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Plano de Negócios Acesso fechado Ansiedade em estudantes de psicologia prestes a ingressar no mercado de trabalho(2022-06-30) Gonçalves, Fernanda; Brandalise, IsabelaO tema deste projeto é a “ansiedade em universitários devido à insegurança quanto ao ingresso no mercado de trabalho”. O foco inicial foi a ansiedade em estudantes pelo fim da vida acadêmica e início de vida profissional. Em razão das questões observadas no âmbito universitário e em pesquisas, foi notada a necessidade de minimizar o impacto negativo do fim da graduação em universitários, com isto, a questão problema definida neste projeto é voltada para o auxílio da redução do impacto da ansiedade nos estudantes do curso de Psicologia ao ingressarem no mercado de trabalho.Plano de Negócios Acesso aberto A Comunicação Não Violenta nas Relações Familiares dos(as) universitários(as): Aplicação da Comunicação Não Violenta nos conflitos de comunicação familiares dos(as) universitários(as)(2021-12-02) Miranda, Camila; Morais, Suelena; Assis, Maria José; Pinto, GabriellyEste projeto tem como tema os conflitos por comunicação nas famílias e utilização da comunicação não violenta no ambiente familiar visando a prevenção e/ou diminuição dos conflitos por comunicação.Plano de Negócios Acesso aberto CUIDADO, ACOLHIMENTO, PROTEÇÃO E AMPARO AO CUIDADOR DO PACIENTE EM CUIDADOS PALIATIVOS “Projeto CAPA”(2021-12-09) Silva, Paula Stephanie; Silva, Alessandra; Rocha, Amanda; Carvalho, MarcelleO atual projeto pretende-se trabalhar com o cuidador, seja ele familiar, amigo ou profissional contratado, que esteja na linha de frente de cuidado prestado a pacientes sob Cuidados Paliativos. O Projeto CAPA tem por princípio fundamental, promover ao cuidador informações e atuar na prevenção dos quadros de adoecimento no período de hospitalização do paciente. Buscando promover cuidado, acolhimento, proteção e amparo, para que haja a prevenção de possíveis impactos biopsicossociais. A implementação do projeto ocorrerá em instituição de saúde pública ou hospital público, que não tenha Serviço de Cuidado Paliativo bem consolidado pela Equipe de Psicologia, a ser escolhido posteriormente pelas autoras do projeto.Plano de Negócios Acesso aberto Cuidando de quem cuida: Um distinto modo de cuidar(2022-06-28) Resende, Karolayne; Silva, Luiz; Nubia, FernandesO projeto se estende como um cumprimento da Política Nacional de Humanização (PNH), levando em conta que o ambiente em que os cuidadores se estabelecem, após a internação das crianças podem ser adoecedores. Essa ação surge da necessidade de compreensão e acolhimento aos cuidadores que precisam readaptar sua rotina após internação das crianças em uma unidade de tratamento intensivo e coloca-se na instância de prevenir o adoecimento desses cuidadores em aspectos psicológicos e psicossomáticos, pois já se evidencia em estudos acerca do adoecimento que seus determinantes são multifatoriais.Plano de Negócios Acesso fechado A defasagem nos meios de comunicação em saúde mental: Estreitando as relações entre famílias com membros em condição de sofrimento mental e a sociedade(2022-06-24) Coelho, Diego; Pinto, Gabriele; Ferreira, IthaloComo trabalhar junto às famílias para promover a inserção social dos membros em condição de sofrimento mental? Considerando toda a dívida histórica da sociedade brasileira e como seres sociais que dependem uns dos outros, temos um compromisso com as pessoas em sofrimento mental, tendo em vista que, por anos, foi uma população segregada que enfrentava processos considerados terapêuticos, os quais tinham como objetivo a exclusão dessas pessoas do convívio coletivo. Segundo Freitas (2018), a assistência que era ofertada à população com sofrimento mental no Brasil há anos, era pautada na internação, tal como os primeiros hospícios, que tinham a finalidade de excluir socialmente essas pessoas, as quais eram consideradas “loucas”. O foco dessa assistência era simplesmente na doença, anulando, então, a