Matemática- Bacharelado
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Artigo Científico Acesso aberto Modelos Matemáticos e a Dinâmica de Formação de Memória(2022-07-08) Nomura, JoelmaO presente trabalho evidencia a importância de modelos matemáticos relacionados à análise da dinâmica de formação de memória sensorial, memória de curto prazo e memória de longo prazo do cérebro humano nas perspectivas de Atkinson e Shiffrin (1968) e Baddeley e Hitch (1974). Fundamentados nos pressupostos teóricos anteriores, buscamos analisar como os processos de controle como a atenção, a repetição, o ensaio e a recuperação afetam as memórias sensorial, de curto prazo e de longo prazo e como elas estão relacionadas às curvas de esquecimento. A pesquisa é classificada quanto à abordagem como quantitativa, descritiva e exploratória , sendo a análise dos resultados realizada a partir da ferramenta computacional MATLAB® e Simulink. O resultado da investigação evidenciou que processos de controle como a atenção se constitui em fator principal na formação da memória de curto e longo prazo e que a repetição e o ensaio prolongam o tempo que as informações ficam armazenadas na memória de curto prazo, sendo, portanto, fatores primordiais para a construção do conhecimento e da aprendizagem.Artigo Científico Acesso aberto Modelos Matemáticos e a Dinâmica de Formação de Memória(2022-12-01) Nomura, Joelma IamacO presente trabalho evidencia a importância de modelos matemáticos relacionados à análise da dinâmica de formação de memória sensorial, memória de curto prazo e memória de longo prazo do cérebro humano nas perspectivas de Atkinson e Shiffrin (1968) e Baddeley e Hitch (1974). Fundamentados nos pressupostos teóricos anteriores, buscamos analisar como os processos de controle como a atenção, a repetição, o ensaio e a recuperação afetam as memórias sensorial, de curto prazo e de longo prazo e como elas estão relacionadas às curvas de esquecimento. A pesquisa é classificada quanto à abordagem como quantitativa, descritiva e exploratória , sendo a análise dos resultados realizada a partir da ferramenta computacional MATLAB® e Simulink. O resultado da investigação evidenciou que processos de controle como a atenção se constitui em fator principal na formação da memória de curto e longo prazo e que a repetição e o ensaio prolongam o tempo que as informações ficam armazenadas na memória de curto prazo, sendo, portanto, fatores primordiais para a construção do conhecimento e da aprendizagem.