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Artigo Científico Acesso aberto Ecce Sacerdos: Padre José Dias Lima, através do Jornal o Ideal, Paripiranga 1953(2021-12-15) Leal, Evan LucasA produção tem como principal foco aspectos da ordenação sacerdotal do Padre José Dias Lima e sua repercussão nas cidades de Paripiranga, Simão Dias e circunvizinhança cujos registros se encontram em grande número, no Jornal O Ideal de Paripiranga - BA, principal fonte de análise dessa produção, entre os meses de setembro e dezembro de 1953. O artigo surge com o intuito de apresentar para sociedade, de um modo amplo e científico aspectos importantes da vida do padre José Dias Lima, salvaguardando sua memória e apresentando para as novas gerações a figura de um homem importante e de grande representatividade para a cidade de Paripiranga - BA nos idos da década de 1950, cujas lembranças ainda se faz presente no imaginário das pessoas mais idosas da cidade. Objetiva-se investigar aspectos da vida do Padre José Dias Lima, salvaguardando sua memória e trajetória até o sacerdócio apresentando reflexos sociais diante da sua ordenação sacerdotal.Artigo Científico Acesso aberto Educação Patrimonial e História Local: uma análise da proposta de reforma da Igreja São José no Povoado Lagoa Preta em Paripiranga (BA)(2021-12-15) Rabelo, PedroEste artigo aborda o tema educação patrimonial e história local, constituindo uma análise da proposta de reforma da Igreja São José no Povoado Lagoa Preta, em Paripiranga (BA). O estudo justifica-se pela inexistência de trabalhos anteriores com esta temática e pela necessidade da comunidade local em compreender a proposta de reforma da Capela São José. O objetivo principal do estudo é levar conceitos/reflexões sobre a educação patrimonial para preservação de história local, as propostas de recomendação do IPHAN e o patrimônio histórico da comunidade - capela. O texto está estruturado em três subseções: a importância da educação patrimonial para preservação do patrimônio histórico local; a capela de São José como patrimônio histórico do Povoado Lagoa Preta; a proposta de reforma da Capela São José e as propostas de recomendações do IPHAN. Como referencial teórico, recorre-se a autores tais como Funari (2009), Galvão (1976), Le Goff (2012), dentre outros. As reflexões realizadas sobre o tema trouxeram importantes resultados, os quais confirmam a relevância da educação patrimonial para a história local para levar a sociedade ao autoconhecimento.