Educação Física - Bacharelado
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Bacharelado por Assunto "dança"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto MOTIVAÇÃO E COMPARAÇÃO SOCIAL NAS MULHERES PRATICANTES DE DANÇA NO CONTEXTO RECREACIONAL(2023-12) CHOMA, Bruna MerinoA literatura aponta que a prática da dança pode contribuir para promover a melhora no físico e mental do ser humano. Foi abordado os motivos que podem acarretar o indivíduo na realização da prática da dança e adquirir constância. No entanto, ambientes destinados à prática da dança podem gerar percepções, sentimentos e comportamentos diversos devido a alguns fatores. Neste sentido, a comparação social pode influenciar percepções em relação à aparência e função física nos praticantes de dança desencadeando julgamentos, experiências e comportamentos nem sempre positivos. Este estudo, de acordo com o da Teoria da Autodeterminação (TAD), buscou compreender os impactos de comportamentos autônomos versus não autônomos do indivíduo e as influências da comparação social na motivação para a prática da dança em mulheres no contexto recreacional. Foi utilizado o método de uma abordagem qualitativa na qual mulheres praticantes foram submetidas a uma entrevista semiestruturada e posteriormente os dados foram analisados mediante as diretrizes da análise temática. Foi identificado que a comparação social no contexto recreativo da dança parece não interferir na motivação para a prática, reportando na maioria, a satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) e motivação mais autónoma, apontando que fatores da comparação social podem ser positivos para o aprimoramento da dança.