Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Ambientes de ensino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso embargado Escola de Educação Infantil Montessori(2022-06-21) Viana, Larissa IsabelA arquitetura possui a função de conectar os usuários ao ambiente. O espaço físico escolar é o local que auxilia no processo de desenvolvimento de ensino e aprendizado das crianças. Dado isso, será abordada a metodologia desenvolvida por Maria Montessori, que teve início no século XX, sua pedagogia defende a importância da autoeducação, permitindo que a criança se desenvolva conforme o seu próprio ritmo, num ambiente preparado que atenda suas necessidades, o oposto da pedagogia tradicional. O arquiteto deve então compreender qual o papel da arquitetura para o aprendizado. Portanto, a presente monografia tem a função de criar diretrizes para desenvolver uma base teórica e projeto arquitetônico de uma instituição de educação infantil na cidade de Joinville. A metodologia utilizada para desenvolver os objetivos específicos, contará com a análise de dados da região, um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, para compreender o método Montessori e o reflexo no ambiente escolar. Serão realizados estudos de caso que auxiliaram no desenvolvimento da presente monografia e diretrizes para o projeto arquitetônico.