Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Educação inclusiva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiais(2021-12-13) Rosario, Ortência Carvalho de Santana doEsta monografia tem o objetivo de abordar sobre o bullying com ênfase em suas ações para com os alunos com necessidades especiais, trazendo discussões as quais ajudem a compreender os tipos de violências vivenciadas por crianças e adolescentes, para que assim, não passem despercebidas pelos responsáveis, como: os pais, os colegas próximos e a comunidade escolar. O trabalho coloca também pontos-chave importantes para enriquecer e conhecer um pouco sobre a história da educação inclusiva, que ainda percorre uma longa jornada para alcançar o real conceito de inclusão. Nota-se que a cultura é um fator crucial para a compreensão dos assuntos apresentados, principalmente, por se tratar de questões que estão enraizadas nos sujeitos, levando-os a criarem padrões e decidirem o que se enquadra ou não. As discussões realizadas no decorrer do trabalho tiveram como engajamento para subsidiar o tema o filme extraordinário, que está relacionado com todos os tópicos aqui expostosMonografia Acesso aberto A importância da educação infantil para o desenvolvimento da criança(2021-12-13) Reis, Railda SantosO presente trabalho tem como objetivo principal: apresentar levantamentos teóricos que comprovem a importância da educação infantil para o processo de desenvolvimento da criança, levando em consideração também a relevância dessa temática para o contexto escolar e para o trabalho pedagógico do professor visando a valorização das práticas pedagógicas. Para tanto, foram consultados diversos autores que abordam a temática, com destaque para: Ramos (2004), Moreno (2007), Ferreira (1975) e entre outros que trarão contribuições expressivas e essenciais para a construção da discussão.