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Navegando Teses e dissertações por Assunto "Abordagens Pedagógicas"
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Dissertação Acesso fechado Na teia das relações: reflexões sobre as relações interpessoais a partir das abordagens pedagógicas de professores do ensino superior(2021-07) Silva, Karen KauffmannAs Relações Interpessoais são de suma importância para uma vida em sociedade, podendo essas serem consideradas grande aliadas ao processo pedagógico da educação superior. A presente pesquisa objetivou compreender a relação interpessoal entre professor e aluno e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, com vistas a identificar as implicações essas relações podem trazer ao processo educacional. Como objetivos específicos foram elencados o de estudar as abordagens pedagógicas que fundamentam a educação brasileira; verificar a percepção de um grupo de docentes universitários sobre o relacionamento interpessoal entre professor e aluno no ensino superior; perceber essa relação e as suas abordagens pedagógicas, e por fim, articular as tendências pedagógica estudadas com a abordagem dos professores pesquisados. A pesquisa se desenvolveu apoiada pela concepção teórico-metodológica da fenomenologia, com um olhar especial para o conceito de percepção individual de cada ser. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório em que se utilizou a técnica de Grupo Focal com oito docentes dos Cursos de Economia Criativa de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul, sitiada da Região do Vale do Taquari. O estudo possibilitou verificar e refletir sobre as implicações trazidas pela relação interpessoal do professor para com o aluno. Como achado dessa pesquisa, a constatação de que, uma vez que estamos falando sob um contexto em que ambos sujeitos são considerados, em sua maioria, adultos, logo detentores de seu ir e vir, a construção de um relacionamento com base no diálogo e mediações com vistas a viabilizar a aprendizagem pode auxiliar os docentes universitários em seu protagonismo na edificação de uma sociedade autônoma e com sujeitos críticos e que se permitam evoluir.