Especialização em Gestão Pública
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Navegando Especialização em Gestão Pública por Assunto "Administração pública"
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Artigo Científico Concessão e permissão de serviços públicos e a qualidade na gestão pública(2017) Lopes, Wesley VasconcelosO presente artigo aborda a temática da concessão e permissão da prestação de serviços na administração pública. Para tal, foi utilizada a pesquisa fundamentada em levantamento bibliográfico de autores da área de gestão administrativa e pública enfatizando o assunto relativo à administração sobre concessão de serviços públicos. Buscou-se também debater, face a esse contexto, as práticas de gestão, questionando o comprometimento dos gestores e a qualidade dos serviços praticados. Os resultados apontam a necessidade de que aos gestores públicos apresentem maior transparência e agilidade em suas atitudes, diminuindo ou evitando burocracias que resultem em morosidade nos serviços. Assim deve o gestor servir ao setor público com eficácia e manter a credibilidade das concessões quando adquiridas. Em conclusão o papel dos gestores nos processos de licitação, concessão e permissão da prestação de serviços devem satisfazer as necessidades daqueles que buscam pelo serviço e necessitam de atendimento.Artigo Científico Acesso aberto Gestão pública eficiente e o CEPESC (cartão de pagamentos do estado de Santa Catarina)(2017) Afonso, Gutemberg SallesO presente artigo tem como objetivo analisar se o Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina é uma ferramenta eficiente, transparente e de fácil controle social dos gastos do governo. Para atingir este objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória. Em relação à coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. O estudo teve foco no Manual de Procedimentos do Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina – MCPESC, que foi instituído pelo Decreto Estadual nº 1.949, de 19 de dezembro de 2013 e na Legislação Estadual e Federal que trata do regime de adiantamento. De maneira que o resultado do estudo ficasse mais perto da realidade, foi analisado o uso do Cartão de pagamento pela Secretaria de educação (SED) e pela Secretaria executiva de articulação nacional (SAN) durante o ano de 2016 e o primeiro semestre de 2017, essa parte do estudo foi primordial para que o modus operandi do cartão de pagamento fosse compreendido. Os resultados demonstraram o fortalecimento da transparência dos gastos por parte do Governo do Estado de Santa Catarina e uma maior agilidade nas compras de pequenos vultos por parte dos órgãos do governo estadual.Artigo Científico Acesso aberto Impactos da Instrução Normativa 5/MP/2017 na gestão e fiscalização dos contratos de serviço no Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul(2018) Carneiro, Andréia Regina MallmannEste artigo objetiva abordar e apontar os impactos da Instrução Normativa 5/2017 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, para a gestão e fiscalização dos contratos de serviços sob o regime de execução indireta. Para desenvolver o estudo realizou-se uma pesquisa aplicada qualitativa exploratória, e como método de coleta de dados utilizou-se análise bibliográfica e documental, consulta a arquivos, observação e conversas informais com gestores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação – Campus Veranópolis. A pesquisa inicia-se com a Administração Pública e Contratos Administrativos e na sequência dá-se ênfase as Instruções Normativas 2/2008 e 5/2017. Pode-se observar que com as mudanças trazidas pela Instrução Normativa 5/2017, nas fases do planejamento da contratação, da seleção de fornecedores e da gestão contratual e analisando-se os contratos 119/2016 e 56/2018 do Campus Veranópolis, identificou-se que os impactos estão ligados aos fatores: tempo, planejamento, responsabilidades e conhecimentos.Artigo Científico Acesso aberto A implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Superintendência do Patrimônio da União no Amazonas (SPU/AM): resultados práticos após o segundo ano de utilização(2017) Melo, Viviane Maria de Araujo Oliveira deO Sistema Eletrônico de Informações - SEI faz parte do processo de modernização da Administração Pública Federal e constitui uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema de informação. O presente estudo relata quais foram os resultados práticos observados na rotina dos trabalhos administrativos na Superintendência do Patrimônio da União no Amazonas – SPU/AM, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Governo Federal. O estudo foi realizado por meio de levantamento, atualização e análise de bibliografia especializada, referente ao tema de investigação, além de pesquisa realizada por meio de questionários distribuídos entre os servidores da SPU/AM com perguntas sobre a rotina administrativa diária após a implementação do SEI. Os resultados apontam que os principais ganhos foram a economia de tempo e de recursos públicos, visto a drástica redução de consumo do papel, a agilidade processual, a transparência e, em consequência, a busca por um crescimento da eficiência na instituição analisada.Artigo Científico Acesso aberto As mídias sociais como instrumento de controle social(2017) Santos, Izabel Lima dosThis paper analyzes the use of social media by the dwellers of Fortaleza, capital of the state of Ceará, as a tool for social control of Public Administration. The study that gave origin to this work has an exploratory character whose data were collected through an electronic questionnaire. Data analysis took place both quantitatively and qualitatively. The data allowed to draw a profile of the population and identify which media and practices are adopted by the dwellers, as well as which public organs are monitored with greater proximity. Finally, it is verified that the use of social media for social control of the Public Administration still occurs in an irregular and superficial way.Artigo Científico Acesso aberto O sistema eletrônico de informações como instrumento de eficiência e modernização administrativa(2018) Alves, Roberta Wilbert EmmelO presente artigo investiga como o Sistema Eletrônico de Informações pode melhorar o desempenho de uma organização pública. Inicialmente, traça uma breve caracterização sobre a implementação de tecnologias no serviço público e explica como o princípio da eficiência influenciou as mudanças tecnológicas na Administração Pública. A partir desses conceitos, caracteriza o Sistema Eletrônico de Informações como instrumento de melhoria na prestação dos serviços públicos e explica como essas melhorias refletem na satisfação do público usuário. A partir de dados oriundos de pesquisa realizada no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o estudo demonstra que o Sistema Eletrônico de Informações trouxe ganho de eficiência e redução no consumo de insumos. Em conclusão, ressalta a importância do uso de tecnologias na Administração Pública como forma de entregar um serviço de excelência ao cidadão.