Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 50
  • Monografia Acesso aberto
    Centro educativo para contraturno escolar com abordagem em neuroarquitetura
    (2023-12) MANOEL, Amanda Carolyne
    Este trabalho de conclusão de curso propõe uma análise da aplicação da neuroarquitetura no contexto do contraturno escolar, buscando compreender como a concepção e organização dos espaços podem influenciar o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças durante atividades extracurriculares. A pesquisa aborda a interseção entre arquitetura e neurociência, destacando a importância de ambientes adequados para estimular o aprendizado e o bem-estar. Ao longo de seis pranchas, são abordadas diretrizes para a concepção de espaços neuroarquitetônicos no contraturno escolar. A análise considera fatores como iluminação, ventilação, cores, layout e materiais, buscando otimizar o ambiente para promover a concentração, criatividade e interação social. O estudo destaca a relevância da neuroarquitetura na criação de ambientes educacionais mais eficientes e saudáveis, destacando a necessidade de uma abordagem integrada entre profissionais de arquitetura, educação e neurociência. Espera-se que este trabalho contribua para a melhoria do design de espaços escolares, proporcionando benefícios significativos para o desenvolvimento integral das crianças no contraturno escolar.
  • Monografia Acesso aberto
    Edifício corporativo Hasla - Jaraguá do Sul.
    (2023-12) DA COSTA, Ana Luiza Sulz
    O mundo está sempre em constante evolução. Um prédio corporativo tecnológico e sustentável é uma edificação que utiliza tecnologias inovadoras e práticas sustentáveis para minimizar o impacto ambiental e maximizar a eficiência e conforto para os usuários. Esses edifícios podem contar com diversos recursos avançados para a economia de energia e água, como painéis solares, sistemas de reutilização de água, ventilação natural, além de equipamentos inteligentes que monitoram o consumo e otimizam a gestão. Além disso, o prédio deve ser projetado para ser funcional e ergonômico, proporcionando bem-estar aos ocupantes e adaptado para o uso de tecnologias como mobilidade urbana e trabalho remoto. A construção de prédios corporativos tecnológicos e sustentáveis é uma tendência crescente no setor imobiliário, visando fomentar a economia de recursos e diminuir os impactos negativos causados pelo consumo excessivo de energia e recursos naturais. Com base nisso este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de anteprojeto de um prédio corporativo moderno e sustentável para a cidade de Jaraguá do Sul - Santa Catarina.
  • Monografia Acesso aberto
    Delegacia especializade de atendimento à mulher (DEAM’s) Jaraguá do Sul - SC
    (2023-12) SILVA, Amanda Ribeiro da
    A violência contra a mulher é um problema que está enraizado na sociedade e que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Manifestando-se de diversas formas, como violência física, sexual, psicológica ou econômica, geralmente perpetrada por um parceiro íntimo. Essa violência pode ter consequências graves, como lesões físicas, transtornos mentais, problemas de saúde reprodutiva e até a morte. Para combater esse problema, foram criadas delegacias especializadas em atender mulheres vítimas de violência, com o objetivo de fornecer um ambiente seguro e acolhedor, oferecer assistência jurídica e psicológica, e trabalhar em conjunto com outras agências governamentais e organizações da sociedade civil para prevenir e combater a violência contra a mulher. No entanto, em Jaraguá do Sul, a delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) possui algumas limitações em sua estrutura e atendimento, uma vez que não é de uso exclusivo para mulheres. Por essa razão, o objetivo deste trabalho é elaborar um anteprojeto arquitetônico para a construção de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Jaraguá do Sul - SC, a partir de pesquisa bibliográfica, investigação sobre a contextualização do território e levantamento de informações sobre as condicionantes de projeto, além de análise de projetos análogos para fundamentar o processo de elaboração do anteprojeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Parque urbano e turismo: valorização da chancela da paisagem no Rio da Luz, Jaraguá do Sul, SC.
