Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 94
  • Monografia Acesso aberto
    CEMITÉRIO MUNICIPAL BIO PARQUE DE SALVADOR BAHIA: HABITAT DO AVIVAMENTO EM SALVADOR-BA
    (2023-12) CRISPIM, Indiracy Lays de jesus
    A pesquisa trás soluções para redução de grandes impactos cemiteriais, desde os ambientais aos sociais. O local ser implantado será no município de Salvador-Bahia, com viabilidades sustentáveis. O projeto em pesquisa se tratará de um Parque-Jardim-Cemitério ecológico municipal, responsável beneficamente com a compostagem animal ou humana, utilizando do método de liofilização ou promession, como conhecido popularmente. Este estudo impactará socialmente os rituais tradicionais, resinificando tudo que os cemitérios convencionais trazem de fragilidade para sociedade, desde a saúde até os potencias de poluições.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    ESCOLA VIVÊNCIA: A Importância da Arquitetura Escolar Lúdica no Ambiente de Aprendizagem Infantil
    (2023-11) FERREIRA, Andrezza Santos Souza
    Ao lançar- se na perspectiva da Arquitetura escolar, o arquteto se depara com inúmeras nuances e possibilidades. Muitas vezes o ambiente escolar é associado a um local pouco humanizado, não atrativo, superfícial e excludente. Nesse contexto, O projeto proposto foi concebido visando preencher uma grande lacuna no que se diz respeito ao setor de educação particular em tempo integral nas proximidades da Avenida Tancredo Neves, no bairro do Caminhos das Árvores na cidade de Salvador. A proposta trata de uma escola que atenderá crianças de 2 a 6 anos, em período integral e/ou parcial que contará com jardim de infância, espaços dedicados a atividades extra curriculares, como dança e judô, laboratórios e salas de música, além de espaços de convivência e atividades ao ar livre, criando espaços diferentes que incentivem a curiosidade e o interesse do aluno a buscar conhecimento, e que se diferencie da estrutura escolar padrão usada atualmente no Brasil. A finalidade do estudo é o de proporcionar à edificação áreas funcionais, aconchegantes, inclusivos e agregadores, que promovam uma melhoria no relacionamento social, no processo de desenvolvimento dos alunos e no aumento da qualidade de vida. A integração entre os espaços internos e externos foram trabalhadas visando o melhor aproveitamento da área disónível. Com base nessas informações e juntamente com as escolhas do conceito e partido arquitetônico, que guiaram todo o projeto, foi possível elaborar o objeto de trabalho.
  • Monografia Acesso fechado
    PROPOSTA DE RELOCAÇÃO FÍSICA E ESTRUTURAL DA UBS SÃO CRISTÓVÃO
    (2023-12) Andrew Marx Martinez Da Cunha De Lucas
    A proposta é criar uma UBS que possa oferecer atendimento especializado, num ambiente bem estruturado com segurança e acessibilidade, além de conforto ambiental, luminoso e acústico.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Associação HTLVida - para portadores com HTLV
    (2023-12) SANTANA, Thais cerqueira Gomes , Thais Cerqueira Gomes Santana
    Com grade carinho e dedicação esse TFG foi desenvolvido para ser um local acessível e acolhedor para portadores com HTLV, onde atualmente tem a carência de um local de apoio desenvolvido para essa causa.
  • Monografia Acesso aberto
    Ateliê 071: Centro de Desenvolvimento Artístico
    (2023-12) MARCELINO, João Gabriel Tavares Barbosa
    Documento se refere ao Trabalho Final de Graduação do aluno João Gabriel Tavares Barbosa Marcelino, no qual, seu tema, se trata de um Centro de Desenvolvimento Artístico.
  • Monografia Acesso embargado
    Galeria de Artes e Centro de Desenvolvimento Artístico
    (2023-12) VIANA, Isadora
    Este trabalho consiste na elaboração do projeto arquitetônico de uma Galeria de Artes Baiana & Centro de Desenvolvimento Artístico, localizado no bairro da Graça, em Salvador. A inserção do projeto tem como finalidade completar a esfera cultural da região, valorizar artistas locais, além de contribuir para o desenvolvimento artístico e a popularização da arte.
