Fisioterapia
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Navegando Fisioterapia por Assunto "Desenvolvimento motor."
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Artigo Científico Acesso aberto Intervenção fisioterapêutica nas habilidades motoras em criançãs com transtorno do espectro autista.(0024-06) GONTIJO, Marcielle Firmino Gontijo; GONTIJO, Marcielle Firmino Gontijo; GUIMARÃES, Gabriel Vasconcelos GuimarãesINTRODUÇÃO: Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta as habilidades motoras, a interação social, o comportamento e a comunicação. O desenvolvimento das habilidades motoras é essencial para desempenho cognitivo, demonstrando a relação entre as habilidades motoras (fina e grossa), desenvolvimento global, equilíbrio, e funcionalidade. O fisioterapeuta, como profissional do movimento, se mostra fundamental no desenvolvimento motor da criança, contribuindo para a independência funcional nas atividades a serem realizadas. OBJETIVO: Realizar um levantamento acerca dos recursos da fisioterapia que são utilizados nas disfunções das habilidades motoras em crianças com TEA. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão da literatura cuja a pergunta de pesquisa foi: “Quais os recursos fisioterapêuticos utilizados no tratamento das habilidades motoras em crianças de 1 a 13 anos diagnosticadas com TEA?”. A busca foi realizada nas bases Pubmed, Scielo e Pedro com estudos publicados nos últimos 10 anos e, realizados com crianças de 1 a 13 anos de idade. RESULTADOS: Foram identificados 22 artigos dos quais 5 foram incluídos. Os recursos utilizados foram Yoga, treino Spark, treino de habilidades motoras, exercícios de tênis de mesa. CONCLUSÃO: Conclui-se que as crianças que participaram de atividades como Yoga, treinamento SPARK e intervenção Habilidades motoras fundamentais (FMS) apresentaram melhorias em suas habilidades motoras e sociais. Yoga melhorou a imitação e habilidades motoras grossas, SPARK aprimorou equilíbrio e coordenação bilateral, e tênis de mesa resultou em aumento na proficiência das habilidades motoras e função executiva. Os recursos fisioterapêuticos são fundamentais para auxiliar no desenvolvimento e na independência das crianças com TEA, possibilitando uma melhora na qualidade de vida e interação social.Artigo Científico Acesso aberto Intervenções Fisioterapêutico na Incontinência Urinaria Pós- Menopausa: Revisão de literatura(0024-06) Gontijo, Marcielle Firmino Gontijo; Gontijo, Natielle Firmino Gontijo; GUIMARÃES, Gabriel Vasconcelos GuimarãesINTRODUÇÃO: Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta as habilidades motoras, a interação social, o comportamento e a comunicação. O desenvolvimento das habilidades motoras é essencial para desempenho cognitivo, demonstrando a relação entre as habilidades motoras (fina e grossa), desenvolvimento global, equilíbrio, e funcionalidade. O fisioterapeuta, como profissional do movimento, se mostra fundamental no desenvolvimento motor da criança, contribuindo para a independência funcional nas atividades a serem realizadas. OBJETIVO: Realizar um levantamento acerca dos recursos da fisioterapia que são utilizados nas disfunções das habilidades motoras em crianças com TEA. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão da literatura cuja a pergunta de pesquisa foi: “Quais os recursos fisioterapêuticos utilizados no tratamento das habilidades motoras em crianças de 1 a 13 anos diagnosticadas com TEA?”. A busca foi realizada nas bases Pubmed, Scielo e Pedro com estudos publicados nos últimos 10 anos e, realizados com crianças de 1 a 13 anos de idade. RESULTADOS: Foram identificados 22 artigos dos quais 5 foram incluídos. Os recursos utilizados foram Yoga, treino Spark, treino de habilidades motoras, exercícios de tênis de mesa. CONCLUSÃO: Conclui-se que as crianças que participaram de atividades como Yoga, treinamento SPARK e intervenção Habilidades motoras fundamentais (FMS) apresentaram melhorias em suas habilidades motoras e sociais. Yoga melhorou a imitação e habilidades motoras grossas, SPARK aprimorou equilíbrio e coordenação bilateral, e tênis de mesa resultou em aumento na proficiência das habilidades motoras e função executiva. Os recursos fisioterapêuticos são fundamentais para auxiliar no desenvolvimento e na independência das crianças com TEA, possibilitando uma melhora na qualidade de vida e interação social.