Nutrição
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Monografia Acesso aberto O aumento da obesidade durante o período pandêmico: uma revisão sistemática(2022-12-16) ANJOS, Erivaldo Guerra dos ; CERQUEIRA, Kleideane Cristine Souza ; MATIAS, Roseane da CruzIntrodução: A obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade prejudicial à saúde, são considerados obesos pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30kg/m². Em meio a uma pandemia viral do SARS-CoV-2, o isolamento social favoreceu no aumento de números de obesos. Objetivo: O presente estudo visa apontar na literatura científica, a associação do aumento no número de obesos com as medidas de contenção do vírus covid-19. Metodologia: Uma revisão sistemática na literatura nas bases de dados Scielo, Pubmed, Lilacs, pesquisa está realizada nos meses de setembro e outubro de 2022, utilizado os descritores: Sobrepeso, obesidade, isolamento social e infecção por covid-19, foram incluídas as publicações do ano 2020 a 2022. Para a elaboração foram selecionados 5 artigos dos 135 encontrados. Resultados e discussões: Observou-se que as medidas consideradas eficazes na contenção da disseminação do covid-19, o isolamento social, restrições de locais públicos, dificultaram a prática de exercício físicos levando um ganho de peso da população no geral. Além disso, outros problemas surgiram como ansiedade, estresse, depressão, levando a alimentação excessiva na tentativa de ressarcir esses sentimentos. Conclusão: A pandemia da covid-19 trouxe uma mudança no estilo de vida da população reclusa em suas residências. O isolamento social contribuiu positivamente para aumento no número obesos na sociedade nesse período. Palavras-chave: Sobrepeso; Obesidade; Isolamento Social; Infecção por Covid-19;Monografia Acesso aberto Impacto das mídias na alimentação de mulheres: uma revisão integrativa(2022-12-08) SILVA, Beatriz Campos da; GOMES, Yasmin GarciaA mídia tem um grande papel de influenciar a vida de mulheres, inevitavelmente essa influência atinge a esfera alimentar e comportamental, as quais se submetem muitas vezes a realizar dietas ou seguir dicas publicadas a fim de alcançar seus objetivos, sejam eles com intuitos estéticos ou não. O presente estudo teve como objetivo geral analisar o impacto das mídias na alimentação de mulheres. Na metodologia foi utilizado a revisão integrativa, baseada em artigos publicados na base de dados LILACS entre os anos de 2012 a 2022, o qual foi selecionado 6 estudos para construir o estudo. A partir do levantamento e análise desses estudos foi identificado que as dietas publicadas em jornais, revistas e redes sociais ignoravam em grande parte, a individualidade e contexto sociocultural das pessoas, influenciando nas suas escolhas alimentares muitas vezes utilizando como artificio palavras de grande alcance como “perca 5kg super-rápido”. Além disso, a maioria das dietas publicadas na mídia possuem caráter reducionista de alimento, ou seja, que devem reduzir os alimentos e calorias ingeridas, entretanto não atingem as necessidades nutricionais e não contemplam a individualidade da mulher. Pode-se concluir que é de extrema importância o acompanhamento nutricional individualizado por profissional nutricionista, além da equipe multidisciplinar, destaca-se também a necessidade de mais estudos que contemplem o assunto principalmente direcionado para as redes sociais, que são amplamente utilizadas atualmente.