Pedagogia
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Artigo Científico Acesso aberto Uma abordagem da inclusão de alunos com deficiências na EMEI João Morele em Quaraí- RS(2019) Nicola, Daniela CastilhosResumo: Individualmente o indivíduo possui ritmo de aprendizagem diferente dos demais, fato que se enfatiza ao apresentar limitações decorrentes de certa deficiência. No ensino infantil torna-se favorável para o desenvolvimento cognitivo e físico, respaldado por lei e objetivando a inclusão escolar sem qualquer cunho discriminatório. Buscou-se delimitar como é realizada a inclusão escolar no ensino infantil, utilizando como objeto de estudo o EMEI Joao Morele, situado na cidade de Quaraí/RS, onde através da análise dos dados possibilitou o comparativo entre a teoria e prática cotidiano, concluindo que ainda há necessidade de melhores condições de infraestrutura física e humana para êxito nas propostas pedagógicas.Artigo Científico Acesso aberto A abordagem das brincadeiras em uma turma de pré-escola em Salvador- BA(2017) Sousa, Aurilene MeloEste trabalho trata das brincadeiras na Educação Infantil e apresenta resultados de uma pesquisa e de observações realizadas em uma escola, com o registro das falas das crianças durante a atividade, bem como de fotografias das brincadeiras realizadas, destacando a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através das brincadeiras. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário com questões simples, o qual foi respondido pela professora de uma sala de Educação Infantil. Ressalta-se, que é através dessa relação, que as crianças se conhecem e se constituem como sujeitos, vivenciando dentro da coletividade o respeito, a autonomia, as diferenças e as diversidades.Artigo Científico Acesso aberto Acolhimento de crianças pequenas na educação infantil: desafios encontrados pelas crianças pequenas no período de inserimento na educação infantil(2020) Laverde, Ana PaulaEste artigo traz o resultado de uma pesquisa que investigou o ponto de vista da criança pequena em relação aos pais e educadores, durante o processo de inserimento em uma escola de Educação Infantil, buscando identificar sua capacidade de formar vínculos afetivos seguros e explorar o mundo a seu redor, apoiada nas relações familiares e no desenvolvimento global conforme sua idade. Para tanto, buscou suporte na Teoria do Apego de John Bowlby e no Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização, e com base nessas indicações observou as relações entre a tríade criança-pais-educadores que compõem este universo, analisou as respostas dos questionários dirigidos aos pais e educadores, juntando, dessa forma, os subsídios necessários para compor o panorama que revela o ponto de vista da criança. Por ser uma amostragem pequena, o resultado desta pesquisa é inconclusivo, porém indica de forma consistente que “os modelos internos desenvolvidos nas relações com as figuras de apego primárias tendem, de maneira geral, a ser estáveis e a se generalizar nas relações futuras.” (Bowlby (1989) apud Dalbem & Dell’Aglio, 2005, p. 20), de modo que a instituição de ensino deve se dispor a conhecer a família realizando com ela uma anamnese visando planejar o inserimento focado na necessidade concreta daquele criança, se possível prevendo dificuldades e antecipando soluções, minimizando possíveis traumas e potencializando conquistas que irão refletir positivamente no futuro da criança.Monografia Acesso embargado Adaptação das crianças na educação infantil(2020) Ribeiro, Zara Liane Schuantes RodriguesO presente estudo aborda o tema da adaptação das crianças na Educação Infantil. O assunto é de total importância para o início da vida escolar, a experiência e as peculiaridades do processo. O objetivo e investigação da problemática foram “Estratégias de inserção da criança na escola em um processo menos doloroso para o desenvolvimento infantil”. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com a técnica de cunho bibliográfico. Verificaram-se entre os estudos categorias comuns, em uma análise conceitual concluiu-se que os envolvidos no processo: criança, pais, professores e instituição precisam ser interagentes. A afetividade e a formação dos educadores, o ambiente escolar e o adequado planejamento para a inserção escolar infantil, são algumas estratégias para a adaptação menos dolorosa e bem sucedida.Monografia Acesso fechado Afetos de professores no início da carreira(2020) Nitschke, Jussara MachadoEste artigo refere-se à entrevista de fonte primária, realizada com quatro professoras de Ensino Fundamental I, inseridas no mercado de trabalho no máximo há dez anos, todas residentes na Grande Florianópolis, Estado de SC. Elas relataram questões sobre os afetos que tiveram no início de sua carreira. O objetivo dessa entrevista foi conhecer e analisar como se constituiu o período inicial na profissão docente em algumas escolas públicas estaduais da Grande Florianópolis - SC. Identificando algumas dificuldades, desafios, seus medos, suas dúvidas, os prazeres que a profissão apresenta para alguns iniciantes. Conhecer um pouco suas opiniões sobre as vivências diante a sua inserção profissional. Essa entrevista foi desenvolvida através de perguntas abertas.Artigo Científico Acesso embargado Alfabetização: uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas em uma escola