possibilidade de compreender tais pessoas na sua totalidade. Esse argumento evidencia como o portador de sofrimento mental é submetido a preconceitos e tinha a sua família como o único contato com o meio externo, a sociedade.Plano de Negócios Acesso fechado A Educação Sexual como instrumento de prevenção à violência sexual infanto-juvenil(2022-06) Riker, Brena; Ângelo, Aline; Carvalho, MárciaA educação sexual – ou educação integral em sexualidade – é uma ferramenta muito importante na prevenção de casos de violência sexual. Pesquisas relatam que crianças que conhecem seu corpo e sabem reconhecer quando sua privacidade é violada, têm mais chances de relatar situações de abuso a um adulto de confiança, além de expandir as suas competências e habilidades para reconhecer potenciais riscos neste campo. Infelizmente, ainda existem muitos obstáculos que dificultam a abordagem do tema por educadores e familiares. O principal é o tabu em torno do assunto. Acredita-se que o fortalecimento dos adultos que se encontram no entorno da criança e o seu consequente engajamento em um processo prático e contínuo de Educação Sexual se faz imprescindível. Principalmente pelo fato de que é por meio da Educação Sexual que se pode mobilizar os chamados fatores de proteção (acolhimento, escuta ativa, alfabetização emocional, ensino sobre o corpo, etc.) tão necessários para que o repertório da criança sobre si mesma, seu corpo e suas relações possam se expandir e culmine em percepção e verbalização de possíveis intervenções abusivas, caso estas ocorram no contexto de tal criança. Por este motivo, o projeto Educar para Proteger será executado a partir da ministração de estratégias coerentes no campo da Educação Sexual àqueles que são responsáveis pelas crianças, por meio da sensibilização sobre a importância da Educação Sexual como principal estratégia de prevenção à violência sexual infanto-juvenil e ademais, este projeto também se ocupará de instruir as crianças na percepção de possíveis situações de risco no universo das violências por meio da realização de uma intervenção lúdica junto aos infantes.Plano de Negócios Acesso fechado O filtro perfeito(2022-06-28) GONÇALVES, Stéfano de Nunes; MARTINS, Laís Leite; LOPES, Ana Maria de Oliveira; GOMES, Matheus Maia FaniNo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, os transtornos alimentares são caracterizados por distúrbios persistentes no comportamento alimentar com consequências multifatoriais que estão diretamente relacionados ao consumo e a absorção de forma disfuncional dos alimentos, comprometendo a saúde física, as funções e as habilidades psicossociais. As diferentes formas de mídia, a serviço da indústria da beleza, participam ativamente dos padrões de beleza vigente, que se vincula a aceitação e inserção social do ser humano. Adolescentes que imaginam uma vida equiparada àquela que o mundo virtual transmite para eles. Se vê então a necessidade de alertar e educar adolescentes para a existência de gatilhos nas redes sociais que possam culminar em transtornos alimentares, proporcionando um maior senso crítico para essas questões e rever e discutir medidas de segurança alimentar, bem como possibilitar a identificação prévia de sinais que possam resultar no desenvolvimento de transtornos alimentares.Plano de Negócios Acesso aberto Identidade de Gênero e Orientação Sexual de Jovens Adultos(2021-12-06) Reis, Cairê; Marques, Marina; Araújo, UlianaO presente trabalho consta com um projeto escrito na intenção de aplicar rodas de conversas no Centro de referência LGBT de Belo Horizonte, visando o bem estar da população de jovens adultos voltados ao público LGBT. O trabalho também conta com uma cartilha informativa que seria utilizada como material didático dentro da construção das rodas, cartilha essa que tem questões sociais, histórica e de apoio.Plano de Negócios Acesso aberto Implementação do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) na educação infantil visando a inclusão de crianças do Espectro Autista(2021) Brito, Aline Santos; Reis, Izabela Campos; Lopes, Marina Araújo; Diniz, Mariana DanieleEsse projeto visa a capacitação de educadores da escola de ensino infantil Espaço Corre Cutia, para garantir a inclusão de crianças do Transtorno do Espectro Autista através do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI).Plano de Negócios Acesso aberto A importância do diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista em crianças e os impactos no processo de aprendizagem.