Pedagogia

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação e práticas inclusivas: a criança com Transtorno do Espectro Autista no centro do processo de aprendizagem
    (2021-12-14) Nascimento, Izaildes
    O presente trabalho surgiu do grupo de estudos intitulado GEPIEAGES (Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Educacional da AGES) e, a partir de uma análise bibliográfica objetiva discutir acerca da definição do transtorno, as técnicas de tratamento, e como aspecto principal, aportes metodológicos e inclusivos que contribuem no processo de aprendizagem da criança com TEA. Isso porque, as dificuldades encontradas pelo autista ao adentrar o âmbito educacional tem sido frustrante em decorrência a falta de formação dos profissionais e recursos para uma verdadeira inclusão. Neste viés, a primeira seção explica de maneira sintetizada o que é o autismo e seus sinais, e finaliza abordando alguns tratamentos existentes que contribuem para diminuir a gravidade, já que ainda não há cura para ele. A segunda aborda o princípio do pensar inclusivo e sua relação com a inclusão do sujeito com TEA, sendo de grande relevância para adotar medidas cabíveis para realização descrito na terceira seção, aportes metodológicos para que o direito de aprendizagem não seja negligenciado. Assim, este trabalho é indicado para docentes, gestores, pais, e todos que desejam conhecer o autismo e como trabalhar para que a criança autista tenha o mesmo direito de aprendizagem que as crianças ditas “normais”. Evidenciou-se que as metodologias ativas contribuem significativamente para este objetivo, visto que dar possibilidades de trabalhar a autonomia da criança. Como também o trabalho coletivo entre escola, pais e terapeutas em prol de proporcionar uma vida social mais próxima do normal. Quanto mais precoce, maiores as chances disso acontecer.
  • Monografia Acesso aberto
    Ensino remoto e as dificuldades enfrentadas na pandemia da covid-19
    (2021-12-14) Fraga, Josefa Elaine Souza
    O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância do ensino remoto, abordando as dificuldades enfrentadas na pandemia da covid-19, um assunto muito tratado e pertinente diante da pandemia que eclodiu no ano de dois mil e vinte. O interesse por essa temática surgiu na reta final do curso de licenciatura em pedagogia, o ensino remoto despertou curiosidade, visto que os alunos da atualidade estão passando pelo processo de aulas remotas. Diante do supracitado, esse trabalho almeja evidenciar os desafios do ensino remoto, entendendo as aulas online como cruciais para o processo de ensino e aprendizagem dos discentes. As aulas remotas surgiram para que os estudantes pudessem prosseguir com seus estudos, buscando não ser interrompido o processo de ensino, porém elas têm os seus pontos positivos e negativos os quais serão discutidos. A pesquisa caracteriza-se por ser bibliográfica, sendo utilizados artigos que dão suporte para a temática em questão. O ensino remoto acontece a partir de aparelhos tecnológicos, os quais visam dar suporte para que os alunos possam ter o prosseguimento das suas aulas, principalmente, no processo de pandemia atual, objetivando que os discentes não sejam prejudicados no quesito do ensino e aprendizagem.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância da educação infantil para o desenvolvimento da criança
    (2021-12-13) Reis, Railda Santos
    O presente trabalho tem como objetivo principal: apresentar levantamentos teóricos que comprovem a importância da educação infantil para o processo de desenvolvimento da criança, levando em consideração também a relevância dessa temática para o contexto escolar e para o trabalho pedagógico do professor visando a valorização das práticas pedagógicas. Para tanto, foram consultados diversos autores que abordam a temática, com destaque para: Ramos (2004), Moreno (2007), Ferreira (1975) e entre outros que trarão contribuições expressivas e essenciais para a construção da discussão.
  • Monografia Acesso aberto
    O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiais
    (2021-12-13) Rosario, Ortência Carvalho de Santana do
    Esta monografia tem o objetivo de abordar sobre o bullying com ênfase em suas ações para com os alunos com necessidades especiais, trazendo discussões as quais ajudem a compreender os tipos de violências vivenciadas por crianças e adolescentes, para que assim, não passem despercebidas pelos responsáveis, como: os pais, os colegas próximos e a comunidade escolar. O trabalho coloca também pontos-chave importantes para enriquecer e conhecer um pouco sobre a história da educação inclusiva, que ainda percorre uma longa jornada para alcançar o real conceito de inclusão. Nota-se que a cultura é um fator crucial para a compreensão dos assuntos apresentados, principalmente, por se tratar de questões que estão enraizadas nos sujeitos, levando-os a criarem padrões e decidirem o que se enquadra ou não. As discussões realizadas no decorrer do trabalho tiveram como engajamento para subsidiar o tema o filme extraordinário, que está relacionado com todos os tópicos aqui expostos
  • Monografia Acesso aberto
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individual
    (2021) Santos, Glenda Airan Bispo dos
    Desde muito tempo ouve-se falar em crianças com necessidades especiais, sendo que esse assunto era tratado, majoritariamente, de forma banal, e essas crianças não tinham acesso às escolas e muito menos ao meio social, pois eram vistas como pessoas inúteis, desprovidas de sabedoria. Os anos foram passando e as instituições de ensino começaram a problematizar esse preconceito, fomentando a inclusão dessas pessoas em seus ambientes educativos. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), pode-se afirmar que a educação é direito e dever de todo ser humano, incluindo, assim, as crianças com necessidades especiais, e nesse momento surge os desafios da inclusão, a qual é o assunto discutido nesse trabalho monográfico, pois o número de crianças com necessidades educacionais especiais vem aumentando, exigindo, assim dos ambientes escolares condições adequadas para recebê-las. Por isso, a pesquisa discorre sobre a inclusão e os desafios enfrentados pela comunidade escolar para efetivá-la nos dias atuais. Dado o exposto, entende-se que as contribuições do presente trabalho trazem uma reflexão acerca da importância do planejamento individual para elaboração de metodologias e práticas, que levem a interação das crianças com as deficiências na sala regular, com o intuito de garantir uma educação de qualidade para todos, trabalhando, assim, uma gama de valores, incluindo o respeito e a diferença.
  • Monografia Acesso aberto
    Tecnologia digital como instrumento de ensino: construção de aprendizagem da criança na alfabetização
    (2021) Amâncio, Antônia Tamires Souza
    A presente pesquisa aborda sobre a relevância das tecnologias digitais como um recurso auxiliador no processo de alfabetização e letramento, contribuindo com a análise da execução da ferramenta na prática docente, indicando algumas pontuações observadas no aplicativo tecnológico GraphoGame, como também na prática do professor e a sua abordagem no aprendizado dos alunos. Dessa forma, no decorrer da pesquisa foram abordados aspectos relacionados à prática educativa e ao cenário educacional, com destaque para a visualização de um repensar pedagógico, objetivando, a presença das tecnologias digitais como auxiliadoras no processo educativo. Propõe-se como objetivo geral: discutir a inserção tecnológica na educação e as possibilidades de ferramentas para a expansão do conhecimento da criança. Para tanto, foram pensados alguns objetivos específicos que colaboram para a efetivação desta proposta no trabalho docente, pois antes de tudo é necessário: analisar como as novas tecnologias podem contribuir para a aprendizagem do aluno; discutir como é a relação entre o aluno e as novas tecnologias; conhecer como acontecem as mudanças de compreensão nas relações de aprendizagem com a presença dos novos recursos tecnológicos e pesquisar de que forma as novas tecnologias auxiliam os docentes em sala de aula para a expansão do conhecimento no processo da alfabetização.