privada em Boa Vista-Roraima(2020) Peres, Rosane da RosaA presente pesquisa tem como objetivo analisar a continuidade no processo de alfabetização e letramento quando a criança conclui a pré-escola e ingressa no Ensino Fundamental. Considera-se fundamental valorizar o conhecimento que os alunos trazem para então trabalhar os conhecimentos sistematizados e construídos pela humanidade. Ressalta-se que não há como se apropriar da leitura e da escrita desconsiderando o letramento, para isso, o referencial teórico mostra ideias de estudiosos sobre o tema que serviram de base para analisar os dados levantados. A entrevista foi realizada com seis professores que atuam na alfabetização, em Boa Vista/RR. Ainda há muita incoerência entre as falas destas professoras sobre o tema e, com isso, entende-se que é preciso aprender muito sobre o processo de alfabetização e letramento.Estudo de Caso Acesso embargado Aluno com deficiência intelectual síndrome x frágil nas aulas de educação física no sistema regular de ensino na educação municipal de Chapecó(2018) Ecco, Ana ClaudiaA Inclusão é um dos grandes focos de debates no âmbito educacional dos últimos anos, a Educação Física, enquanto membro constituintes de tal espaço encontra-se presente em tal processo, visto que, a mesma é grande influenciada e influenciadora para que a inclusão ocorra. Nesta perspectiva, o presente projeto tem como objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão nas aulas de Educação Física do aluno com Deficiência Intelectual Síndrome X Frágil que frequenta a Escola do Sistema Regular de Ensino da cidade de Chapecó SC. A população e a amostra foi constituída por um aluno com Deficiência Intelectual. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação do aluno, bem como, entrevista semi-estruturada destinadas aos pais, à professora da Escola das aulas de Educação Física. Analisando então os dados coletados, foi possível concluir que a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual no Sistema Regular de Ensino é viável desde que tenhamos consciência da complexidade que envolve tal processo, visto que em torno disso há, ou pelo menos deve haver investimentos e comprometimento por parte dos professores e principalmente dos órgãos governamentais que em tese são ou pelo menos deveriam ser responsáveis por tal processo, além, de fazer-se necessário pesquisar e estudar para que amplie-se o conhecimento e novas perspectivas educacionais sejam desenvolvidas. Deixo então em aberto a possibilidade e o convite a novas pesquisas refere-se ao processo de inclusão, visto que o mesmo está presente no âmbito educacional do qual fazemos parte, bem como do âmbito social, o qual influenciamos e somos influenciados na medida que nele vivemos.Artigo Científico Acesso aberto Arteterapia aplicada à educação infantil(2020) Calixto, Alessandra MendesArt therapy leads to the expression of thoughts or feelings often impossible to express through a single language. This article is structured in three parts. Initially, we make a brief explanation about art therapy applied to early childhood education, in order to contextualize the research. In the second part, we characterize the results from the perspective of Vera Lúcia Trevisan de Souza (2016) and Viktor Lowenfeld (1976). In the third part we discuss the expressions of art and present some considerations about the contribution of art in the child development. This research aims to analyze the contribution and application of Art Therapy in early childhood education through a search for articles national and international, indexed, free access, online, wide access to consolidated databases in academia: EDUBASE, SciELO, Scopus, Web of Science, Google Scholar, from the last 10 years, resulting in 12 articles. Research advances in terms of the importance of art for the child's development and points out the social role of creativity as inseparable characteristic of a resilient, inclusive citizen, above all free, capable of revolutionary acts for individual and collective life and good living.Artigo Científico Acesso fechado O atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos na rede regular de ensino do município de São José – SC(2018) Matos, Ana Paula deEste artigo propõe identificar e analisar como se desenvolve o atendimento educacional especializado (AEE) com alunos surdos na faixa etária de 10 a 17 anos da rede regular de ensino do município de São José – SC. Assim como, conhecer as práticas realizadas, os profissionais que atuam nas salas de AEE, e identificar como esse atendimento está sendo desenvolvido de forma a atender as necessidades dos alunos surdos. Para isso, esta pesquisa caracterizou-se a partir de uma abordagem qualitativa a qual foi possível coletar os dados através de entrevistas semiestruturadas com três professores das redes estaduais e municipais de ensino que atuam nas salas de AEE. A partir das entrevistas foi possível conhecer e identificar as práticas realizadas pelos professores, que reconhecem o AEE como de suma importância para os alunos surdos em seu processo de ensino/aprendizagem.Artigo Científico Acesso embargado Autismo na educação infantil(2017) Silva, Dilvane Fátima DaCompreendendo a importância de uma escola inclusiva que recebe a todos, este artigo apresenta como é visto os primeiros sinais do autismo e como o professor é importante