Design de Moda
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Design de Moda por browse.metadata.doctype "Artigo Científico"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Análise do processo criativo de Diego Gama e Fernanda Yamamoto na criação de coleções autorais(2019) Lima, Samuel Amarante Rocha deA academia é responsável por ensinar o processo criativo dos futuros designers de moda, porém a mesma não pode ser um fator que limita os criadores. Diego Gama e Fernanda Yamamoto são reconhecidos por ter a desconstrução e inovação como assinatura, foram feitas entrevistas para que pudesse explorar e entender melhor suas criações. Os frutos que o estudo gerou ampliam a visão de liberdade na criação, o criador como responsável por ter um processo criativo autêntico.Artigo Científico Acesso aberto O biquíni: sua relação com o empoderamento feminino dos anos 70 e a exposição do corpo na era das digital influencers do século XXI(2018) Troschel, EliseA pesquisa aborda duas questões principais, a relação do biquíni em seu papel do empoderamento feminino dos anos 70 e como esta relação mudou na era moderna do século XXI. O biquíni sempre foi alvo de polêmicas, assim como no seu surgimento, já que expunha o umbigo e muito mais partes do corpo do que o usual. Nos anos 70, essa novidade ainda chocava pelas praias de Ipanema , o corpo tornou-se um meio de empoderar a mulher através da exposição de seu corpo e suas curva em meio a uma cultura repressora. Já no século XXI, o biquíni passou a não ser mais fundamental para o empoderamento feminino, mas continuou uma peça essencial para expor o corpo, hoje, em redes sociais. A origem de modelos de Instagram e Digital Influencers, impulsionou ainda mais o culto ao corpo, onde virtualmente é exposto o corpo padrão, a fim de obter reconhecimento e auto aceitação.Artigo Científico Acesso aberto A brasilidade nas coleções de moda: a análise das estampas da marca FARM nos últimos três anos(2018) Lessa, Luisa de SouzaNeste presente trabalho foi abordado o tema brasilidade desde o mito fundador, através de estampas, uma vez que muitas marcas brasileiras abordam esse assunto em suas coleções. Uma das marcas que defende em seu conceito a brasilidade é a Farm, e é interessante estudar suas estampas, visto que mostra buscar sua inspiração na fauna e flora brasileira, trazendo sempre flores, árvores, folhas e animais, além de trazer muitas cores vivas para seu vestuário e formas orgânicas. Para tanto foram analisadas as fotografias dos três últimos anos, desde julho de 2015 até julho de 2018, que podem ser encontradas na rede social Instagram, formando um total de 40 imagens, e por fim feita análise e foi possível saber se existe realmente o conceito de brasilidade na Farm.Artigo Científico Acesso aberto Brechó: modelo de negócio de moda vertente da economia circular(2021) Sandreschi, Luiza de Castro CarvalhoO presente trabalho visa apresentar o brechó, estabelecimento de compra e venda de artigos de segunda mão, como vertente da economia circular, citando as beneficiadas pautas social, ambiental e econômica. Assim sendo, foram dissertadas parte história do comércio de segunda mão, desde os primários tempos industriais aos contemporâneos negócios de moda seriada, argumentações vinculadas aos potenciais redutores de rejeitos têxteis – por parte da reutilização de peças através dos brechós -, anexadas às passíveis gerações de renda e arrecadação para o futuro mercado de moda, as quais impactam positivamente no âmbito socioeconômico. Para o enriquecimento das informações, aplica-se um questionário, o qual objetiva compreender o comportamento das gerações Millennial e Z perante o consumo de segunda mão no estado de Santa Catarina.Artigo Científico Acesso aberto Construção de estilo individual: como os editoriais de moda presentes na revista Todateen influenciam na construção de estilo individual(2019) Passos, Bruna Letícia Ulanoski dosThis job talks about the realization of a questionnaire designed for TodaTeen magazine young readers, for analyzing who is the interference level of the fashion editorials published in this magazine in the personal style construction.Artigo Científico Acesso aberto O discurso fetichista nas campanhas da marca Dolce & Gabbana(2018) Cruz, FloraEsta pesquisa aborda a representação da tendência do fetiche fashion nas campanhas da marca Dolce&Gabbana, analisada sob perspectiva histórica e social, abordando todos os elementos fetichistas, suas origens e significados e como a mídia se apropria desta ferramenta de marketing para o comércio de seus produtos.Artigo Científico Acesso aberto Do designer de moda para o figurinista: especificidade profissional do figurinista de teatro frente a formação acadêmica do designer de moda em Florianópolis(2018) Felete da Silva, Blanca FrancinyABSTRACT Abstract:The scenic costumes is born and evolves during the developing of human history. Inside the theater the costumes shown important as essential piece in the Communicator and brings the viewer in the story so that the actors step onstage. Despite several features that a fashion designer acquires during your training, you also need to think about the specific features that a costume designer has living and working integrated with the world of theater to add in your training. So this study aims to analyze the specificity of professional theatrical costume designer front of the fashion designer's education in the 21st century, through a comparison of the methods used by the scenic and costume designer fashion designer. Both professionals work with costumes in a similar manner, but for a fashion designer who wishes to act as a scenic costume designer need to take into account the ergonomic issues specifies of each kind of show, harmony, relationship between stage and public, consider the teamwork and have experience in the middle stage. Keywords: Fashion. Costume. Scenic.Artigo Científico Acesso fechado Identificando possibilidades de modelos de negócio para uma empresa de lingerie.