Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Brincadeira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto A brincadeira no cotidiano dos anos iniciais do ensino fundamental(2019) Saturnino, Eloize BatistaNeste artigo, discutimos as brincadeiras das crianças no ensino fundamental. Assim sendo, como questão norteadora da pesquisa, definimos: quais as brincadeiras que fazem parte do cotidiano das crianças do 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental? Então, para desvelar esse questionamento, como objetivo geral, propusemo-nos a identificar as brincadeiras que fazem parte do cotidiano das crianças do 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental. Em relação aos objetivos específicos, delineamos: verificar a percepção dos professores sobre a importância da brincadeira para o processo ensino aprendizagem; identificar quais brincadeiras as crianças propõem no tempo em que estão livres; e investigar a opinião da criança sobre o conceito de brincadeira e do brincar na escola. A amostra foi constituída por uma turma de 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola estadual, localizada no município de Tubarão-SC. A coleta ocorreu por meio de observações, entrevista com as crianças e questionário com os professores. Os resultados evidenciaram que, para os professores, a brincadeira é importante para o processo ensino-aprendizagem e, para o desenvolvimento das crianças, eles mencionam que a contemplam em seus planejamentos, no entanto, durante a observação, não verificamos, tempo e espaço pensados para esse fim. Constatamos que o brincar, para a maioria das crianças, são momentos de brincadeiras a sós, sem regras estabelecidas, enquanto o conceito de brincadeira nos revelou serem momentos de interação com os amigos.Artigo Científico Acesso embargado As diferentes linguagens da criança na creche: análise das narrativas de uma professora(2020) Oening, Letícia CardozoThis article aims to analyze the different languages of 3-year-old children from a day care center, from an early childhood school located in Tubarão, SC, through the eyes of a teacher. It is characterized as a qualitative research (2019-2020), of an exploratory character, having as a research instrument two narratives written by the participating teacher, in which she reports the different languages of her class of 3-year-old children. The study was based on authors such as Junqueira (2015), Mello (1999, 2012), Becchi (2012) who discuss childhood, children's languages, child development. The results show that the different languages of the child seem to be little experienced in the daycare center, with no relationship being established between them and child development. It is concluded that, for the full development of the 3-year-old child, languages need to be worked on in their specificities, according to the developmental stages of that age. The Early Childhood School, through intentionally planned activities, must guarantee the different manifestations of language of the child as mediators in the process of knowing the world, the other and herself.Artigo Científico Acesso aberto O espaço lúdico na educação infantil: explorando a teoria na prática(2020) Pires, Ana Paula da SilvaThe aim of this article is to analyze, from the perspective of a teacher, the playful space in Early Childhood Education and the relationships established with the activities developed with a group of 5 year old children. It is a qualitative research (2019-2020), of an exploratory character, having as a procedure two narratives written by the teacher participating in the study. The results point to a certain distance between the theoretical foundations about the organization of the playful space for carrying out activities with the children, although in some moments the playful activity is present in the teacher's narratives. It’s concluded that the organization of play space, in which the child plays, requires a careful look at the activities developed, the materials used, toys and substitute objects. This implies that the teacher has the role of organizer of educational work, in relation to the play space and the activities developed in daily life, having as reference theoretical and methodological concepts that guide their pedagogical practices in Early Childhood Education