    (2023-12) RAHN, Emily Isabelle
    Colonizado principalmente por imigrantes alemães entre os séculos XIX e XX, o Conjunto Rural do Rio da Luz situado em Jaraguá do Sul-SC destaca-se por manter viva em sua paisagem traços e características que refletem a herança cultural e histórica dos primeiros imigrantes. Tombado pelo IPHAN em 2007, o bairro também é reconhecido pela chancela da Paisagem Cultural Brasileira e integra os Roteiros Nacionais de Imigração. Diante destas observações, considerando a significativa importância do bairro e seu notável potencial turístico, este estudo aborda a relação entre patrimônio e turismo. A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, requisito parcial de um Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo tem como propósito a elaboração de um parque que promova a valorização do patrimônio histórico do Conjunto Rural do Rio da Luz. A cidade, apesar de já contemplar de três parques, que totalizam 1.630.000 m² de áreas livres públicas voltadas ao lazer, turismo e atividades físicas, nenhum destes possui o enfoque na preservação do patrimônio da paisagem cultural. Para se assim alcançar os objetivos, foram realizadas pesquisas bibliográficas para o lastro teórico, estudo e contextualização do entorno do terreno da proposta, busca por boas práticas projetuais na área que relacionam turismo, patrimônio e parque urbano e por fim realizar uma análise mais aprofundada para compreender o Conjunto Rural do Rio da Luz e suas características. Por fim, foram criados o conceito, o programa de necessidades e o lançamento do partido geral do projeto, materializado na implantação justificada e outras peças projetuais, apresentadas ao final desta monografia.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro comercial e praça pública com aplicação de neuroarquitetura.
    (2023-12) MEIER, Daniela
    O município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, apresenta um constante crescimento econômico e populacional, já é possível notar o surgimento de grandes áreas comerciais fora do centro da cidade, um exemplo disso é o bairro Barra do Rio Cerro, onde é possível notar o surgimento de novos comércios e até novos loteamentos residenciais. O presente trabalho fundamenta uma proposta de anteprojeto de um centro comercial com praça pública no bairro Barra do Rio Cerro, aplicando conceitos de neuroarquitetura e ressaltando a importância do lazer urbano através de conceitos de neurourbanismo. A aplicação da neurociência à arquitetura e ao urbanismo possibilita entender de que forma o ambiente físico afeta o comportamento humano, ressaltando a importância do contato com a natureza, que pode ser trazida para as edificações através do design biofílico. O objetivo deste trabalho é, através de um referencial teórico, compreender como a cidade e as edificações afetam as emoções e comportamentos humanos, principalmente em um cenário pós pandemia, analisar as condicionantes do local onde o anteprojeto será elaborado e por fim, analisar obras análogas fundamentando a elaboração da proposta de anteprojeto do centro comercial com praça pública em Jaraguá do Sul.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de esporte e lazer.
    (2023-12) CASAROTTO, Jenifer Cristina
    O objetivo principal desta pesquisa é fornecer ao bairro Nereu Ramos em Jaraguá do Sul um espaço adequado para a prática de esportes não convencionais. É essencial garantir uma estrutura segura e apropriada para que a comunidade local possa se exercitar e se divertir por meio dessas atividades físicas, que muitas vezes são subestimadas. Desta forma, o projeto visa responder às demandas específicas desta região, que requer um espaço de lazer exclusivo para a realização desses esportes alternativos. Adicionalmente, o objetivo é promover modalidades como skate, basquete 3x3, danças urbanas e arte em grafite, que são expressões culturais importantes e estão cada vez mais em evidência no mundo, inclusive nos Jogos Olímpicos. O propósito deste trabalho é desenvolver um projeto de arquitetura para um Centro de Esporte e Lazer em Jaraguá do Sul, utilizando como base uma pesquisa bibliográfica sobre a região e suas peculiaridades, a fim de identificar as necessidades e particularidades do projeto. Serão analisados projetos similares que possuem características semelhantes ao que se pretende reproduzir, com o objetivo de buscar a excelência no projeto. O Centro de Esporte e Lazer será um espaço que integra e entretém, valorizando a cultura e promovendo o convívio social entre pessoas de diferentes idades e perfis.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de anteprojeto de unidade básica de saúde para pessoas com transtorno do espectro autista em Jaraguá do Sul – SC.
