Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Arquitetura e Urbanismo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Arquitetura e Marte : ensaio da vida no espaço desconhecido(2023-06-13) Costa, Kauã Felipe Martins da SilvaO ser humano começou sua jornada nômade a partir da revolução cognitiva há mais de 70 mil anos atrás e desde então conquistou lugares que nenhuma outra espécie conquistou. Agora se faz um próximo passo: nomadismo interplanetário. Uma nova corrida espacial se coloca a mesa e cresce a necessidade de se pensar ocupações humanas em lugares inóspitos à vida orgânica. Marte é um desafio extremo de ocupação humana onde tudo que existe não beneficia a vida humana sem tecnologia presente em 100% dos momentos. Mas historicamente movimentos arquitetônicos começaram a pensar situações em que se pode inspirar essas futuras ocupações: Archigram e Metabolismo. Esses movimentos impactaram diretamente a forma de se pensar o volume e técnicas deste trabalho. O uso de uma estrutura de espuma Weaire-Phelan permite um crescimento orgânico, metamorfo e flexível, além do dinamismo de uso que com gelo e ETFE formam uma barreira em conjunto para proteção populacional. O uso de vegetação, junto da tecnologia de materiais e técnicas construtivas, é chave para o sucesso da ocupação humana, onde pode-se criar índices de habitabilidade necessários à vida.Monografia Acesso aberto Centro Educacional Unificado Rudolf Steiner - CEU Grajaú(2023-07) Aparecido, Bruna CavalcanteUma arquitetura bem estudada pode influenciar diretamente nas emoções e no sentimento de pertencimento e acolhimento de um espaço, principalmente relacionado a crianças em um ambiente escolar, um lugar fundamental para o desenvolvimento delas. O projeto bem pensado e executado de uma escola faz com que as crianças se sintam parte do espaço e gostem de estar ali, fazendo do aprendizado mais interativo. Esse trabalho tem como objetivo projetar um Centro Educacional Unificado (CEU) de ensino fundamental com princípios da metodologia Waldorf, localizado no bairro do Grajaú, em São Paulo, sendo pensado para suprir a necessidade da região da carência de equipamentos educacionais que estimulem a criatividades das crianças. Também irá relacionar a falta de espaços interativos que há em escolas públicas infantis em São Paulo, e como deve ser mais investido para todas as crianças terem o direito de um espaço educacional convidativo e dinâmico. Para isso, foi estudado sobre arquitetura escolar, desenvolvimento infantil, escolas públicas e a metodologia Waldorf. Foi analisado o distrito do Grajaú através de mapas, até chegar no terreno escolhido. Foram pesquisados estudos de caso para a orientação e como referências para o projeto. Foram realizados estudos e análises de setorização e condicionantes do terreno para formular as primeiras diretrizes para o desenvolvimento do projeto. Por fim foi feito o projeto do Centro Educacional Unificado Rudolf Steiner (CEU Grajaú), nome dado por conta do criador da metodologia Waldorf, e por se localizar no bairro do Grajaú.Monografia Acesso aberto A escola e a cidade : pontes para a transformação(2023-07-19) Marimoto, Natalia Yumi PaceliEste trabalho tem como objetivo trazer a discussão sobre o cenário da educação brasileira em que predomina o ensino tradicional, bem como de repensá-la de forma integrada sob os pontos de vista pedagógico, arquitetônico e social. Para tanto, vislumbra-se a proposta de projeto arquitetônico escolar ao território de Guaianases, distrito localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, a fim de possibilitar o acesso à educação inovadora e inclusão da comunidade do bairro dormitório. Ela tem por finalidade trabalhar com a carência de ensino fundamental do bairro Jardim Lourdes, onde está a área de inserção do projeto. O primeiro capítulo abordará a discussão sobre a metodologia tradicional com o objetivo de entender qual cidadão ela está formando e discorre também se a cidade e a escola atuam em conjunto para a formação educacional do indivíduo, tal qual será apresentado a metodologia de José Pacheco, referência mundial de ensino inovador. No segundo capítulo serão analisados estudos de caso e projetos de referência que embasam o presente trabalho. O terceiro capítulo abordará o estudo do Distrito de Guaianases, sua formação e cenário analítico e apresenta a área de estudo. O quarto, e último capítulo, apresentará o projeto arquitetônico e sua relevância a população do entorno.