  • Monografia Acesso aberto
    TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO - ESCOLA MEDIOTEC
    (2023-12) JÚNIOR, SÉRGIO
    PROJETO FINAL DE CURSO TRATA-SE DE UM ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DESENVOLVIDO NO BAIRRO DE PARIPE, COM O ENTUITO DE ACOLHER JOVENS COM FAIXA ETARIA ENTRE 15 A 20 ANOS.
  • Monografia Acesso fechado
    Explorando o Cosmos: Implementação de um planetário em Salvador como instrumento de educação e divulgação científica
    (2023-12) NETTO, Marcus Antônio Rodrigues
    O Universo sempre intrigou a mente humana, inspirando a busca incessante por conhecimento e compreensão de nossas origens cósmicas. Nesse contexto, a proposta de implementar um planetário na vibrante cidade de Salvador surge como um convite para criar um espaço de exploração, aprendizado e maravilha. O planetário transcende as fronteiras da educação tradicional, oferecendo uma experiência imersiva e emocional nas maravilhas do cosmos, desde a escala subatômica até os confins do universo. Com o título de "Explorando o Cosmos: Implementação de um planetário em Salvador como instrumento de educação e divulgação científica", o presente trabalho concentra-se em projetar um edifício, mas também em conceber um ambiente que transcenda a sua função arquitetônica. Desta forma, o planetário se torna uma ferramenta inovadora de educação e divulgação científica, atraindo pessoas de todas as idades para uma fascinante jornada pelo espaço e pelo tempo. Assim, visa informar, inspirar e cultivar inata do ser humano. Juntos, mergulharemos na exploração das etapas de projeto, considerando desde a disposição das salas de projeção até as interações espaciais e visuais que proporcionam uma experiência cativante. Seja bem-vindo(a) ao Cosmos!
  • Monografia Acesso aberto
    Raízes: Envelhecimento Ativo e espaços arquitetônico - Centro de Convivência para Idosos como ferramenta na promoção da qualidade de vida
    (2023-11) SOARES, Lilia Carvalho de Oliveira
    A terceira idade (60 anos ou +) é um grupo propenso a desenvolver patologias como problemas cardiovasculares, Alzheimer, doença de Parkinson, depressão, entre outras. A solidão pode agravar o desenvolvimento dessas doenças e desenvolver outras, como a ansiedade. Por isso, é fundamental que os idosos mantenham uma vida saudável nessa fase da vida. A prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada também são importantes para melhoria de sua qualidade de vida. Além disso, manter contato frequente com familiares e amigos pode melhorar o desempenho cognitivo dos idosos, além de ajudar a combater a solidão e a depressão. Nesse sentido, o Centro de Convivência para idosos tem como principais objetivos proporcionar lazer, atividades físicas e redução de isolamento social. Para isso, foi pensado um espaço para proporcionar diversas atividades como aulas de ginastica, culinária, teatro, mesas de carteado e jogos diversos e aulas de costura ministradas pelos idosos. O Centro será construído na cidade de Vitória da Conquista.
  • Monografia Acesso fechado
    AYÔ - Villa Infantil
    (2023-12) SANTOS, Débora Souza
    O caderno foi desenvolvido durante a elaboração do Trabalho Final de Graduação. Trata-se de uma creche que utiliza as abordagens educacionais Waldorf e Montessori. Seu principal objetivo é a inclusão social, oferecendo vagas para famílias de baixa renda. A abordagem educacional é baseada em práticas lúdicas e que transmitam um lugar acolhedor, visando proporcionar um ambiente de aprendizado positivo e inclusivo.