(2021) Mattioni, Julia de AlmeidaAtualmente a lingerie deixou de ser apenas uma peça do vestuário feminino e passou a ser um movimento de amor próprio, de liberdade. Por isso a vontade de fazer com que a ideia se transforme em modelo de negócio, o presente trabalho tem como propósito apresentar três hipóteses de modelo de negócio de lingerie usando a metodologia e conceitos do Business Model Canvas, Canvas Proposta de Valor proposta por Steve Blank e Alexander Osterwalder, além da criação de Personas e também um mapa de empatia mostrando assim um cenário básico e servindo também como um guia do que é necessário para abrir um e-commerce de uma marca de lingerie.Artigo Científico Acesso aberto Ilustração de moda: Uma pesquisa formal para a identificação da estética autoral do artista.(2020) Russi, Anna Paula ZanatoEste trabalho tem como foco, analisar e identificar, a partir do estudo de imagens, a estética autoral do artista, como o título já sugere. Para esta análise, foram escolhidos 5 artistas, estes sendo: René Gruau, Antonio Lopez, Bijou Karman, Arturo Elena e Zé Otávio. Os tópicos que serão analisados e que contribuirão para o entendimento do tema são a história da moda, história da ilustração de moda, sintaxe visual, simbologia e signos, e, por fim, a análise em si dos artistas e os materiais e técnicas que estes utilizam. O estudo busca demonstrar como a ilustração de moda manual, mesmo adquirindo concorrentes como as artes digitais, ainda se faz presente, essencial, para o desenvolvimento de um ilustrador na área de moda.Artigo Científico Acesso aberto Moda fitness a cultura do corpo perfeito, evidenciadas por mulheres fitness e com sobrepeso das academias Red Mob Crossfit(2018) Jorge, Amanda de SouzaThe present work tries to emphasize the fitness fashion, and the excessive search, of the women for the perfect body in the present days. A case study was done to identify the wants and needs of women called fitness and identified overweight women, in question the ergonomics for the practice of high intensity sport, Crossfit. For the study was selected the company Red Mob Crossfit operating in the market of Florianópolis about two and a half years. Research proposal, aimed at entrepreneurs in the area of fitness and interested students, in this study of women's satisfaction with their bodies and ergonomics of their sportswear with the objective of problematizing and identifying improvement strategies for the evolution of fitness brands, related of attracting a market differential for all biotypes. The behavior of consumers and their points of view, trends and comfort are analyzed. Approaching topics such as: behavior and consumer satisfaction. Keywords: Fashion fitness. Women fitness. Overweight women. Crossfit.Artigo Científico Acesso embargado Na onda Hallyu: a influência da cultura sul coreana em grupos de estilo no Brasil do século XXI(2017) Francisco, Karoline CandidoEsta é uma pesquisa de base qualitativa, que pretende explorar alguns dos padrões da cultura pop coreana que são dinamizados na mídia, exportados e consumidos por jovens brasileiros. Quais padrões de beleza são considerados interessantes? Quais estilos “diferenciais” de moda vem da Coreia do Sul? Qual a influencia do K-pop, em termos de beleza e estilo, entre os jovens fãs no Brasil? Neste sentido, por conta da falta de bibliografia especializada sobre o tema, esta é uma pesquisa que se aprofunda em sites, blogs (nacionais) e vídeos no youtube (nacionais e internacionais), que divulgam a cultura pop coreana entre fãs e curiosos. Para além destas fontes de acesso a cultura do K-pop, foram feitas entrevistas online e presencial. As online abordaram grupos de fãs no facebook e usuários do aplicativo de celular K-pop Amino. As entrevistas presenciais aconteceram na 9a Edição do Anime Gakuen, um evento de anime que acontece duas vezes por ano e que reúne muitos fãs de K-pop de Santa Catarina. Esta última edição foi sediada em São José, SC, em setembro de 2017. Todas as entrevistas buscavam saber, dos fãs brasileiros da cultura Sul Coreana, qual o nível de influência do estilo em suas relações com a moda no Brasil.Artigo Científico Acesso aberto Para mulher brasileira ver: moda, corpo, beleza e feminidade nas capas da Vogue Brasil (2007-2016)(2017) Reis, Aline BarbosaEn el siglo XXI, el cuerpo tomó el espacio del alma con foco de las preocupaciones sociales, políticas, científicas y filosóficas. Definido y orientado en los medios, el cuerpo prestigioso y exitoso se exhibe en las portadas de revista y en los canales de televisión, en los blogs, en los clips, en las películas. Así, este artículo tiene por objetivo analizar los estereotipos de la imagen de la mujer exhibida en las portadas de las revistas Vogue Brasil de 2007 a 2016, para entender que mujeres son esas que estampan la revista de moda más reconocida en Brasil. Se puede percibir que en uno de los países más mestizos del planeta y con la mayor desigualdad social, la revista más conocida de moda que aquí circula, refuerza el consumo de un estilo de vida lujoso y desapegado; las mujeres famosas, jóvenes y ricas que nos miran de frente en poses que resaltan una cultura de cuerpos controlados en movimientos extraordinarios, resaltando estereotipos de cuerpos magros y blancos, que caracterizan los valores arios de las clases altas y que, habitualmente, sirven de modelo de superioridad colonialista inferiorizando la belleza mestiza de la mujer brasileña.