Química - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Química - Licenciatura por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de química(2018) Barreiros, YuriA nanociência e nanotecnologia são o estudo e aplicação de coisas extremamente pequenas, que envolvem manipular e controlar átomos e moléculas individuais para criar novos materiais. É um campo multidisciplinar que engloba diferentes áreas da ciência, como química, biologia, física, ciência dos materiais e engenharia, entre outras. O campo emergente da nanociência e nanotecnologia está se tornando cada vez mais popular todos os dias. O seu progresso da ciência é muito importante para a economia e melhoria na qualidade de vida da sociedade e, portanto, a nanociência deve ser incluída como parte sólida do currículo educacional para incutir e despertar a curiosidade dos alunos em aprender sobre o que é e o que ocupará de forma mais dominante na sociedade. O grande desafio é como incorporar a nanociência e nanotecnologia nos currículos escolares já existentes, bem como a falta do conhecimento científico por parte dos professores. Diante disso, neste trabalho foi proposto sugestões de sequências didáticas fáceis de serem aplicadas, nas quais incluem tópicos relacionados à nanociência e nanotecnologia de forma contextualizada em conteúdos de química dentro dos currículos do ensino médio. Como forma de avaliar o papel das sequências didáticas, foi aplicado um questionário inicial antes da apresentação, e um final após a apresentação em uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola de rede pública localizada na cidade de Tubarão-SC. O objetivo dos questionários foi coletar dados para descrever de forma comparativa o desenvolvimento cognitivo antes e após a aplicação das sequências didáticas, bem como investigar o interesse dos estudantes sobre nanociência dentro do ensino médio. Os resultados da pesquisa mostraram uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, bem como o interesse pela área de nanociência e nanotecnologia, o que torna as sequências didáticas positivas para aplicação em determinados conteúdos de química.Monografia Acesso aberto O uso de ferramentas de produtividade na educação: aprendendo o dobro na metade do tempo(2017) Fagundes, Eduardo da SilveiraHigh school students live in an age where information comes in all its forms. The amount of content distributed between the various learning units, allied to all the impulse in which they are submitted through the internet, means that they do not have the capacity to organize all this knowledge, thus affecting their learning. As we live in a digital age, many tools, methods, and techniques of project and time management exist to help individuals organize themselves. Software developers, designers, advertisers, and many other professionals use those tools to get more productivity in their day by day. This research focuses on discovering the real influence of those tools on the organization and its possible assistance in the education of high school students. Through the description of Trello, a project management tool, GTD, a personal management method, and in Pomodoro, a technique to focus on productivity, we seek to improve both the organization and the efficiency of students. The methodology used in the research was classified as a phenomenological case study. Data were collected through closed questionnaires and direct observation. The questionnaires were applied in two classes of high school, one that had a lesson about the tools, and another that did not have, thus serving as control. The results show that the group that had access to the tools were more prone to personal organization, and from their studies, they can see the chemistry content in their daily life and agree that the tools can be used for a better organization of their studies and greater efficiency in time management. With this, it was possible to understand from the results that actually this type of digital tool can help in the organization and in a more efficient construction of knowledge.