Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento
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Tese Acesso aberto Diversidade da microbiota fecal em idosas antes e durante o distanciamento social e físico devido à pandemia da covid-19(2022) Lima, Alexandre José Bancher deEstudos atuais evidenciam o papel da microbiota intestinal na homeostase durante a vida e no processo de envelhecimento. A composição da microbiota é influenciada por diversos fatores como idade, tipo de alimentação e hábitos de vida. Com o surgimento de um novo Coronavírus em 2019, as autoridades governamentais do mundo todo adotaram medidas de contenção da doença como promover o distanciamento físico e social. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivo analisar a composição da microbiota fecal de idosas antes e durante o distanciamento social e físico pela pandemia da COVID-19. Ao todo, 15 mulheres com mais de 60 anos forneceram amostras de fezes em dois períodos: antes e após seis meses do início de distanciamento. Foram realizadas as extrações de DNA total utilizando o kit MoBio seguindo as instruções do fabricante e a amplificação e sequenciamento com Illumina Miseq da região hipervariável V3-V4 do gene 16SrRNA. Em média obteve-se 382.232 leituras de cada amostra e a curva de rarefação apresentou platô em cerca de 20 mil leituras. A análise dos amplicons mostrou que Firmicutes e Bacteroidetes representavam a maior parte dos componentes microbianos e que a razão entre esses os Filos apresentou constância em 3 participantes, aumento em 7 e diminuição em 5, indicando a individualidade das amostras pois também não foi possível agrupar as amostras pelos períodos "antes" e "durante" pelos índices de Jaccard, Bray Curtis e Unifrac. Os padrões microbianos se mantiveram entre as amostras durante as coletas. É possível concluir que as mudanças físicas e sociais causadas pela pandemia não causaram mudança padrão na composição da microbiota das idosas, ou seja, houve diferença na composição de algumas participantes, mas não na totalidade, descaracterizando um padrão.Tese Acesso aberto Uma carta inspiradora ao estudante que habita em mim(2023-12) NOGUEIRA, Gabriela HermesEu sou uma comunicadora apaixonada pelo poder da educação. Acredito que ela é a chave para um mundo melhor, onde todos tenham a oportunidade de alcançar seus sonhos. Por isso, escrevi este e-book com o objetivo de compartilhar meu conhecimento e inspirar as pessoas a continuarem aprendendo. Sei que nem sempre é fácil aprender. Às vezes, nos sentimos desmotivados ou frustrados. Mas é importante lembrar que todos nós somos estudantes, independentemente da idade ou da experiência. O estudante que habita em cada um de nós nunca deve desistir de aprender. Então, continue aprendendo e crescendo. O mundo precisa de pessoas educadas e conscientes.