexo esportivo ideal, que atenda as expectativas dos usuários com acessibilidade, sustentabilidade e inclusão social. PALAVRAS-CHAVE: arquitetura esportiva, inclusão social, projeto arquitetônico, estádio de futebol.Monografia Acesso aberto Centro de convivência do idoso(2022) Santos, DANIELCENTRO DE CONVÍVIO PARA O IDOSO NA CIDADE DE LAGARTO, UM ESPAÇO PENSADO PARA OFERTAR SAÚDE, CONFORTO E SEGURANÇA PARA A TERCEIRA IDADE.Artigo Científico Acesso aberto TEATRO LAGARTENSE: A importância da arquitetura a partir do espaço teatral(2022) Costa, Luan SantosO objetivo desse presente trabalho é propor um projeto arquitetônico em nível de anteprojeto de um teatro lagartense para a cidade de Lagarto, Sergipe. A metodologia utilizada para iniciar o tema correlato de um teatro foi por meio da pesquisa qualitativa, com fins exploratórios, usos estatísticos, utilização bibliográfica e meios documentais, que buscou compreender o tema abordado. A pesquisa inicia-se com a análise histórica sobre a cidade de estudo com a utilização de plataformas acadêmicas como o google acadêmico, repositórios e meios documentais. Em seguida será feito o levantamento de dados do terreno e o seu entorno, analisando o histórico da área, características gerais do terreno e legislação vigente no município. Obtendo o levantamento iconográfico da área onde o projeto será inserido juntamente com as suas condicionantes ambientais. Concomitante a isso a pesquisa é embasada a partir do referencial teórico que expõe a história do teatro em seus primórdios, a chegada do cinema. Já no referencial arquitetônico são expostos dois projetos correlatos que iram servir de base e inspiração para elaboração do projeto de um teatro lagartense. Feito todas essas etapas inicia-se o programa de necessidades, conceito e partido, desenhos esquematizados e proposta de volumetria em conjunto a implantação no terreno. Por fim inicia-se o anteprojeto. Após ter feito o anteprojeto é observado que um espaço como um teatro, cinema ou qualquer outro projeto arquitetônico requer um conforto no ambiente onde esse projeto será construído, e no que diz respeito ao teatro lagartense, materiais específicos foram inseridos para cumprir com as demandas de conforto ambiental para quem for usufruir dessa edificação.Monografia Acesso aberto Proposta de projeto arquitetônico de escola profissionalizante de construção civil na cidade de Lagarto- SE(2022) Karine SantosO presente trabalho consiste em uma proposta arquitetônica de projeto de uma escola profissionalizante de Construção Civil para a comunidade do bairro Jardins na cidade de Lagarto, em Sergipe, o qual ofertará cursos voltados a área da construção civil, buscando diminuir o índice de instrução formal e escolar atual. O estudo tem como conceito norteador, a importância da integração entre os alunos e o ambiente, proporcionando o sentimento de pertencimento aos alunos. Desse modo, essa pesquisa objetiva implantar um equipamento urbano de socialização e integração do ambiente com a natureza, bem como suas atividades práticas facilitando o aprendizado e visando mudar a realidade social e econômica desta localidade. Referente aos aspectos metodológicos, o estudo caracteriza-se como pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, a qual foi desenvolvida através da revisão bibliográfica sobre a temática em bases de dados como a Scielo e o Google Scholar, em livros pessoais e através do levantamento de dados no local. Com isso, espera-se que a produção deste trabalho proporcione melhorias na educação dos alunos e possibilite novas oportunidade de trabalho para a comunidade beneficente do centro.Artigo Científico Acesso aberto Neuroarquitetura em ambiente coorporativo: uma proposta de projeto arquitetônico de um coworking para a cidade de Lagarto, Sergipe(2022-06) Bispo, EdjaneCom os avanços nos estudos da neurociência, os profissionais de diversas áreas estão compreendendo cada vez mais o comportamento do cérebro humano. Assim, através de estudos, é comprovado que a memória humana é conectada diretamente com o espaço construído, pelo qual é possível experimentar e oferecer várias sensações. Visto isso, entendemos a importância do uso dos princípios da neurociência na arquitetura em todas as suas tipologias, para oferecer ambientes mais humanizados e geradores de sensações. Logo, a proposta do presente trabalho apresentado tem como base a adoção dos princípios da neuroarquitetura em ambientes corporativos e a apresentação dos elementos utilizados: biofilia, iluminação natural e cores. Com isso, foi desenvolvido um projeto arquitetônico de um espaço de coworking para a cidade de Lagarto-SE, onde são abordados todos os elementos citados. Em suma, a proposta tem como finalidade oferecer um ambiente de trabalho diversificado, acolhedor, relaxante e produtivo.Artigo Científico Acesso aberto Bronquite e Infarto Agudo do Miocárdio: uma relação grave(2022-06-11) Santos, Josafá Victor; Santos, Rafaela PereiraO presente artigo tem o objetivo de descrever e entender as relações que existem entre a bronquite e o infarto agudo do miocárdio, visto que, são doenças que comprometem a vivencia e a saúde humana. Sendo assim, para compreender melhor essas duas doenças, foi realizada uma revisão de literatura a cerca principalmente de suas características, visando perceber os prejuízos que trazem para a saúde humana, assim como, também foi mostrado as prevenções, tratamentos, imagens para ilustrar vírus, placas de ateroma e processos de tratamentos e por último os fatores de riscos, buscando compreender a gravidade de cada uma delas e a sua relação, ou seja, tanto do IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), como também os tipos de bronquite. Desta forma, a partir dessa pesquisa foi possível identificar relações entre as duas patologias que são, disfunção entre a oferta e demanda de oxigenação, inflamação com a influência de agentes infecciosos, como também a influência medicamentosa como a claritromicina para o tratamento da bronquite.Artigo Científico Acesso aberto Execução Da Pavimentação Asfáltica Para 64 Casas Unifamiliares: Reserva Dos Eucaliptos. Um Estudo De Caso Na Cidade De Lagarto/Se.