Pedagogia
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Artigo Científico Acesso aberto Acolhimento de crianças pequenas na educação infantil: desafios encontrados pelas crianças pequenas no período de inserimento na educação infantil(2020) Laverde, Ana PaulaEste artigo traz o resultado de uma pesquisa que investigou o ponto de vista da criança pequena em relação aos pais e educadores, durante o processo de inserimento em uma escola de Educação Infantil, buscando identificar sua capacidade de formar vínculos afetivos seguros e explorar o mundo a seu redor, apoiada nas relações familiares e no desenvolvimento global conforme sua idade. Para tanto, buscou suporte na Teoria do Apego de John Bowlby e no Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização, e com base nessas indicações observou as relações entre a tríade criança-pais-educadores que compõem este universo, analisou as respostas dos questionários dirigidos aos pais e educadores, juntando, dessa forma, os subsídios necessários para compor o panorama que revela o ponto de vista da criança. Por ser uma amostragem pequena, o resultado desta pesquisa é inconclusivo, porém indica de forma consistente que “os modelos internos desenvolvidos nas relações com as figuras de apego primárias tendem, de maneira geral, a ser estáveis e a se generalizar nas relações futuras.” (Bowlby (1989) apud Dalbem & Dell’Aglio, 2005, p. 20), de modo que a instituição de ensino deve se dispor a conhecer a família realizando com ela uma anamnese visando planejar o inserimento focado na necessidade concreta daquele criança, se possível prevendo dificuldades e antecipando soluções, minimizando possíveis traumas e potencializando conquistas que irão refletir positivamente no futuro da criança.Artigo Científico Acesso embargado Um novo olhar para o espaço físico nas instituições de educação infantil em Navegantes/SC(2017) Saraiva, FernandaThis work on the theme of a new look at the physical space in the nursery schools in Navegantes, SC, was guided by the teacher Maria Cristina Schweitzer Veit and had as objective to know and analyze the organization of the space of the Leonora CMEI, as potentializers of learning and development. In order to make this work and better results, the methodology was chosen as the bibliographical and field research, where data collection will be carried out through the observation of the school reality, photographic records and interviews, which will be with the management team, teachers , the general service agents and the parents of the CMEI Leonora students. In the course of the research, we observed the existence of different conceptions of adequate space for the development of pedagogical practices, as well as of what are pleasant environments as a source of motivation for both teachers and children, in order to promote greater opportunities for interaction, exchange experiences and welcome, through a pleasant and welcoming environment. Some suggestions for improvement in the spaces of the Leonora CMEI were collected. It is therefore up to the teacher, together with his or her class, to determine the possibilities for better organization of spaces for promotion of improvement in the development of educational activities and consequently of interactions, in the acquisition of learning and in the development of children.