Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio(2018) Silvano, Maira Fernandes Gabriel; Oliveira, Milena FidelisFazemos parte de uma geração tecnológica. Nossa vida está em constante mudança, a inovação não para. E junto com ela, também precisamos nos atualizar, sendo que o ensino e nossas ferramentas didáticas não podem ficar de fora dessa renovação, pois a sociedade irá cobrar dos nossos alunos esse conhecimento básico, mas importante, sobre o uso desses instrumentos, e nós como professores podemos lhes proporcionar de forma simples essa aprendizagem, incluindo o uso de softwares em nossas aulas. Além disso, a utilização de meios tecnológicos na educação, atrai a atenção dos alunos, o que se torna uma grande vantagem quando falamos de aprendizagem de qualidade, pois quanto mais interessado o aluno estiver, maior será seu rendimento nas atividades propostas. O presente trabalho aborda essas questões e nos proporciona a oportunidade de refletir sobre a importância da utilização do Microsoft Excel nas aulas de matemática, mais especificamente no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio. Bem como proporcionando um conhecimento básico das funções mais comuns e mais utilizadas deste software, com demonstrações e imagens de como utilizá-las e com qual finalidade, incluindo também a função de gráficos. Após essa breve apresentação, baseada em estudos realizados em diversas fontes, segue nossa maior inspiração para a execução deste trabalho, a inovação. Uma nova maneira de trabalhar situações problema em sala de aula, utilizando o Microsoft Excel. Ideias e motivações para essa inovação, encontram-se juntamente com duas problematizações relacionadas a funções de primeiro e segundo grau, geralmente apresentado aos alunos no primeiro ano do ensino médio. A oportunidade de fazer a diferença para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, está em nossas mãos. Esperamos que nosso trabalho seja motivação para muitos outros docentes, e mais do que isso, seja uma ferramenta para seus futuros planejamentos didáticos.