  • Monografia Acesso aberto
    Sensorial - Instituição de educação infantil
    (2023-12) BARRETO , Laíza Dara
    O trabalho tem como objetivo propor um anteprojeto de uma instituição de ensino infantil no bairro de Jardim Cajazeiras, em Salvador - BA, com o intuito de minimizar a carência de ensino infantil na região. Atualmente, apenas duas escolas atendem à área, e nenhuma delas oferece o tipo de ensino desejado para o público-alvo. A instituição de ensino infantil proposta tem como objetivo oferecer um ambiente acolhedor, seguro e estimulante para as crianças, onde elas possam desenvolver suas habilidades e competências de forma lúdica e interativa, seguindo as metodologias Montessori. Acredita-se que a criação dessa instituição pode contribuir para o desenvolvimento da região de Jardim Cajazeiras, oferecendo uma opção de ensino infantil de qualidade para a comunidade local. A metodologia Montessori é uma abordagem inovadora e eficiente para o ensino infantil, pois enfatiza a autonomia da criança e o aprendizado por meio da exploração do ambiente ao seu redor, valorizando a individualidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Comunitário Itaparica: Uma Extensão do Lar
    (2023-12) PEREIRA, Jamile Monteiro
    Este TCC tem como objetivo apresentar o projeto de um centro comunitário na Ilha de Itaparica, Bahia. A proposta se baseia em um estudo sobre as necessidades da comunidade local e busca criar um espaço inclusivo e acolhedor para a realização de atividades diversas. O projeto foi desenvolvido considerando as características arquitetônicas e culturais da região, utilizando materiais e técnicas construtivas locais. Além disso, foram aplicados conceitos de sustentabilidade, como a captação de água da chuva e o uso de energia solar. O centro comunitário proposto busca ser um espaço multifuncional, que atende às demandas sociais, culturais e educacionais da comunidade, promovendo a integração e o desenvolvimento local.
  • Monografia Acesso aberto
    Conjunto Habitacional da Santa Cruz: Uma análise da situação atual e proposta de HIS como qualificação habitacional no bairro da Santa Cruz
    (2023-12) SOUZA, Tulio Alencar de
    O presente trabalho busca fazer uma análise histórica, legal, ambiental e urbanística de um terreno dentro de uma poligonal localizada na região de ZEIS da Santa Cruz, Salvador, Bahia, para construção do Conjunto Habitacional da Santa Crus – HIS. Foi feito um levantamento histórico do processo e implantação de habitações sociais no Brasil e o cenário atual de déficit habitacional. A história da região de Santa Cruz e seu processo de urbanização, condicionantes legais tendo como base a LOUOS e PDDU de Salvador, aspectos físicos e ambientais no terreno e poligonal. E o levantamento do pré-dimensionamento e programa de necessidades para construção de Conjunto Habitacional com arquitetura modular e sustentável.
  • Monografia Acesso aberto
    Requalificação urbanística na centralidade urbana de São Sebastião do Passé-BA.
    (2023-12) SANTOS, Ana Valéria Rodrigues da Hora
    Este trabalho tem como finalidade a elaboração de um plano de requalificação urbanística na malha central da cidade de São Sebastião do Passé, com isso, apresenta uma proposta inicial com o intuito primordial de assegurar a permanência, intensificação e diversificação de usos das edificações, ainda como a valorização e integração do espaço público urbano. Como elemento de requalificação, será proposta a integração e revitalização de algumas áreas da Poligonal de intervenção, priorizando atendimento à demanda de cultura e lazer, educação e saúde. De tal maneira, visa-se assegurar o uso dos ambientes da cidade em diferentes horários e dias da semana, de maneira organizada e consciente.
