Pedagogia
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Artigo Científico Acesso aberto Os reflexos dos testes externos em larga escala (Prova Brasil e PROEB) num 5° ano de uma escola estadual mineira(2017) Palavro, Jane Mareli RichterO presente artigo apresenta o processo e os resultados da análise dos reflexos dos exames externos em larga escala no cotidiano de um 5º ano em uma escola pública estadual mineira. Para realização da pesquisa foram efetuadas observações em sala de aula, analisados instrumentos avaliativos e documentos da escola e sites da rede estadual de Minas Gerais e do MEC; realizados questionários e entrevistas com a supervisora escolar e com a professora do 5º ano, além de leituras de autores que discutem avaliação e os testes externos de larga escala. Neste sentido, a pesquisa pode ser classificada como de caráter exploratório e está baseada em análise bibliográfica/documental e num estudo de caso. Verificou-se que, em linhas gerais, os testes externos em larga escala exercem um papel bastante importante no cotidiano da turma pesquisada. Os dados coletados revelam que estes testes têm se caracterizado, de modo geral, como mais um instrumento de regulação e controle das práticas pedagógicas no interior de algumas escolas. Condicionando, muitas vezes, a atuação dos professores ao preparo dos estudantes para obtenção de bons resultados.Artigo Científico Acesso embargado Autismo na educação infantil(2017) Silva, Dilvane Fátima DaCompreendendo a importância de uma escola inclusiva que recebe a todos, este artigo apresenta como é visto os primeiros sinais do autismo e como o professor é importante nesta fase. Pois muitos pais, não possuem conhecimento sobre o autismo e quais são esses sinais que seu filho esta apresentando por isso a importância do professor e da escola em geral de visualizar esses sinais e informar a família para que a criança consiga ter um diagnóstico precoce o quanto antes para realizar terapias complementares. Através de um estudo qualitativo, classificada quanto aos objetivos como pesquisa descritiva, foram inqueridos os professores de Educação Infantil dos CEIM BB Criança e EBM André Antonio Marafon de Chapecó, SC, que possuem em suas salas de aulas, alunos portadores de TEA. Em relação ao número de participantes da pesquisa foram composto por 01 em cada escola com diagnóstico de TEA confirmado e 03 em avaliação médica.Artigo Científico Acesso embargado Um novo olhar para o espaço físico nas instituições de educação infantil em Navegantes/SC(2017) Saraiva, FernandaThis work on the theme of a new look at the physical space in the nursery schools in Navegantes, SC, was guided by the teacher Maria Cristina Schweitzer Veit and had as objective to know and analyze the organization of the space of the Leonora CMEI, as potentializers of learning and development. In order to make this work and better results, the methodology was chosen as the bibliographical and field research, where data collection will be carried out through the observation of the school reality, photographic records and interviews, which will be with the management team, teachers , the general service agents and the parents of the CMEI Leonora students. In the course of the research, we observed the existence of different conceptions of adequate space for the development of pedagogical practices, as well as of what are pleasant environments as a source of motivation for both teachers and children, in order to promote greater opportunities for interaction, exchange experiences and welcome, through a pleasant and welcoming environment. Some suggestions for improvement in the spaces of the Leonora CMEI were collected. It is therefore up to the teacher, together with his or her class, to determine the possibilities for better organization of spaces for promotion of improvement in the development of educational activities and consequently of interactions, in the acquisition of learning and in the development of children.Artigo Científico Acesso embargado A contação de histórias na educação infantil(2017) Nascimento, CleoniceThis work, on the topic of storytelling in children's education, had as general objective to understand how the teachers of CMEI Rosana make it possible to approach children with the literature book. For that, a qualitative research was developed that is characterized as a case study. The intention was to know the strategies used for the storytelling in said school; what is the training of teachers in children's literature; to identify how the educators perform the literary work in the daily life of the school, as well as how the exploration of literature and the storytelling by children. Another aspect explored refers to the approach of different possibilities of accomplishment of storytelling, taking into account the space and different practices of motivation and stimulation to the participation of all. To reach the desired objectives, a questionnaire was used as a research tool applied to the teachers and to the school's management. Through the data analysis it was concluded that many difficulties are encountered in CMEI Rosana in relation to the lack of funds, pedagogical materials and even physical space to carry out activities with the quality that teachers would like, but the will and the affection by the children motivate everyone, to the point of being overcome