    (2023-12) SILVA, Marielly
    O número de diagnósticos de autismo nos últimos anos no Brasil vem crescendo de forma acentuda o que resulta numa crescente necessidade de espaços dedicados com tratamento e atendimento especializado para a atender as necessidades e auxiliar no desenvolvimento destas pessoas. Há um reconhecimento progressivo da importância da arquitetura para criar espaços adequados para pessoas com autismo, dessa maneira, esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de anteprojeto arquitetônico para uma Unidade Básica de Saúde para pessoas com transtorno do espectro autista, explorando alguns conceitos que possam contribuir para criação de espaços com uma arquitetura adequada para atender a esses indivíduos,seus familiares e cuidadores
  • Monografia Acesso aberto
    Abrigo institucional em Jaraguá do Sul - SC.
    (2023-12) RIBEIRO, Julia Bittencourt
    O aumento da porcentagem de crianças vivendo em lares abaixo da linha da pobreza no Brasil em 2021 teve um aumento significativo, indicando um cenário de extrema pobreza e vulnerabilidade social. Mesmo existindo diversas leis garantindo os direitos de crianças e adolescentes, ainda assim, muitos desses direitos são violados. Isso acontece principalmente quando esses indivíduos são abandonados pelos pais ou se tornam órfãos devido a eventos trágicos. Essa situação cria uma necessidade constante de medidas que garantam o bem-estar dessas crianças e adolescentes, sendo uma delas o acolhimento institucional. Infelizmente, os locais que oferecem esse tipo de abrigo não são construídos especificamente para esse fim e, portanto, não fornecem as condições habitacionais adequadas para esses indivíduos em situações tão vulneráveis. Considerando a falta de recursos e negligência, faz-se necessário criar um Abrigo Institucional em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, voltado para uma parcela vulnerável da população, proporcionando conforto, segurança, bem-estar e assistência social, além de serviços educacionais para a promoção da inclusão social. Para comprovar a necessidade e validade do problema enfrentado, será realizada uma pesquisa bibliográfica em livros e acervos digitais. Também serão estudados casos diretos e indiretos por meio de buscas na internet, além de análises de obras semelhantes para aprimorar a estruturação do estudo preliminar. Este caderno tem como objetivo fornecer um referencial teórico sobre o tema, avaliar as limitações do terreno selecionado, analisar casos e obras semelhantes e apresentar um estudo preliminar de projeto arquitetônico de um Abrigo Institucional em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de anteprojeto do AME - ambulatório médico de especialidades de Jaraguá do Sul - SC.
    (2023-12) MACHADO, Gabriele Volz
    Atualmente percebe-se na área da saúde o aumento no número de atendimentos emergenciais, consequentemente eleva-se o quantitativo de pacientes em tratamentos prolongados especialmente pós-traumáticos e cirúrgicos. Esta proposta visa a implantação de um AME (ambulatório médico de especialidades) em anexo ao Hospital São José de Jaraguá do Sul, sendo considerado crucial para o acompanhamento de tratamento para pacientes oriundos da emergência e como porta de entrada para novos pacientes provenientes das unidades básicas de saúde com intuito cirúrgico. Entretanto, a falta de estrutura para o número atual de atendimentos e visando aumentar o mesmo torna-se importante desenvolver recursos e um espaço adequado para os atendimentos a serem desenvolvidos no local trazendo saúde, qualidade de vida, excelência e acessibilidade para a cidade de Jaraguá do Sul e região que referência o município para atendimentos. As principais conclusões apontam para ausência de espaços com estrutura apropriada. Com o objetivo à oferta de instalações para atendimentos ambulatoriais, a obra visa conceber espaços para atendimentos ambulatoriais completos. Os estudos técnicos, as pesquisas em bibliografias diversas e as análises de referências projetuais serviram como embasamento para a metodologia teórica. Tendo como base também as normativas pelo Ministério da Saúde, foram feitas visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área da saúde afim de melhor atender as necessidades da população em geral. A análise físico-funcional e o levantamento fotográfico do local escolhido para implantação da proposta fecham o estudo preliminar do projeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Museu interativo étnico.
    (2023-12) ANDRÉ, Tuany Cristiny
    Com um crescimento significativo e sendo uma referência na região na área industrial, Jaraguá do Sul sempre teve um foco na economia da cidade por meio das indústrias e para seus moradores, o foco principal é no trabalho. Porém se faz necessário em uma cidade a busca pela cultura e lazer, melhorando a qualidade de vida da população. Hoje essa busca por lazer esta mais voltada para parques e quando relacionado a cultura, ela se mostra atraves de eventos. Para que os moradores e visitantes possam ter uma ideia diferente de lazer que gere conhecimento, a criação de um museu vem como proposta para este projeto, sendo que este museu será inovador, sendo interativo e exploratório. Esse projeto irá se basear em pesquisas bibliográficas, levando em consideração as condicionantes do terreno proposto e fazendo o uso de obras análogas como referenciais para a elaboração do projeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de anteprojeto de restaurante típico da cultura alemã para Jaragua do Sul - SC.
