Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso embargado Alfabetização: uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas em uma escola privada em Boa Vista-Roraima(2020) Peres, Rosane da RosaA presente pesquisa tem como objetivo analisar a continuidade no processo de alfabetização e letramento quando a criança conclui a pré-escola e ingressa no Ensino Fundamental. Considera-se fundamental valorizar o conhecimento que os alunos trazem para então trabalhar os conhecimentos sistematizados e construídos pela humanidade. Ressalta-se que não há como se apropriar da leitura e da escrita desconsiderando o letramento, para isso, o referencial teórico mostra ideias de estudiosos sobre o tema que serviram de base para analisar os dados levantados. A entrevista foi realizada com seis professores que atuam na alfabetização, em Boa Vista/RR. Ainda há muita incoerência entre as falas destas professoras sobre o tema e, com isso, entende-se que é preciso aprender muito sobre o processo de alfabetização e letramento.Artigo Científico Acesso fechado A escrita de textos numa turma de 1º ano escolar(2018) Pereira, Viviane DiasEste artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação realizada numa turma de 1º ano de uma escola particular de Florianópolis. O objetivo foi analisar a construção de textos escritos, destacando as propostas para que a criança se expresse por escrito e a verificação da produção delas já que ainda não estão alfabetizadas. Como esta pesquisa ocorreu concomitantemente ao Estágio no Ciclo de Alfabetização, os dias de observação na turma tiveram como foco a coleta de textos produzidos a partir da proposta da professora e a intervenção na realidade foi planejada e realizada no período da docência do estágio.Artigo Científico Acesso aberto A leitura no processo de alfabetização numa turma de 2° ano(2018) Gaspar, Fernanda RibeiroThrough bibliographic studies, it was observed the importance of reading in the literacy process. This article indicates how it is worked in a class of the second year of elementary school of a municipal school in the city of Tubarão. The present study, carried out in conjunction with the stage in the literacy cycle of the pedagogy course, analyzed reading in the classroom, as well as contact with storytelling and several textual genres. Thus, through an action research, some characteristics of the reading routine of these students were observed and, from this analysis, an action plan was created that improved the reading practices of this class.Artigo Científico Acesso aberto A relação entre a variação linguística de alunos oriundos de outras regiões brasileiras e as dificuldades no processo de alfabetização(2018) Santos, Gigliola Guillet dosO presente trabalho tem a intenção de colaborar com a educação de crianças no nível de alfabetização, bem como dos seus docentes. Dessa forma, visa a identificar e analisar como as variações linguísticas regionais interferem na alfabetização de crianças que mudaram de estado e de escola. Busca-se tecer uma breve reflexão sobre a formação do docente alfabetizador. O trabalho é de cunho exploratório, fora efetuado por meio de um questionário com alunos e professores de uma escola de ensino fundamental do Rio de Janeiro, também, tem caráter bibliográfico, pois é pautado nas discussões de Neves e Santana (2015), Barrera e Maluf (2004), Tarallo (2007), Cagliari (2011), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005) entre outros. Ao docente cabe a busca de uma formação continuada atual e consistente, para que esteja apto a lidar com as variações linguísticas apresentadas pelos alunos no cotidiano escolar.