any difficulty and the work with the children's literature is carried out with all the dedication, thus making the practices motivating and pleasurable for the students.Artigo Científico Acesso aberto Inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil(2017) Pedroso, SoraiaEsse artigo se refere a um estudo de caso que tem por objetivo conhecer o processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, no Centro de Educação Infantil Walt Disney em São Martinho-SC. Abordando desde aspectos históricos da educação especial e educação inclusiva, até os resultados encontrados através de questionário e entrevistas realizadas com a direção e professores da instituição. Buscou-se compreender de que maneira a inclusão acontece dentro desse espaço educativo. A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil é um processo que tem enfrentado inúmeros obstáculos, os quais carecem de intervenção urgente em prol de uma verdadeira e efetiva educação inclusiva.Artigo Científico Acesso aberto A importância da abordagem lúdica na prática pedagógica da educação infantil para o desenvolvimento e aprendizagem : visão das educadoras do CEI Municipal Pingo de Gente(2017) Zanata, Nara Lucia RacinoskiThis article presents the results of a research on the importance of the playful approach in the pedagogical practice of Child development and learning in the vision of the educators of CEI Municipal Pingo de Gente in the Municipality of União do Oeste - SC in 2017/2, whose objective was to understand what educators think about the development of day-to-day activities with children. For that, observations were made regarding the playful approach in said school and also from a questionnaire applied to the teachers. For the process of teaching learning I noticed the need to always seek novelties both in games and games as a way to captivate children. Through play activities the child communicates with himself and with the world, accepts the existence of others, establishes social relations, builds knowledge and develops fully.Artigo Científico Acesso aberto Inclusão do aluno cadeirante e seus desafios em sala de aula regular(2017) Mattos, Maria CandidaO presente trabalho tem como objetivo mostrar como se dá à inclusão de um aluno cadeirante em escola regular de ensino. Busca através de questionário direto aos envolvidos, professor, aluno cadeirante e cuidador, perceber com está sendo vivenciada essa realidade, bem como sua relação com os colegas e como se faz os saberes pedagógicos com um aluno cadeirante. Para dar suporte teórico, foi feito pesquisa em livros e sites da internet, sobre assuntos que envolvem as dificuldades dos sujeitos envolvidos. Foi pesquisado ainda, sobre meios de acessibilidade, como rampa, elevador e plataforma elevatória, bem como suas medidas adequadas. Sobre o papel do professor e currículo, o embasamento teórico foi construído a partir de leitura de autores que tratam o assunto, como GUEBERT (2007) e outros autores e o portal do MEC e site oficial da prefeitura de CuritibaArtigo Científico Acesso aberto Mídia, imaginação e brincadeira de crianças de um centro municipal de educação infantil em Santa Catarina(2017) Silva, Karla IudsAs mídias influenciam positivamente o brincar das crianças. A partir desse olhar, foi realizada uma pesquisa que teve como objetivo compreender qual a relação entre a mídia e o imaginário infantil com crianças de 4 e 5 anos de um centro de educação infantil da rede municipal de ensino da região sul de Santa Catarina, no momento da escolha do brinquedo ou da brincadeira, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio da observação participante junto às crianças. Foi possível identificar que a mídia está muito presente na vida das crianças pesquisadas, fazendo parte do imaginário infantil no momento das brincadeiras de faz de conta, em situações cotidianas com o brinquedo associado aos personagens favoritos.Artigo Científico Acesso aberto Educação inclusiva - utilização de profissional de apoio dentro de sala aula regular e suas qualificações(2017) Silva, Raquel Coleta daDuring the past decades we have been experiencing a growing and irreversible movement of inclusion of students in need of Specialized Educational Attendance in the regular classroom. This work investigated the general bases on the subject and addressed the theme of inclusion at the Anália Franco Municipal School, in the municipality of Barretos, which recently implemented the hiring of a daily care professional or "caregiver" to act within the classroom. A qualitative research was carried out to raise the qualifications of the professionals, difficulties, facilities and results obtained in this experience, pointing out opportunities for improvement by broadening the spectrum of discussions on the subject.Artigo Científico Acesso aberto O lúdico no processo ensino-aprendizagem: reflexões a partir de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, do município de Chapecó (SC)(2017) Moreira, Vanessa MarcioEsta pesquisa é resultado de estudo bibliográfico e de campo, a respeito da importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, especialmente, no ciclo alfabetizador, pois a criança quando chega nos anos iniciais possui apenas 6 (seis) de idade. Neste sentido, entende-se que a brincadeira e os jogos são essenciais no processo ensino- aprendizagem, pois a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica dá oportunidade à criança de aprender com prazer, e dessa forma se apropriar melhor dos conteúdos abordados. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Básico Sereno Soprana de Chapecó, SC. O objetivo geral foi analisar de que forma é abordado o lúdico no processo de aprendizagem nos anos iniciais da Escola Básica Municipal Sereno Soprana de Chapecó, SC, tendo como objetivos específicos: compreender qual a importância do lúdico nas séries iniciais; identificar como são desenvolvidas as atividades ludicas nos anos iniciais; analisar de que forma os professores dos anos iniciais da Escola Básica Sereno Soprana utilizam o lúdico em sala de aula frente ao processo de aprendizagem; descrever quais são as atividades lúdicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais da Escola Básica Sereno Soprana. A metodologia seguiu os princípios do método dialético. É uma pesquisa qualitativa e descritiva, do tipo estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa basearam-se em roteiro de observação com registro em diário de campo e roteiro para entrevistas semiestruturadas. Também foi realizada leitura e reflexão acerca dos planos de aula e das atividades desenvolvidas junto aos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Educação Infantil e os professores que atuam nas Séries Iniciais da Escola Básica Municipal Sereno Soprana, de Chapecó, SC, num total de 4 (quatro) professores. Os resultados mostram que de algum modo os sujeitos da pesquisa reconhecem a necessidade da ludicidade compreender as estratégias pedagógicas deste momento da formação das crianças, mas ainda necessitam de formação continuada acerca desta temática.Artigo Científico Acesso embargado Ludicidade: encaminhamento metodológico ou o "simples" ato de brincar(2017) Bogoni, Anna Claudia da Rocha KlarmannAbstract: This article is the result of a work of conclusion of the Pedagogy course that analyzed the approach of the playful one in the pedagogical practice of a teacher of a Center of Infantile Education located in the city of Curitiba / PR. In order to carry out the research, an interview with the teacher was carried out with five-year-old children, as well as classroom observations, recorded in a field diary and through photographic means, relating to theoretical references in the area. It was possible to observe that in moments of free play the children interacted more, incorporated characters and allied them to the make-believe, unlike the directed games where there was less interaction between the pairs.Artigo Científico Acesso embargado Trabalho docente na educação infantil na região de Tubarão(2017) Ferreira, Mariana NunesThe present study presents a characterization of the teaching work in the Early Childhood Education of the public schools of the neighborhoods of Passage and Recife of the city of Tubarão / SC; and specifically, the sociocultural and economic profile of teachers and the perception that teachers have about their work. The study points out a certain precariousness of working conditions. It also indicates that despite the precarious working conditions, the subjects surveyed envisage the possibility of better working conditions. They understand that working in unfavorable conditions is incompatible with having a quality education.Artigo Científico Acesso embargado Possibilidades pedagógicas para a diversificação da atuação da biblioteca do SENAI/SC em Brusque(2017) Demarche, LianeO presente artigo apresenta algumas das possibilidades de ampliação e qualificação do uso da biblioteca escolar do SENAI/SC em Brusque de forma articulada com a prática pedagógica e a diversificação de atividades. A partir da coleta de dados com entrevistas, questionários e consulta documental, foi possível analisar a realidade na qual a biblioteca está inserida, as principais limitações e apontar caminhos para atingir as melhorias necessárias à comunidade escolar. Dentre as necessidades apontadas estão o aumento das atividades culturais, de obras de literatura e o horário de funcionamento. Portanto, confirmou-se a importância desse espaço como ambiente de desenvolvimento pedagógico, valorizando a literatura e a leitura e investindo na diversificação da atuação.Artigo Científico Acesso aberto A abordagem das brincadeiras em uma turma de pré-escola em Salvador- BA(2017) Sousa, Aurilene MeloEste trabalho trata das brincadeiras na Educação Infantil e apresenta resultados de uma pesquisa e de observações realizadas em uma escola, com o registro das falas das crianças durante a atividade, bem como de fotografias das brincadeiras realizadas, destacando a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através das brincadeiras. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário com questões simples, o qual foi respondido pela professora de uma sala de Educação Infantil. Ressalta-se, que é através dessa relação, que as crianças se conhecem e se constituem como sujeitos, vivenciando dentro da coletividade o respeito, a autonomia, as diferenças e as diversidades.Artigo Científico Acesso aberto Estratégias para melhorar a adaptação e o acolhimento dos bebês em uma Instituição de Educação Infantil de Florianópolis -SC(2017) Pacheco, Gisele da Silva VenâncioO presente trabalho teve como objetivo principal analisar estratégias que podem ser desenvolvidas e adotadas para melhorar a adaptação e acolhimento dos bebês em uma Instituição de Educação Infantil de Florianópolis-SC, 2017. Através de uma pesquisa bibliográfica e de questionários buscou-se analisar quais fatores intervem na adaptação de bebês, sob visão dos pais, dos professores e coordenação da escola. A análise indica que estabelecer uma parceria entre escola e família facilita o processo de adaptação. Além disso, o fato do processo ser gradual na escola estudada também parece ajudar na criação desse novo vínculo para os bebês.Artigo Científico Acesso fechado Visão dos professores de uma escola particular de Blumenau/SC no que tange ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola(2018) Constantino, JoiceEste estudo buscou compreender a visão dos professores de uma escola privada do município de Blumenau/SC no que tange ao uso das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar, bem como averiguar a polarização que desperta essa temática. Trata-se de uma pesquisa empírica, onde foram realizadas entrevistas e aplicação de questionário. Realizou-se uma análise dos dados coletados e destacou-se que é de suma importância refletir sobre as TIC no espaço escolar, pois concluiu-se que as mesmas podem trazer muitos benefícios, mas também dúvidas por parte dos professores, exigindo supervisão e educação tecnológica para as crianças, bem como formação continuada aos profissionais e muita paciência para lidar com o que a sociedade não estava habituada no passado.Artigo Científico Acesso aberto A percepção do professor quanto à importância da formação pedagógica para a atividade docente na educação infantil(2018) Costa, Dalianne LoboPensando como o professor realiza atualização para o contexto atual da Educação e em quais são suas concepções da formação da criança na escola, a pesquisa apresentada neste artigo se desenvolveu em torno do seguinte problema: Qual a percepção do professor da educação infantil quanto a importância da formação pedagógica para educar a criança da educação infantil? Teve como objetivo geral analisar a percepção do professor quanto à importância da formação pedagógica para a atividade docente na educação infantil. O estudo foi empírico, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram oito professores da Educação Infantil de uma instituição particular de Uberaba-MG. Os resultados apontaram que os professores possuem consciência da importância da formação pedagógica, porém consideram que a experiência em sala de aula e a observação dos seus antigos professores foram fundamentais para a sua prática docente.Artigo Científico Acesso fechado A escrita de textos numa turma de 1º ano escolar(2018) Pereira, Viviane DiasEste artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação realizada numa turma de 1º ano de uma escola particular de Florianópolis. O objetivo foi analisar a construção de textos escritos, destacando as propostas para que a criança se expresse por escrito e a verificação da produção delas já que ainda não estão alfabetizadas. Como esta pesquisa ocorreu concomitantemente ao Estágio no Ciclo de Alfabetização, os dias de observação na turma tiveram como foco a coleta de textos produzidos a partir da proposta da professora e a intervenção na realidade foi planejada e realizada no período da docência do estágio.Artigo Científico Acesso aberto Leitura nos anos iniciais(2018) Serafim, SilvanaNeste estudo buscamos conhecer as estratégias pedagógicas utilizadas em sala de aula para o desenvolvimento da leitura nos anos inicias, além de verificar como se constituem as práticas pedagógicas para o desenvolvimento da leitura do 2º ao 5º ano, na Escola Enéas Vasconcelos na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, para estimular o hábito da leitura, e como os alunos, em casa, têm o contato com a leitura. O trabalho evidencia a importância, por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica, entrevistas e questionários, de refletir acerca da contribuição da leitura nos anos iniciais, para a formação de um cidadão crítico, contribuindo para a existência de leitores autônomos e competentes, incentivando a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler. Assim, busca-se transformar a simples informação em interesse pelo conhecimento, auxiliando na formação de leitores com um grau de compreensão mais aprofundado e analítico.Artigo Científico Acesso embargado O jogo como recurso pedagógico na educação infantil(2018) Marins, Bianca GuimarãesEste artigo trata da importância do jogo e do brincar na Educação Infantil, visando à ludicidade como caminho para a aprendizagem e a construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos. Procurou-se, através de uma pesquisa, verificar e compreender como se constituem as experiências com jogos em uma instituição particular de Educação Infantil em Curitiba/PR, por meio da observação e análise dos jogos e brincadeiras desenvolvidos junto às crianças de duas turmas e de entrevistas realizadas com professoras e auxiliares de ensino. Foi possível identificar algumas contradições no que diz respeito à relação da teoria e prática sobre o jogo como recurso pedagógico, colocando-se a necessidade de que as professoras estudem sobre os jogos, saibam identificar se um jogo é ou não adequado a determinado grupo, tirando proveito desse recurso, para que não seja utilizado somente como recreação ou ocupação de tempo.