    (2023-12) DIAS, Denise da Silva
    A região de Jaraguá do Sul recebeu a influência de distintos grupos étnicos em sua colonização, destacando-se principalmente os imigrantes alemães, italianos, húngaros e poloneses. Atualmente, muitas famílias que são descendentes dos primeiros colonizadores preservam a rica cultura local por meio de práticas como músicas, trajes típicos e festividades. Além disso, as tradicionais receitas familiares, como o Strudel e outros pratos, são cuidadosamente transmitidas de geração em geração, mantendo viva a herança cultural desses povos. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, com o propósito de orientar o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de um restaurante com gastronomia típica na cidade de Jaraguá do Sul, localizada no estado de Santa Catarina. Além disso, este trabalho buscou imergir na história da região por meio de sabores e tradições. Para alcançar esses objetivos, foram realizadas análises e inter-relações entre os idealizadores do estudo, a contribuição de autores renomados para o contexto do estudo, pesquisas sociais e uma pesquisa externa com fins interpretativos. Como resultado, foram definidos os passos necessários para iniciar o projeto, a arquitetura germânica tradicional que será o foco do presente trabalho. Observa-se que este estudo se mostra viável, tanto pelos números apresentados quanto pela tendência de mercado, o que pode transformá-lo em um negócio de sucesso.
  • Monografia Acesso aberto
    Lá eu não vou: a insegurança urbana e a percepção feminina do espaço.
    (2023-12) SILVA, Marcelly Lobão
    Se todos temos o direito de diariamente construirmos a cidade, por meio da vivência do nosso cotidiano também temos o direito de usá-la, ocupá-la e desfrutar de seus espaços públicos. Entende-se que ocupar e se apropriar dos espaços da cidade - que não é neutro - ocorrem de forma diferente entre gêneros, idades e grupos sociais, e por isso deve existir o debate em relação à perspectiva de gênero. Questões ligadas a mobilidade urbana vem sendo muito discutidas, mas somente nos últimos anos foi trazido a tona as diferenças por gênero na forma de se locomover e realizar o seus trajetos diários. Mulheres em sua maioria são responsáveis por realizar a denominada "mobilidade do cuidado", nomeado assim por Madariaga (2013), que nos faz pensar sobre como o planejamento e a mobilidade urbana, que prioriza o trajeto de carros e linhas de ônibus em horários de pico, prejudicam os trajetos diários realizados por uma ampla parte dos usuários. Pessoas que usufruem deste tipo de mobilidade (mulheres, idosos, pessoas com deficiência e pessoas de baixa renda), realizam mais trajetos andando ou utilizando do transporte público, ou até mesmo de bicicleta. Há falta de segurança e de acesso por meio destes meios de locomoção no seu bairro, fazendo com que estas pessoas não utilizem dos espaços urbanos ou, se até o fazem, há uma sensação de insegurança. Com o crescimento exponencial das cidades, as ruas e os espaços públicos, localizados principalmente na área central da cidade de Joinville/SC, não vem sendo utilizados principalmente no período noturno, onde as ruas ficam praticamente sem vida, tornando-se um risco sair para uma caminhada até o mirante, por exemplo. Para a realização de uma revitalização urbana, praticamente uma “acupuntura urbana” foi escolhido com base nas pesquisas 3 trechos que apresentam, diversos aspectos que nos ligam a uma percepção de insegurança, são eles: Praça Lauro Muller, Praça Nereu Ramos e Av Hermann August Lepper. Esta monografia que faz parte dos requisitos para conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo definir diretrizes arquitetônicas e urbanísticas para o planejamento urbano de Joinville, com base em conceitos utilizados em programas de gênero existentes e na percepção feminina. Neste documento consta uma base teórica com informações de grandes autores e referenciais projetuais que irá ser a orientação para o anteprojeto que será desenvolvido no semestre consecutivo a este. Ao finalizar este anteprojeto, e verificar que este assunto tão teórico se tornou palpável e material somos capazes de não dizer mais “lá eu não vou” mas sim dizer, “já estou aqui, e pertenço a todos os lugares da cidade”.