(2022-06-20) Martins, Robson dos SantosO presente trabalho se trata da execução da pavimentação asfáltica realizada em um residencial na cidade de Lagarto. Que tem como objetivo explicar e demonstrar as técnicas utilizadas e suas peculiaridades na execução desta pavimentação, onde através de pesquisas sobre o assunto e relatos do próprio acadêmico e colaborações do seu supervisor do estágio e dos envolvidos durante toda as etapas, tornou-se possível desenvolver a respeito do que foi vivenciado diariamente durante as atividades de execução e serviço, que o instigou a pesquisar sobre o assunto, haja vista que o mesmo apresentava um conhecimento superficial sobre o que estaria em pauta e durante o seu estágio teve a oportunidade de acompanhar todos os processos que iam sendo realizados no empreendimento em questão. Portanto, o contato com tal serviço serviu de combustível para que fosse realizado as pesquisas e instigou a não só conhecer os termos populares do dia a dia da obra, mas sim os seus termos técnicos e em que se fundamentam.Artigo Científico Acesso aberto Cimento sustentável: Potencial da cinza do bagaço da cana-de-açúcar como material de substituição parcial de cimento Portland(2022-06-20) Jung, Zumhin Prado SalmeronAs cinzas do bagaço da cana-de-açúcar são resíduos gerados em usinas agrícolas que ocasionam problemas para os produtores, visto que sua destinação final geralmente é em aterros, sendo assim a utilização de tais materiais na construção civil promove um destino mais relevante para tal produto. Deste modo o presente estudo tem como objetivo principal investigar o cimento sustentável, em especial o potencial da cinza do bagaço da cana-de-açúcar como material de substituição parcial do cimento Portland, pauta-se por caracterizar as nuances que compõe o assunto. Os objetivos específicos deste estudo em questão almejam investigar as principais características do cimento Portland, cimento sustentável suas implicações culturais, sociais, econômicas no Brasil e no mundo, além de verificar as medidas/aplicações das indústrias da construção civil. A partir disto, este estudo justifica-se tendo em vista a relevância da temática, levando em conta a necessidade de se analisar a realidade para provocar transformações satisfatórias. A pesquisa teve caráter de levantamento bibliográfico, foram levantadas as bases teóricas do assunto em estudos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Para a seleção das fontes, foram consideradas como critério de inclusão as bibliografias que abordassem a temática de forma investigativa, levando em consideração a contribuição do tema proposto para a área acadêmica. Com tal levantamento conclui-se que a sustentabilidade é uma demanda vital para a construção civil, sendo a busca por materiais, como o cimento sustentável, de extrema relevância para alcançar qualidade na execução dos serviços, tendo em vista que materiais com características próximas ou superiores às dos tradicionais não são muito exploradas, devido à carência de interesse da sociedade em entender e aplicar a sustentabilidade.Artigo Científico Acesso aberto Puericultura: papel do enfermeiro na identificação e intervenção da violência e estupro á criança(2022-06-21) Santos, DaislaneIntrodução: A Puericultura é uma estratégia de saúde, que visa acompanhar a criança no seu desenvolvimento e crescimento, garantindo a promoção da saúde e prevenção de doenças e violência na infância. Nessa perspectiva, a puericultura é uma especialidade voltada à pediatria que prioriza a saúde em vez da doença, desempenhando ações para manter a criança saudável, garantindo seu desenvolvimento e atingindo sua fase adulta sem influências desfavoráveis e problemas advindos da infância. Objetivo: Abordar o programa de puericultura sobre a responsabilidade com a integridade da criança, sobretudo na identificação de sinais de violência. Método: Trata-se de uma revisão sistematizada da literatura, de natureza qualitativa. Resultados e discussões: A prática de violência infantil não é recente, suas proporções no âmbito doméstico, perdura séculos, manifestando-se de múltiplas formas, sendo primordial a sua percepção para o melhor entendimento das estratégias de promoção e prevenção à saúde. Diante das explanações levantadas, a consulta de puericultura age de forma a destrinchar a história prévia que cerca o desenvolvimento biopsicossocial da criança, na qual durante a anamnese é feita algumas perguntas e questionamento sobre a convivência da criança e quem está nas abrangências de sua vivência. Conclusão: É percebido que o combate aos casos de violência contra a criança por intermédio das denúncias, apesar de alta, é ainda pouco abrangente. Com base nessa situação, o acompanhamento e cuidados integrais à criança com o programa de puericultura tende a rastrear os sinais de violência de forma precoce, muitas vezes sobre casos em que a denúncia e outras intervenções ainda não foram feitas.
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