Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Afetividade"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto A importância do afeto entre professores e as crianças das creches: a perspectiva dos professores das creches do município de Sangão/SC.(2021-11) Rocha, Tainá NunesA afetividade aproxima as pessoas e está presente na vida das crianças desde o seu nascimento. Esta pesquisa tem como tema a importância do afeto entre o professor e as crianças das creches. A pesquisa foi realizada com professores de creches do município de Sangão, cujo objetivo foi compreender a importância da afetividade nas interações entre as crianças na educação infantil, a partir do olhar dos professores. O estudo teve o objetivo específicos: identificar vivências que promovam a relação afetiva entre crianças e professor; Investigar o entendimento das professoras sobre a afetividades; Analisar características de uma educação com afetividade. Para ter acesso às respostas, entregamos um questionário nas creches e recolhidos nas mesmas quando concluídos pelas professoras. O método de abordagem caracterizou-se como dialético e a coleta de dados definiu-se como estudo de caso, com análise qualitativa na medida em que os dados foram coletados. A pesquisa foi realizada com onze (11) professoras, e dentre elas, todas consideram a afetividade entre professores e as crianças das creches extremamente importante no desenvolvimento das crianças e como uma forma de passar segurança para as crianças. Qual a importância da afetividade em grupos de crianças na educação infantil a partir do olhar dos professores? A resposta foi obtida através da compreensão da importância da afetividade nas interações entre as crianças das creches, sob o olhar dos professores no município de Sangão. Com a pesquisa é possível concluir que as relações afetivas positivas são de extrema importância. Porém, não há muitos estudos sobre o assunto.Artigo Científico Acesso aberto Relação afetiva professor-criança no ensino fundamental I em escolas estaduais do município de Tubarão/SC(2020) Aguiar, Juliana Vieira deEsta pesquisa tem como tema a afetividade entre professores e crianças no âmbito escolar. Traçamos como objetivo geral: compreender a importância da relação afetiva professor-criança para o desenvolvimento das crianças matriculadas nos quartos e quintos anos do ensino fundamental. Especificamente elencamos como objetivos: identificar os conceitos de afetividade dos professores; relacionar ações que a escola efetiva em relação à afetividade; identificar o que as crianças consideram importante na relação com o professor; analisar situações do cotidiano escolar que permitam estabelecer relação entre afetividade e aprendizagem. Para alcançar as respostas, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário, que foi aplicado via Google Forms. O método de abordagem caracterizou-se como dialético e a coleta de dados definiu-se como estudo de caso, com análise qualitativa na medida em que coletamos opiniões e percepções das experiências das crianças e dos professores. Como amostra, tivemos a participação de sessenta e sete (67) crianças e doze (12) professores do quarto e quinto ano do ensino fundamental de cinco (5) escolas da rede estadual de ensino, pertencentes a Coordenadoria Regional de Tubarão. Os resultados nos mostraram que tanto para os professores como para as crianças, a afetividade é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, social e psíquico.Artigo Científico Acesso aberto Relações afetivas na educação infantil em tempos de pandemia: experiências da rede municipal de Imbituba/SC(2022-11-29) Scarpato, Sandy da CruzO presente artigo apresenta um estudo sobre as relações afetivas em tempos de pandemia na rede municipal de Imbituba/SC. Acredita-se que o período atípico vivenciado pela sociedade em 2020 resultou em severas modificações nos tempos e espaços da Educação Infantil, as quais podem ter interferido na construção dos laços afetivos. As questões que mobilizaram o trabalho foram: como ocorreu a construção dos laços afetivos na Educação Infantil durante o isolamento de 2020 na rede pública de Imbituba/SC? A metodologia utilizada permitiu a continuidade nos vínculos afetivos? Considerando-as, estabelecemos como objetivo geral: Compreender como ocorreu a construção dos laços afetivos na Educação Infantil durante o isolamento de 2020 na rede pública de Imbituba/SC. Define-se, desse modo, como objetivos específicos: identificar a concepção de afetividade das professoras; investigar como se estabeleceram as interações/relações afetivas durante o distanciamento social; analisar os registros pedagógicos das professoras no período de distanciamento social; identificar as estratégias metodológicas usadas no momento da pandemia. A pesquisa se deu por meio de um estudo de caso, do tipo exploratório e de cunho qualitativo. Enquanto a coleta de dados ocorreu por entrevista áudio-gravada com roteiro preestabelecido e por questionário online com questões abertas, além de registros fotográficos das documentações pedagógicas. Amostra foi composta por duas professoras, as quais atuaram simultaneamente em uma turma da Educação Infantil durante o isolamento de 2020 na Rede Pública de Imbituba/SC e a Coordenadora de Acompanhamento de Formação Continuada da mesma rede de ensino. Os dados permitiram perceber que as relações afetivas com as crianças e famílias foram estabelecidas a partir da comunicação tecnológica, pela escuta sensível a essas manifestações, nas visitas realizadas e através de práticas inovadoras, que permitiram o encontro das professoras com as famílias e as crianças.