  • Monografia Acesso aberto
    A carência por lazer esportivo: a proposta de um parque de bairro poliesportivo no bairro Paranaguamirim.
    (2023-12) SALVALAGGIO, Gabriele Regina
    Sendo direito fundamental de todo ser humano, a prática da educação física, atividade física e esporte devem ser garantidos com qualidade, auxiliando no desenvolvimento do estilo de vida, além de aprimorar quesitos físicos, psicológicos e sociais. Mesmo que grande parte da população ainda não tenha o hábito de praticar exercícios físicos, após a reclusão advinda do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19), percebeu-se o apreço da população pelas práticas esportivas e o aumento das atividades físicas regulares. Apesar disso, percebe-se a baixa quantidade de espaços livres adequados próximos à população para a realização destas práticas esportivas, onde ainda aqueles lugares que existem, não tem qualidade e nem estrutura para receber os usuários. Os parques urbanos surgiram como um lugar de trocas, e destinam-se à permanência e usufruto da vida urbana pela população, incentivando o lazer esportivo e cultural daqueles que têm o parque como única opção. Dentro deste contexto, esta monografia é parte dos requisitos para a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo. Objetiva-se em apoiar a criação de conceitos, diretrizes e requisitos projetuais para o lançamento da proposta de um parque de bairro poliesportivo, no bairro Paranaguamirim, em Joinville, Santa Catarina. Este documento baseou-se na busca pela problemática relacionada à prática esportiva, a caracterização do local ideal para as práticas do esporte e a seleção do lugar para a implantação da proposta, fundamentando-se em embasamento teórico, através de pesquisa bibliográfica sobre o tema, e estudo de correlatos análogos. Os resultados obtidos no desenvolvimento do trabalho foram: aproximação arquitetônica quanto à implantação do parque; encontro de soluções materiais e paisagísticas; elaboração de projeto até o nível de anteprojeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro gastronômico e cultural
    (2023-12) MAESTRI, Nathane Andressa
    A gastronomia faz parte da vida das pessoas desde os tempos antigos onde hoje, a sociedade sente necessidade de se alimentar e não, apenas envolvendo o ato de comer, mas de experimentar novas culturas através da gastronomia. Com o crescimento cada vez mais amplo e o interesse de um número cada vez maior de indivíduos, cresce a necessidade de centros gastronômicos que tragam um ambiente agradável, podendo explorar novos sabores e sensações. Portanto, a pesquisa tem como objetivo apresentar a proposta de projeto arquitetônico de um Centro Gastronômico e Cultural em Jaraguá do Sul, onde a partir de pesquisa bibliográfica, investigar sobre a contextualização do território afim de levantar informações sobre as condicionantes de projeto.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro de acolhimento e tratamento de animais em situação de abandono maus tratos e oriundos de rua: uma sede para ong da Frada
    (2023-12) ZIMMERMANN, Emanoely Cristina Silva
    A ONG FRADA é uma instituição que se dedica ao acolhimento, cuidado e bem-estar de animais que estão em situação de abandono, maus-tratos, perdidos ou que precisam de um lar temporário, situado na cidade de Joinville/SC. Atualmente não possui uma Sede própria, mas tem como prioridade oferecer proteção e assistência a esses animais, garantindo cuidados adequados, alimentação, abrigo, cuidados veterinários e, quando possível, buscar a adoção responsável para um lar permanente através de divulgações e apelos pelas redes sociais. Os abrigos desempenham um papel crucial na proteção e no cuidado animal, ajudando a reduzir o número de animais em situação de rua, prevenindo o abandono e promovendo a conscientização sobre a importância da adoção responsável. Além disso, os abrigos atuam como um recurso para a comunidade, fornecendo orientações, educação e apoio para pessoas que desejam adotar um animal de estimação. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo central desenvolver diretrizes para um anteprojeto de um centro de acolhimento e tratamento de animais em situação de abandono, maus tratos e oriundos de rua: uma Sede para ONG da FRADA. Com base em pesquisas bibliográficas abrangentes, estruturadas nos pilares de pessoa, lugar e construção, e complementadas por análises de estudos correlatos e da cidade, foi possível identificar o local mais apropriado para a implantação do anteprojeto, bem como estabelecer diretrizes projetuais fundamentais. Essa abordagem metodológica estruturada permitiu uma compreensão abrangente do contexto e das necessidades, garantindo um embasamento para o desenvolvimento do projeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Novo museu do sambaqui: uma nova perspectiva para o museu arqueológico de Joinville
    (2023-12) MERKLE, David
    O projeto procura resolver uma grande questão: Como habitar o meio de modo equilibrado onde o ambiente construído se relaciona de modo harmonioso com o natural ? Para isso, o projeto busca trabalhar a implantação do museu arqueológico de Joinville em uma nova localização, de modo a se posicionar como bom exemplo da proposta. A solução conta então com a proximidade à um sambaqui, objeto de estudo do museu, e de uma praça, promovendo também o uso de um espaço urbano subutilizado.
