Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Arquitetura e Urbanismo por Assunto "acessibilidade"
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Monografia Acesso aberto Centro musical Harmônica Brasil: uma ressonância cultural(2023-12) COUTO, Leonardo SantanaA cultura musical do Brasil está intrinsecamente relacionada com a sociedade atual do país. Essa fala se torna ainda mais aplicável quando se fala sobre a cidade de Salvador, onde a forma de fazer música perpassa desde a comunicação cotidiana, no sotaque soteropolitano, ao conteúdo turístico que a cidade tem para oferecer, especialmente nas regiões e/ou bairros históricos, com grupos musicais como o “Olodum” tocando nas ruas do Pelourinho. Contudo, apesar da música representar uma parte tão importante da cultura dos cidadãos de Salvador, a cidade não parece oferecer uma quantidade de equipamentos, para ensino, propagação, criação e proteção da música, proporcional à importância dessa cultura. E foi desta problemática que foi retirado um dos objetivos do presente trabalho. Utilizando de coleta de dados, experiências físicas e presenciais, referências de projetos com temas similares, foi desenvolvido um projeto para um centro musical e cultural dedicado a somar aos equipamentos de acústica e exposição pré-existentes de Salvador, além de oferecer maior acessibilidade a atividades culturais de prática, disseminação de conhecimento e criação de cultura musical brasileira.Monografia Acesso aberto Projeto de acessibilidade no Campus I da UNEB: Acessibilidade gera oportunidade(2024-12) REIS, Fernanda PinheiroEsse projeto arquitetônico aborda a carência de infraestrutura acessível no Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e trás como solução a implementação da acessibilidade, levando em conta a NBR9050, Política de Acessibilidade e Inclusão da UNEB, Lei Brasileira de Inclusão e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a fim de criar uma solução projetual para o problema de acessibilidade existente no Campus I da UNEB. Essa proposta de reforma considera a instalação de rampas de inclinação acessível, piso tátil, corrimãos, sinais em cores vivas e áreas de descanso cobertas com informações em braille, para, desse modo, garantir que o campus se torne um espaço receptivo onde a pessoa idosa ou com deficiência físico motora, auditiva e visual se sinta acolhida e seja capaz de realizar tarefas e se movimentar pela universidade de forma autônoma.