História

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ecce Sacerdos: Padre José Dias Lima, através do Jornal o Ideal, Paripiranga 1953
    (2021-12-15) Leal, Evan Lucas
    A produção tem como principal foco aspectos da ordenação sacerdotal do Padre José Dias Lima e sua repercussão nas cidades de Paripiranga, Simão Dias e circunvizinhança cujos registros se encontram em grande número, no Jornal O Ideal de Paripiranga - BA, principal fonte de análise dessa produção, entre os meses de setembro e dezembro de 1953. O artigo surge com o intuito de apresentar para sociedade, de um modo amplo e científico aspectos importantes da vida do padre José Dias Lima, salvaguardando sua memória e apresentando para as novas gerações a figura de um homem importante e de grande representatividade para a cidade de Paripiranga - BA nos idos da década de 1950, cujas lembranças ainda se faz presente no imaginário das pessoas mais idosas da cidade. Objetiva-se investigar aspectos da vida do Padre José Dias Lima, salvaguardando sua memória e trajetória até o sacerdócio apresentando reflexos sociais diante da sua ordenação sacerdotal.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação Patrimonial e História Local: uma análise da proposta de reforma da Igreja São José no Povoado Lagoa Preta em Paripiranga (BA)
    (2021-12-15) Rabelo, Pedro
    Este artigo aborda o tema educação patrimonial e história local, constituindo uma análise da proposta de reforma da Igreja São José no Povoado Lagoa Preta, em Paripiranga (BA). O estudo justifica-se pela inexistência de trabalhos anteriores com esta temática e pela necessidade da comunidade local em compreender a proposta de reforma da Capela São José. O objetivo principal do estudo é levar conceitos/reflexões sobre a educação patrimonial para preservação de história local, as propostas de recomendação do IPHAN e o patrimônio histórico da comunidade - capela. O texto está estruturado em três subseções: a importância da educação patrimonial para preservação do patrimônio histórico local; a capela de São José como patrimônio histórico do Povoado Lagoa Preta; a proposta de reforma da Capela São José e as propostas de recomendações do IPHAN. Como referencial teórico, recorre-se a autores tais como Funari (2009), Galvão (1976), Le Goff (2012), dentre outros. As reflexões realizadas sobre o tema trouxeram importantes resultados, os quais confirmam a relevância da educação patrimonial para a história local para levar a sociedade ao autoconhecimento.
  • Monografia Acesso fechado
    Metodologia Ativa: o ensino de história para problemas em decorrência da pandemia
    (2021-12-16) Santos Júnior, Jorge Antonio dos
    A presente pesquisa vai abordar sobre a importância de uma metodologia ativa para o sistema de ensino, a qual atenda às necessidades formacionais dos estudantes, construindo a autonomia de pensamento, apresentando, assim, o peso que a metodologia ativa tem no desenvolvimento intelectual e crítico. A priori, evidencia-se em um contexto histórico o surgimento do método socrático, que enaltecia novas concepções as quais foram a base para a concretização de uma nova metodologia, considerada a frente de sua época. Nesse seguimento, no decorrer da pesquisa, discutiu sobre alguns aspectos que comprovam a eficácia do método socrático, com o objetivo de evidenciar que alguns métodos retrógrados, voltados a um sistema de memorização dos conteúdos na disciplina de História, precisam ser problematizados. Contudo, ressalta-se as dificuldades encontradas pelo docente, o qual precisa ter a capacidade de se autoavaliar e entender que mesmo diante das adversidades enfrentadas em sala de aula, precisa sempre está ajustando a sua prática pedagógica de acordo com as necessidades formacionais dos discentes.
  • Monografia Acesso aberto
    Cinema como recurso didático no ensino-aprendizagem de História
    (2021) Amâncio, Jorge Souza
    A presente pesquisa aborda o cinema como ferramenta didática para contribuir no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de História, possibilitando a construção de conhecimentos de forma inovadora e motivacional tanto para o(a) educador(a) quanto para o(a) estudante. Nesta direção, o cinema vem a contribuir por meio de imagens no desenvolvimento significativo do conhecimento, fazendo uma relação das cenas com o conteúdo trabalhado. A priori, o trabalho dá início ao contexto histórico por sua invenção, em seguida, a chegada do cinema no Brasil e como foi se tornando uma ferramenta pedagógica nas escolas, sendo utilizado nas aulas de História, em que teóricos corroboram nessa linha de pensamento. Propõe-se, enquanto objetivo geral: compreender os conhecimentos teóricos e técnicos para o uso do cinema em sala de aula, trazendo para a realidade do discente e buscando melhorar a qualidade de ensino. Para tanto, a ideia foi desenvolvida a partir do alcance de objetivos específicos, tais como: discutir a possibilidade do uso do cinema como ferramenta pedagógica e não somente de entretenimento; explanar como possibilitar o debate e a reflexão por meio de filmes apresentados na sala de aula; por fim, analisar como os filmes difundidos pela indústria cinematográfica podem ser utilizados como recursos didáticos para o ensino de História, a fim da melhor assimilação de conteúdos por parte dos(as) alunos(as) despertando o interesse pelo tema tratado. Nesta vertente, foi feita análise de dois filmes: O menino do pijama listrado e Guerra de Canudos, que trazem cenas das quais o docente pode utilizar fazendo uma assimilação com o conteúdo, saindo das aulas meramente expositiva, em que o foco era somente o livro didático.
  • Monografia Acesso aberto
    Okê arô, Oxóssi é caçador: representação do Abassá axé odé Okitaleci na cidade de Canindé do São Francisco - SE
    (2021) Silva, Mayra
    O presente trabalho tencionou compreender o processo de fundação e a representação do Abassá axé Odé Okitaleci, na cidade de Canindé do são Francisco - SE. Tendo como ponto de partida a ausência de fontes historiográficas acerca do único templo religioso da cidade e a invisibilidade que permeia boa parte da história do terreiro na cidade. A concretização desta pesquisa se deu por meio das falas de adeptos à religião, assim como os populares da região, na busca pelo entendimento das diferentes representações, ou seja, as diferentes formas que as pessoas enxergam e reproduzem o que veem acerca do candomblé, podendo ser pautadas em suas memórias individuais ou coletivas. Nesta perspectiva, observam-se diferentes universos de práticas e ritualísticas descritas pelo então sacerdote da casa, seus cargos e seus filhos de santo, dentro deste universo observa-se também os costumes, os saberes, as simbologias, a estética e cultura candomblecista por diversos olhares, além das relações que se formam no interior do terreiro, que são capazes de ultrapassar os laços sanguíneos. Dentro das concepções trazidas pelos populares, observou-se, de forma majoritária, a falta de conhecimento acerca das práticas que os levam a criar e recriar representações, estereótipos e imaginários por vezes deturpados, e cujos subsídios aqui foram trazidos, a fim de desmistificar as práticas religiosas do candomblé, seguimento religioso que compõe as religiões do Brasil.