Gestão em Tecnologia da Informação
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Artigo Científico Acesso embargado Atendimento remoto: estudo de caso sobre o atendimento remoto aos clientes de uma empresa de automação(2019) Oliveira, Júlio César AlcântaraO objetivo deste estudo é o de apresentar os resultados obtidos em um projeto de atendimento remoto a clientes de uma empresa de software, de caráter complexo e considera-do como de grande porte, com a utilização de modelos ágeis, especificamente na agilidade de atendimento, em uma empresa privada de Tecnologia da Informação na cidade de São Paulo SP. Para tanto, foi realizado Estudo de Caso do tipo exploratória e com abordagem qualitati-va. Podemos extrair deste estudo que a utilização de modelos ágeis, especificamente do atendi-mento é de grande valia na obtenção de projetos realizados com qualidade, prezando pelos prazos e custos definidos, mas principalmente, pela entrega de atendimento que supra as reais necessidades do cliente.Artigo Científico Acesso aberto Estruturação do Departamento de Segurança da Informação para atender a gestão de dados em conformidade à lei de Privacidade de dados (LGPD)(2021-12-14) Sivieri, EdsonManter a privacidade dos dados pessoais vem se tornando cada vez mais um grande desafio para os gestores de Departamentos de Segurança da Informação de empresas de diversos tamanhos e nichos de negócio. Não limitada ao tamanho da empresa ou a sua natureza, a responsabilidade sobre a gestão (ou utilização) de dados e informações dos colaboradores, clientes fornecedores e instituições de regulação (Poder Público), havia tempos que estava sob análise das autoridades governamentais, em especial, as brasileiras. Para isto, aqui mencionamos as principais ações do governo brasileiro com foco na contenção dos riscos em de Segurança da Informação e da Privacidade dos dados dos cidadãos naturais como o Marco Civil da Internet1, a Política Cibernética de Defesa2 e a implantação dos Normativos e Frameworks de Proteção de Dados Pessoais3. Este projeto tem como objetivo principal se tornar uma fonte de referência para o gestor do departamento de segurança da Informação, determinar mudanças necessárias para preparar a área para suportar de maneira eficaz e eficiente, o DPO (Data Privacy Officer) de empresas em sua missão de zeladoria pela privacidade dos dados. A metodologia adotada para este Projeto foi a de pesquisa exploratória, com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica não somente focada na literatura disponível. A pesquisa bibliográfica foi focada nas publicações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em respeito aos Segmentos de Segurança da Informação e Privacidade da Informação, assim como em literatura técnica utilizada por profissionais da área de Segurança da Informação e de Riscos/Compliance.Artigo Científico Acesso aberto Uso de modelos ágeis no desenvolvimento de software: utilização do framework ágil SCRUM em um projeto de desenvolvimento de software em uma empresa privada de tecnologia da informação na cidade de Porto Alegre, RS(2017) Bonfim, Marcelo da SilvaO objetivo deste estudo é o de apresentar os resultados obtidos em um projeto de desenvolvimento de software, de caráter complexo e considerado como de grande porte, com a utilização de modelos ágeis, especificamente do Framework Ágil Scrum, em uma empresa privada de Tecnologia da Informação na cidade de Porto Alegre, RS. Para tanto, foi realizado Estudo de Caso do tipo Descritivo, utilizando-se de abordagem Qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a análise de documentos. Podemos extrair deste estudo que a utilização de modelos ágeis, especificamente do Framework Ágil Scrum é de grande valia na obtenção de projetos realizados com qualidade, prezando pelos prazo e custos definidos, mas principalmente, pela entrega de software que supra as reais necessidades do cliente.Artigo Científico Acesso fechado Vantagens da prestação de serviço terceirizado na área de infraestrutura para cooperativa de crédito(2020) Rosa, Denis AlanCada vez mais empresas vem terceirizando seu serviço de Tecnologia da Informação (TI), para focar exclusivamente nas suas atividades de negócio, esta decisão surge da necessidade de direcionar seus esforços nas principais atividades da empresa. Nesse artigo serão apresentados valores tangíveis e intangíveis ao quais se baseiam as empresas, para numericamente optarem por essa alternativa ou não. Elas precisam calcular muito bem antes de resolver terceirizar seu serviço. Foi realizada uma pesquisa de campo de modo exploratório e qualitativo, com uma empresa contratante e uma empresa contratada. Em ambas as instituições, foram ouvidos seus representantes contratuais da área de TI. Através de levantamento de dados e checagem de informações, fora realizada uma análise comparativa dos valores de contratação e níveis de serviços que podem ser aplicados. Isso contempla os estudos que revelaram que terceirizar, além de diminuir os custos financeiros da empresa contratante, ajuda a gerir melhor as demandas em relação ao serviço de TI, não sendo necessário ter a preocupação na gestão de equipe e demais atividades que podem estar relacionadas. Identificou-se claramente que no caso da empresa consultada, a terceirização foi a melhor opção, bem como, pode ser também o caso de outras empresas em que o foco não seja a Tecnologia da Informação.