nesta fase. Pois muitos pais, não possuem conhecimento sobre o autismo e quais são esses sinais que seu filho esta apresentando por isso a importância do professor e da escola em geral de visualizar esses sinais e informar a família para que a criança consiga ter um diagnóstico precoce o quanto antes para realizar terapias complementares. Através de um estudo qualitativo, classificada quanto aos objetivos como pesquisa descritiva, foram inqueridos os professores de Educação Infantil dos CEIM BB Criança e EBM André Antonio Marafon de Chapecó, SC, que possuem em suas salas de aulas, alunos portadores de TEA. Em relação ao número de participantes da pesquisa foram composto por 01 em cada escola com diagnóstico de TEA confirmado e 03 em avaliação médica.Artigo Científico Acesso aberto Avaliação da aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva: depoimento pessoal(2023-06) Biondo, Marcia Eliza SalameA inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nas escolas regulares é um tema polêmico, pois essas pessoas sempre foram vistas como incapazes, estando sempre à margem da sociedade. Os debates evoluíram e não se concebe mais discursos preconceituosos e, muito menos, a não aceitação de qualquer tipo de deficiência nas escolas. O presente artigo tem como modalidade de pesquisa o relato pessoal, enriquecido pela pesquisa bibliográfica em artigos científicos que abordam o tema em questão. O objetivo é relatar as experiências pessoais envolvendo a avaliação da aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva e buscar na literatura qual a melhor maneira de conduzir essa avaliação. Com o presente estudo, foi possível concluir que o caminho principal para o êxito de uma avaliação inclusiva passa pela aceitação do sistema educacional como um todo, respeitando, aceitando e incluindo as PcD, vendo-as como cidadãos capazes, com direito à escola e à cidadania.Artigo Científico Acesso fechado A brincadeira na educação infantil para professores de uma escola particular de Castro/PR?(2019) Lucas, Esmarina AparecidaPlaying is of paramount importance to the child. It is in play that it interacts, creates and recreates imaginary worlds. At school, children learn through many activities, such as painting, drawing, learning to live with their peers, and, as children, play is present. In this work I report the objective and the perception about play in childhood for three teachers of early childhood educationArtigo Científico Acesso aberto A brinquedoteca como espaço de reflexão dialógica sobre ciência e tecnologia na educação infantil(2019) Felipe, Luciana Flor CorreaO presente artigo tem por objetivo analisar como a brinquedoteca pode constituir-se num espaço de reflexão dialógica sobre ciência e tecnologia (C&T) na Educação Infantil. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico, com caráter exploratório e descritivo visando obter um amplo conjunto de informações para a definição do quadro conceitual que envolve o objeto de estudo e o esclarecimento da problemática proposta a partir da descrição do fenômeno. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem qualitativa. O resultado principal aponta que a educação infantil e, sobretudo, a brinquedoteca possuem características e peculiaridades que favorecem a reflexão dialógica sobre C&T, pois é nestes locais que estabelecemos a maior parte de nossas relações sociais e é nessa convivência que nos descobrimos e constituímos como seres humanos sociais. Assim, refletir dialogicamente no brincar não significa necessariamente ensinar ciência ou conteúdos a ela inerentes, nem tampouco, introduzir conceitos tecnológicos, significa “brincar com o produto da ciência e da tecnologia” - brinquedo, jogos - e deixar emergir das crianças suas percepções.Artigo Científico Acesso embargado Competência emocional: um estudo de caso na educação infantil pública(2018) Karam, Heloísa da SilvaO presente artigo aborda um estudo de caso realizado no Centro de Educação Infantil Municipal Algodão Doce (Biguaçu, Santa Catarina), que teve como objetivo refletir sobre as situações do dia a dia observadas entre crianças e entre estas e os profissionais da escola, destacando situações do cotidiano escolar em que se pode abordar o desenvolvimento das competências emocionais. As observações foram registradas através de uma escrita-relato descritiva do comportamento dos envolvidos, juntamente com a entrevista da professora regente e o estudo dos documentos da instituição. A partir dos estudos sobre o tema foi possível refletir, apontando possíveis intervenções que contribuirão para o desenvolvimento da consciência, adequação e autonomia emocional.Monografia Acesso aberto Consequências do bullying na vida de pessoas em idade adulta(2021) Alencar Filho, Walter TavaresBullying é um tipo de violência que tem deixado marcas e consequências nas crianças e adolescentes no Brasil e no mundo, mesmo depois de terem deixado os bancos escolares. Essa violência acontece em vários lugares que as crianças e adolescentes se reúnem, mas principalmente onde deviam estar protegidas, a escola. Com o objetivo de se conhecer um pouco mais dessas consequências e como lidaram com elas, foi feita uma pesquisa com 64 homens de um Organização militar na cidade de São Luís. Foi verificado que a maioria das vítimas do bullying não procura ajuda, não informa aos professores nem