  • Monografia Acesso aberto
    Parque temático infantil: a importância do lazer infantil nas cidades
    (2023-12) SANTOS, Pablina dos
    O lazer através de brincadeiras, leituras, passeio e música traz benefícios em relação à saúde e desenvolvimento infantil, contribuindo positivamente para suas questões: sociais, intelectuais, cognitivas e físicas, contribuindo com o senso de cidadania, sensação de pertencimento e interações socioemocionais. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo geral traçar diretrizes para o desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico para um parque temático voltado para a recreação infantil e que possa atender a outras demandas sociais de cidadania através de espaços lúdicos, na cidade de Joinville – SC, com o intuito de, através de fundamentações teóricas de especialistas no assunto, propor uma nova maneira de qualificar os parques com foco no público infantil crianças. A pesquisa será desenvolvida através de pesquisas bibliográficas estruturadas em três pilares: pessoa, lugar e construção, combinando análises por meio de estudos de correlatos, questionários e análises de território, foi possível identificar o local mais adequado para a inserção do anteprojeto, tendo como resultado as diretrizes projetuais.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta arquitetônica de centro educacional infantil baseado na pedagogia montessori
    (2023-12) WALTER, Julia Holderegger
    Proposta de escola de ensino infantil baseado na pedagogia Montessori
  • Monografia Acesso aberto
    Coworking: a neuroarquitetura em espaços colaborativos de trabalho.
    (2023-12) LIZ, Tiago
    Os espaços de trabalho nem sempre são pensados na qualidade de vida de seus trabalhadores e é fato que a maioria das empresas não possuem conhecimento de como sua arquitetura pode impactar diretamente na saúde física e mental de seus colaboradores. A partir disso, gerar espaços de trabalhos mais humanizados e que contribuem no desempenho profissional e qualidade de vida de seus usuários é de suma importância. Desta forma, o presente estudo busca como objetivo principal traçar diretrizes projetuais para a elaboração de um anteprojeto arquitetônico para um coworking na cidade de Araquari, Santa Catarina, utilizando como auxílio os princípios da neuroarquitetura. Por fim, a presente monografia foi desenvolvida através de pesquisas bibliográficas e embasamento teórico acerca de três pilares: pessoa, lugar e construção, que nortearam as decisões para a implantação do projeto com o estudo do local e seu entorno, trazendo como resultados as diretrizes projetuais.
  • Monografia Acesso fechado
    Espaço urbano para todos: uma praça para humanos e cachorros
    (2023-06-21) Buzzi, Gabriele Cristine
    A vida coletiva nos espaços públicos é o que traz vida para a cidade. Se uma cidade não possui pessoas a utilizando e caminhando, ela se torna sem vida. Com o crescimento sendo cada vez mais vertical, cresce a necessidade de espaços urbanos que tragam um respiro para cidade além de proporcionar um espaço externo de lazer, estar e contato com a natureza que falta nessas edificações. Essa falta de espaço afeta também a qualidade de vida dos animais que vivem nesses ambientes, pois passam o dia inteiro em locais que não podem correr e se exercitar, o que afeta a saúde física e mental dos mesmos. Assim, seus donos precisam de ambientes externos para suprir essas atividades e com espaços como praças e parques integrando e provendo o lazer e estar humano ao canino se tornam necessários.