(2021-12-10) Veloso, Gabriel; Jardim, LorenaO documento fala sobre quais sãos as causas de diagnostico tardio em crianças com autismo e explica quais são as vantagens de se realizar um diagnostico precoce.Plano de Negócios Acesso fechado A importância do enfrentamento da finitude na vivência dos cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos.(2022-06-28) Salzmann, Júlia; Nazareth, Luisa; Barcelos, SarahDe acordo com o Instituto Nacional de Câncer (2020), o câncer é considerado o principal problema de saúde pública do mundo e devido a sua rápida mutação genética, tem acometido milhares de pessoas, comprometendo a qualidade de vida dos diagnosticados, bem como de suas famílias/cuidadores. Por ser considerada uma doença crônica, os profissionais de saúde têm direcionado o tratamento em Cuidados Paliativos (CP), sendo este cuidados de saúde ativos e integrais prestados à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida. Considerando o alto número de mortes provocadas pelo câncer e o quanto esse cenário traz sofrimento e desgaste para os cuidadores, percebe-se a grande necessidade de discutir sobre a finitude no ambiente hospitalar. Nota-se que os estudos possuem um enfoque nos pacientes oncológicos e é pouco discutido sobre o sofrimento das famílias diante da finitude nos cuidados paliativos de tais pacientes. Por esse motivo, torna-se relevante o desenvolvimento e a aplicação de um programa para o auxílio do enfrentamento da finitude.Plano de Negócios Acesso aberto Intervenções terapêuticas para crianças com transtorno do espectro Autista de escolas públicas.(2021-12) Rocha, Cássio Henrique; Mota, Márcia SantosO presente Trabalho de Conclusão de Curso se baseia nas dificuldades enfrentadas por crianças de escola pública e que tenham o Transtorno Espectro Autista (TEA), durante o processo de aprendizagem e educação nos anos iniciais. Alunos diagnosticados com o Transtorno Espectro Autista apresentam certo afastamento do mundo exterior, dificuldades de socialização, presença de desejos enfáticos por objetos e coisas, inflexibilidade, agitação, alteração na fala, entre outros aspectos, que resultam em uma resistência nas relações sociais. O projeto possui como público, alunos portadores do espectro autista e, perpassa as limitações encontradas no âmbito escolar, fazendo-se necessário intervenções que possibilite a melhoria da comunicação por meio de abordagens práticas e diferenciadas. A técnica apresentadas no projeto, será a Arteterapia, que considerando a facilidade de acesso, esta intervenção propõe ao aluno uma nova forma de se expressar em sala de aula, não se reduzindo exclusivamente a linguagem verbal mas, inserindo mecanismos que possibilitem uma melhora na comunicação, estabelecendo assim melhor interação entre aluno e professor.Plano de Negócios Acesso aberto O lado obscuro das redes sociais: diminuindo o impacto negativo causados nos adolescentes(2022-06-23) MENDES, Sabrina Melo; BAHIA, João Victor Pereira; CARVALHO, Hiago Hermano Araújo deOrientação de adolescentes sobre compulsão em redes sociais e seus reflexos nas relações interpessoais.Plano de Negócios Acesso aberto MEMÓRIAS MUSICAIS: A musicoterapia como estímulo para a melhor qualidade de vida de idosos portadores de Alzheimer.