aos pais. Foi verificado a necessidade dos pais e professores estarem mais atentos ao que acontece com as crianças na escolaArtigo Científico Acesso embargado A contação de histórias na educação infantil(2017) Nascimento, CleoniceThis work, on the topic of storytelling in children's education, had as general objective to understand how the teachers of CMEI Rosana make it possible to approach children with the literature book. For that, a qualitative research was developed that is characterized as a case study. The intention was to know the strategies used for the storytelling in said school; what is the training of teachers in children's literature; to identify how the educators perform the literary work in the daily life of the school, as well as how the exploration of literature and the storytelling by children. Another aspect explored refers to the approach of different possibilities of accomplishment of storytelling, taking into account the space and different practices of motivation and stimulation to the participation of all. To reach the desired objectives, a questionnaire was used as a research tool applied to the teachers and to the school's management. Through the data analysis it was concluded that many difficulties are encountered in CMEI Rosana in relation to the lack of funds, pedagogical materials and even physical space to carry out activities with the quality that teachers would like, but the will and the affection by the children motivate everyone, to the point of being overcome any difficulty and the work with the children's literature is carried out with all the dedication, thus making the practices motivating and pleasurable for the students.Artigo Científico Acesso fechado A contação de histórias no ensino fundamental: fundamentos e planejamentos(2018) Oliveira, Samantha AnicetoContar histórias para crianças é uma forma de construir conhecimento, um momento precioso para que a criatividade, imaginação, interação e diversas outras aprendizagens sejam despertadas. Neste artigo, busca-se compreender como é fundamentado e planejado o momento da contação de história a partir da prática de uma professora do 1ºano do Ensino Fundamental. Para isso, utilizei como fontes observações das aulas, conversas informais e as respostas de um questionário aplicado com a professora. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa empírica, embasada em bibliografias que tratam a respeito da contação de história e literatura infantil. Entre as autoras trabalhadas destacam-se Abramovich (1997), Coelho (1997) e Silveira (2008). Como conclusão, é possível afirmar que a contação de história necessita ter um planejamento prévio, isso facilita e maximiza as possibilidades ligadas a essa atividade, sejam elas de controle da turma ou do estímulo à leitura.Artigo Científico Acesso aberto Contribuições da abordagem Reggio Emillia para a educação infantil(2020) Barroso, Rodrigo Cesar PaesO presente trabalho consiste numa revisão da literatura sobre a abordagem Reggio Emilia e seus princípios para a educação infantil. Buscou- se, através da pesquisa, delinear sete princípios básicos extraídos da práxis e história da abordagem, fornecendo uma base para pesquisa e discussão para a aplicação na educação infantil. Dentre os preceitos reconhecidos observamos a educação que parte de uma imagem da criança, reconhecendo a participação de todo o contexto sociocultural em sua educação, tanto por professores, quanto ambiente, cidade, pais e comunidade.Artigo Científico Acesso aberto Contribuições da comunidade escolar para adaptação e desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas de alunos autistas(2021-11-24) Mariano, Jordane de MelloO principal objetivo deste artigo foi compreender de que forma a comunidade escolar pode contribuir para a adaptação e desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas de alunos com TEA. A metodologia utilizada foi de base qualitativa, devido ao cenário pandêmico que enfrentávamos durante a realização da pesquisa os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários divulgados em redes sociais, que contaram com a colaboração de trinta e quatro famílias e cento e quarenta e nove professores. Os resultados permitiram constatar que ainda há muito que se aprimorar no sistema educacional para considerá-lo inclusivo e que investir na conscientização na Educação Básica permitiria a construção de uma sociedade empática e garantiria um ambiente mais saudável para as pessoas com TEA.Artigo Científico Acesso fechado Crianças com dificuldades na alfabetização: vivências no PLE(2018) Ritta, ElisandraEste artigo apresenta algumas reflexões no processo de alfabetização de crianças do primeiro e segundo anos do ensino fundamental que apresentam dificuldades na alfabetização. Procurou-se entender o processo de desenvolvimento da escrita em que a criança se encontra através de uma pesquisa qualitativa com a intenção de revelar uma situação real em dados descritivos, acompanhando o processo de ensino e aprendizagem de cinco crianças de uma instituição pública no município de São José, SC. A partir dos momentos vivenciados pode-se dizer que há necessidade do/a professor/a conhecer as possíveis etapas pelas quais passa uma criança em processo de alfabetização e, assim, poder qualificar seu ensino oferecendo as crianças com dificuldades a mediação necessária.