Nutrição
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Navegando Nutrição por Assunto "Carências nutricionais"
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Artigo Científico Acesso fechado Seletividade alimentar em crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno do espectro do autismo(2023-12) RALHADA, Alexandra; MARTINS, Caroline; SANTIAGO, Ingrid; NOBRE, RitaO transtorno do espectro autista (TEA) se caracteriza em síndromes neurodesenvolvimentais, em que há uma dificuldade nas interações sociais e presença de comportamentos repetitivos. Devido a isto, indivíduos com TEA podem apresentar sensibilidade sensorial o que pode gerar maior recusa no momento da alimentação e baixo repertório alimentar ocasionando a seletividade alimentar. O presente trabalho teve por objetivo analisar, por meio da revisão sistemática, a seletividade alimentar em crianças e adolescentes com TEA e a sua relação com carências nutricionais e sintomas gastrointestinais. A busca foi feita através das plataformas Pubmed, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo identificado o total de 128 artigos que após os critérios de inclusão e exclusão resultaram em 12 artigos selecionados para integrar a síntese da revisão. Foram encontrados dados que apontam que crianças com TEA possuem um comportamento alterado em relação a sua alimentação, apresentando sensibilidade sensorial a fatores como textura, cor, cheiro e temperatura dos alimentos, que pode levar a um quadro de seletividade alimentar, a qual pode causar prejuízos ao estado nutricional desses indivíduos, devido a sua relação com a carência de nutrientes na alimentação e sintomas gastrointestinais (diarreia, constipação, distensão abdominal e refluxo gastroesofágico). Para o acompanhamento dos fatores expostos é necessário o respeito das individualidades de cada indivíduo, com equipes multidisciplinares que envolvam nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos. Além disso, é importante a participação dos familiares e cuidadores, que podem contribuir para a criação de um ambiente alimentar positivo. A produção de novos estudos a respeito da temática é necessária, de modo a aprofundar o nível de compreensão de como os fatores aqui apresentados ocorrem e se integram, contribuindo assim para um acompanhamento mais eficaz das crianças e adolescentes com TEA.