  • Monografia Acesso aberto
    ED VIVERE
    (2023-12) PRISCILA BRAGA COSTA PINTO
    O propósito deste estudo é realizar uma análise preliminar para a concepção de um edifício multifuncional na cidade de Vitória da Conquista/BA, como parte de uma estratégia integrada ao planejamento urbanístico. Este projeto busca seguir os princípios de cidades sustentáveis e promover a compacidade urbana. Diante do crescimento desenfreado das grandes e médias cidades, surgem desafios significativos relacionados à mobilidade urbana. O edifício multifuncional é apresentado como uma alternativa para reorganizar os deslocamentos dos residentes, aproximando serviços essenciais de seus bairros, com o intuito de reduzir a intensidade do tráfego nas vias. Além disso, ao vivenciar e interagir mais ativamente com o ambiente local, o morador experimenta uma sensação de pertencimento, contribuindo para um senso de segurança e catalisando mudanças positivas no tecido urbano.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Educacional Automobilístico
    (2023-12) MARCOS SILVA RAMOS
    O Moto Motion Center em Salvador será uma instituição de ensino voltada para o treinamento e capacitação de profissionais na área automobilística. O centro oferece uma variedade de cursos práticos e teóricos, focados em diferentes aspectos da indústria automotiva, desde mecânica básica até diagnóstico avançado de sistemas eletrônicos. No geral seria uma atração fantástica para entusiastas e estudantes da área automotiva, bem como para turistas e empresas que procuram um espaço para estudo, treinamentos para pilotos, eventos e exposições.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de procedimentos estéticos: barbearia, estúdio de tatuagem e diversos
    (2023-12) ALMEIDA, Vitor Grave
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o desenvolvimento de um projeto de centro de procedimentos estéticos voltado para realização de tatuagens, micropigmentações, estética e barbearia. O intuito é trazer ao público um espaço pioneiro que detenha a capacidade de aumentar a autoestima das pessoas por meio desses procedimentos e que nesse mesmo espaço, tenha todo tipo de suporte extra que os profissionais atuantes venham a necessitar, produzindo um espaço múltiplo que una todos os aspectos possíveis para esses setores. Com terreno escolhido no Caminho das Árvores, centro logístico e comercial da cidade de Salvador, capital da Bahia, almejando uma boa localização para o seu público-alvo, a tendência é que o referido projeto venha a ser modelo e eleve o patamar dos ambientes desses procedimentos na cidade implantada. Por fim, para alcançar o melhor embasamento possível para a proposta, a metodologia de estudo do projeto em questão foi dividida em 5 etapas, sendo elas: estudo do tema; estudo da localização; pesquisa de condicionantes; conclusão e diretrizes.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto de acessibilidade no Campus I da UNEB: Acessibilidade gera oportunidade
    (2024-12) REIS, Fernanda Pinheiro
    Esse projeto arquitetônico aborda a carência de infraestrutura acessível no Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e trás como solução a implementação da acessibilidade, levando em conta a NBR9050, Política de Acessibilidade e Inclusão da UNEB, Lei Brasileira de Inclusão e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a fim de criar uma solução projetual para o problema de acessibilidade existente no Campus I da UNEB. Essa proposta de reforma considera a instalação de rampas de inclinação acessível, piso tátil, corrimãos, sinais em cores vivas e áreas de descanso cobertas com informações em braille, para, desse modo, garantir que o campus se torne um espaço receptivo onde a pessoa idosa ou com deficiência físico motora, auditiva e visual se sinta acolhida e seja capaz de realizar tarefas e se movimentar pela universidade de forma autônoma.
  • Monografia Acesso aberto
    HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO BAIRRO DE JARDIM CAJAZEIRAS/PAU DA LIMA
    (2023-12) FERREIRA, Rafaela Santos
    O presente estudo tem como escopo principal análise teórica para viabilização de implantação de um projeto de Habitação Interesse Social, situado no bairro de Jardim Cajazeiras Salvador-Ba. Com intuito de amenizar as condições de moradia precária e quebrar estigma quanto a habitação social , propondo habitação de qualidade e diminuindo estigmas quanto a Habitacional Social, com base nisso houve uma coleta dados com pesquisas sobre o tema, análises da região e entrevistas com moradores, compreendendo assim, a dinâmica para a realização da proposta.
  • Monografia Acesso aberto
    Entre cores: um novo portal para o conhecimento, campi universitário Camaçari
    (2023-12) NUNES, Daniele Carneiro Dos Santos
    Diante do cenário contemporâneo das grandes metrópoles, estudiosos apontam o crescente fluxo pendular entre a sede e os municípios vizinhos como principal agente do sobrecarregamento de veículos no contexto urbano deste núcleo (Rodrigues, 2015), no qual Salvador enfrenta diariamente problemas relacionados a este teor. Neste sentido, o alto índice de procura ao centro da região metropolitana de Salvador- RMS, é pelo setor educativo de ensino superior, pois a falta de instituições universitárias de qualidade em seus municípios vizinhos, tensiona o deslocamento insigne de estudantes para a localidade (Silva e Queiroz, 2017). Assim, fez-se necessário o estudo do projeto do campus universitário na cidade de Camaçari, com efeito de acolher a demanda da RMS por espaços desta categoria. Com isso, a proposta compõe o objetivo de desenvolver um polo educacional para mitigar tal problemática, além disso, proporcionar uma nova visão para este espaço, através de paradigmas traçados para o cuidado do indivíduo inserido neste local.