Educação Física - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Coordenação motora"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto A importância da educação física escolar no desenvolvimento das habilidades motoras na primeira infância(2022-12-10) Dias, Carolinne Bispo; Costa, Jéssica Soares da Silva; Afonseca, Marina DiogensAs reflexões sobre o assunto em questão iniciam-se a partir do contexto da educação física escolar, que segundo RESENDE (2018), é uma área que se preocupa com o desenvolvimento dos alunos em termos de competência física, mas também de autoconfiança e formação ética e moral. Ensinar os alunos a aprender a mover-se e a mover-se para aprender é um dos pontos mais importantes no desenvolvimento das habilidades motoras na EFE, pois foca em habilidades que envolvam a participação física, conhecimento do próprio corpo, capacidade de movimento, interação com os outros e etc. As habilidades motoras fundamentais são adquiridas naturalmente em cada fase da criança, mas é de suma importância que haja estímulos para que essas habilidades sejam refinadas. Caso haja atraso no desenvolvimento das habilidades motoras, por conseguinte, pode afetar negativamente na execução de algumas tarefas, principalmente em atividades recreativas ou esportivas, em que o aprendiz enfrentará grandes dificuldades em realizar as habilidades motoras que lhe são requeridas. Autores como (GALLAHUE, 2005; FREIRE, 1997; TANI et al, 1988) enfatizam a relevância do desenvolvimento integral do indivíduo, compreendendo os aspectos motor, cognitivo e afetivo-social, havendo uma interdependência entre esses aspectos, e sem a aprendizagem efetiva desses movimentos, não é recomendável aprender os gestos técnicos de um esporte, uma dança, ginástica ou luta. Desse modo, o profissional de educação física precisa atentar-se às dificuldades individuais, e em grupo, que seu aluno dispõe, e assim desenvolver atividades e práticas apropriadas para que essas adversidades sejam revertidas em ações motoras condizentes com as necessidades de seus educandos.Artigo Científico Acesso aberto Influência de jogos e brinquedos na coordenação motora fina e global: o que é viável e praticável na educação física escolar(2021-12-14) SANTOS FERREIRA, MAICON; BIRNE DA SILVA, WALLISON; SILVA SANTANA, MARIA VITÓRIAO presente artigo traz discussões a respeito da influência de jogos e brinquedos culturais na coordenação motora fina e global, para a Educação Física essa temática tem um grande peso, pois a mesma prioriza o desenvolvimento como um todo (corpo e mente), respeitando a biodiversidade, singularidade e particularidade de cada indivíduo. Todavia, é sabido que fatores intrínsecos e extrínsecos influência no desenvolvimento humano. O artigo traz por objetivo os desafios na inclusão de jogos e brinquedos culturais nas aulas de Educação Física escolar, aliado a visão do professor, o que seria viável para tornar o ambiente mais agradável, e quais ferramentas o auxiliaria durante o decorrer da aula. Tem por metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo sobre questões referentes ao desenvolvimento da Educação e Educação Física no Brasil. Entendemos que esta pesquisa auxilia na compreensão básica dos educadores, mediante a importância e a necessidade dessa metodologia de ensino.