(2021-12-09) CARVALHO, Ellen Cindel Martins; SILVA, Janaína Terezinha Amorim Da; CORRADO, Karina Eduarda Couto; MORAES, Kíraly Cecílio DeO projeto de intervenção Memórias Musicais utiliza técnicas da musicoterapia em conjunto com os conhecimentos da psicologia para o trabalho com idosos portadores de alzheimer e outras doenças neurodegenerativas residentes em instituições de longa permanência. No projeto inclui-se a identificação do nível de prejuízo cognitivo dos idosos e a aplicação de atividades musicais com objetivo de proporcionar benefícios à qualidade de vida e saúde mental dos participantes, além de estimular a cognição e capacidade motora dos mesmos. O projeto é realizado a partir de encontros semanais, onde são realizadas atividades com instrumentos musicais, escuta em caixas de som e fones de ouvido, movimentos corporais e uso da voz, tendo como base estudos sobre o uso terapêutico da musicoterapia.Plano de Negócios Acesso aberto Menores Infratores: Ampliando Perspectivas Por Meio Da Orientação Profissional - Projeto Integrar(2021-11-30) Oliveira, Berthyelle Menezes de; Gonçalves, Diego Fernandes; Nascimento, Maria Luiza do; Viganó, Valeska Gonçalves DiasÉ de conhecimento público que existe uma elevada taxa de delitos cometidos por crianças e adolescentes no território brasileiro e que o contexto social e econômico do infrator, assim como as consequências desse fato, é de grande relevância para a discussão do tema. De acordo com informação do TJMG (2020), no ano de 2019, foram enviados cerca de 6.840 casos de adolescentes que estavam envolvidos em algum tipo de ato infracional, sendo a maioria de cor preta ou parda, e tendo como renda mensal até 1 salário mínimo. A necessidade de ingresso precoce no mercado de trabalho, a falta de acesso a uma educação de qualidade, a desigualdade socioeconômica, a atratividade vinda da falsa ilusão de uma vida melhor por meio do tráfico de drogas ou roubo, são alguns aspectos que influenciam o jovem a se identificar com o ato infracional e tomar decisões que podem se tornar definitivas em sua vida. Entendendo que alguma iniciativa deve ser realizada com o intuito de solucionar ou minimizar a continuidade dos jovens em práticas ilícitas, foram criadas as medidas socioeducativas. Os programas socioeducativos possuem o objetivo de responsabilizar e educar os jovens em relação aos delitos cometidos. A atuação nas unidades de medidas socioeducativas de semiliberdade é de extrema importância para minimizar o índice de criminalidade futura, pois com foco na educação e investimento nos jovens existe a possibilidade de que eles encontrem formas alternativas à criminalidade para que possam exercer seu direito à cidadania e seguirem um rumo de vida contrário à experiência delituosa. Entretanto, existem muitos fatores que fazem com que as medidas socioeducativas não tenham um papel de reintegração social, pelo contrário, fazem com que sejam vistas como ambiente de punição e incentivo ao cometimento de atos mais graves. Em muitos casos, fora das unidades os adolescentes já vivem em ambientes familiares conflituosos e de bastante vulnerabilidade social, e não obstante, dentro das unidades é direcionado a eles a simbolização do “marginal” e a falta de humanização do indivíduo. Além das questões referentes ao estereótipo, há outros elementos que prejudicam a eficácia das medidas socioeducativas, como a falta de estrutura física adequada no local onde cumprem as penas, os riscos à vida em que são expostos diante da insalubridade, assim como os conflitos com outros adolescentes. Diante disso, é perceptível a urgência em relação à necessidade de reavaliar a forma de aplicação das medidas legais e gerar novas parcerias de inclusão de projetos sociais no sistema judiciário para que assim seja possível a realização futura de uma efetiva reintegração dos adolescentes autores de atos infracionais.Plano de Negócios Acesso aberto A necessidade de cuidar da saúde mental dos idosos no período de pandemia: uma intervenção com os idosos do projeto Mãos de Clara(2021-12-07) Juliatti, Bianca Nunes; Marques, Camila da Silva; Graças, Edvone dasDiante da necessidade de cuidar da saúde mental dos idosos no período de pandemia, propomos uma intervenção junto aos idosos de um grupo, Mãos de Clara, criado por membros da comunidade da paróquia Santa Clara de Assis dos bairros Buritis e Estoril em Belo Horizonte. Nosso trabalho propõe encontros virtuais com temas relevantes para contribuir com a melhora da qualidade de vida desse publico nesse contexto: desenvolvendo habilidades para o manejo do online, estimular a socialização nesse ambiente, trazendo então para os idosos aprendizado sobre o tema proposto, Ansiedade e Depressão, além de estratégias para lidar com essas patologias afim de não os acometerem.Plano de Negócios Acesso aberto Obesidade Infantil - Além do Peso(2021-12-30) Zani, Camila; Santos, Giselle; Borges, KimberlyTrabalhando os aspectos psicológicos do paciente infantil obeso e evidenciando à promoção da saúde mental, este Projeto de Intervenção tem um caráter psicoeducativo que abarca crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Dulce Viana de Assis Moreira, localizada na cidade de Santa Luzia/MG. Esta escola apresenta uma quantidade significativa de crianças com sobrepeso, demonstram algum tipo de alteração no comportamento refletindo no desempenho escolar e nas relações interpessoais ou socialização. A intervenção abrange um conjunto amplo de fatores psicológicos que circundam esta condição, sendo eles: baixa autoestima, depreciação de si e da auto percepção, bullying, entre outros, fatores estes que interferem diretamente na formação da identidade que começa a se constituir na infância. Trabalhar estes aspectos como método de prevenção da saúde mental das crianças é o melhor e o mais eficaz meio de se abordar o tema.Plano de Negócios Acesso aberto Projeto Baobá: A construção da autoestima e da subjetividade da criança preta entre 7 e 12 anos matriculados na Escola Municipal Vera Wanderley Dias.(2021-12-10) Coimbra, Amanda; Morais, Andreza; Ribeiro, Larissa; Flores, MariaProjeto de intervenção realizado pelas alunas Amanda Coimbra, Andreza Morais, Larissa Ribeiro e Maria Flores com o objetivo de debater a construção da identidade e da autoestima positiva de crianças pretas de 7 a 12 anos matriculadas na Escola Municipal Vera Wanderley Dias juntamente a seus cuidadores. Tal projeto visa promover rodas de conversa e contação de histórias valorizando a cultura afrobrasileia para as crianças junto à seus cuidadores com o intuito de fazer com que a temática racial também seja presente nos lares desses alunos.Plano de Negócios Acesso aberto PROJETO CONECTE EM SI: Redes sociais e influencers: uma ameaça à autoestima de jovens adultos habitantes de um universo de padrões(2021-12-09) MOTA, Jéssica Vieira; SANTOS, Gabriel Lucas Lopes dos; SILVA, Victoria Elisa VieiraO presente documento trata-se de um projeto de intervenção, que tem por objetivo promover uma discussão a respeito dos impactos do uso das redes sociais em jovens de 15 a 24 anos. Nota-se que na sociedade atual é possível identificas diversas pessoas expondo suas vidas de maneira exponencial e, de certa forma, ditando um determinado padrão de vida que muitas vezes é inalcançável para o público comum, principalmente adolescentes e jovens e, uma consequência dessa exposição e influência é o desenvolvimento de adoecimentos mentais e problemas de autoestima nesse público atingido. Dessa forma, a intervenção se constitui na realização de rodas de conversas e dinâmicas de grupo, sendo 14 encontros on-line que colocam em pauta assuntos que permeiam o conteúdo das redes sociais e promovem uma reflexão nos modos de influência e manipulação inseridos nesse contexto. Pretende-se, com a execução do projeto, estimular elaborações a respeito do tema, de forma a contribuir com reflexões sobre autoestima, padrões de beleza, status e consumo.Plano de Negócios Acesso fechado Projeto de Intervenção - Transtorno Explosivo Intermitente(2021-12-02) Oliveira, Sindy; Silva, Karolina; Souza, GabriellaO presente trabalho teve como objetivo principal a elaboração de propostas de intervenção para o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI).