Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Assunto "Adolescentes"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso embargado Um estudo do projeto de vida profissional de adolescentes do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual em uma cidade do sul de Santa Catarina(2019) Berti, Vanessa MartinsThe adolescence is a phase characterized for changes and choices that will start the adult phase. The project of professional life it's between these choices to be made, mainly when talking about the High School students. Therefore, this article aims to describe how adolescents from the state school system build their professional life project when they are in their third year of high school. Characterizing as an exploratory, qualitative and field research, semistructured interviews were conducted with twelve students. With the content analysis, it was possible to verify that the construction of these adolescents' professional life project becomes possible based on family support and self-knowledge that the subject has at his disposal. Moreover the financial factor is something that directly influences your choice between a profession or another.Artigo Científico Acesso aberto Habilidades sociais e problemas de comportamentos em adolescentes na perspectiva dos pais(2023-06-27) Martins, Lara dos ReisEsta pesquisa tem por objetivo identificar a perspectiva dos pais acerca de habilidades sociais e problemas de comportamentos de seus filhos adolescentes. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa com a aplicação de um questionário online, do qual participaram 13 mães e 2 pais com filhos de 12 a 15 anos. Os resultados indicam alguns comportamentos internalizantes e/ou externalizantes dos filhos como preocupantes, dentre eles: a ansiedade, timidez e pouca interação com o meio social. Conclui-se a importância desta pesquisa por permitir identificar as percepções dos pais acerca dos comportamentos internalizantes e/ou externalizantes dos filhos, além de direcionar para a necessidade de os pais estarem mais atentos a situações escolares e ao cotidiano dos filhos, como as amizades, tarefas e lazer. Entende-se que são importantes novas pesquisas com a finalidade de alcançar maior número de participantes. Além disso, sugere-se que sejam realizadas novas pesquisas que possam problematizar habilidades sociais paternas/maternas e habilidades sociais dos filhos (crianças/adolescentes) na perspectiva deles e dos pais (respectivamente), proporcionando assim, ampliação da compreensão da construção de tais habilidades e as possibilidades de psicoeducação e intervenção.Artigo Científico Acesso embargado Musicoterapia: uma estratégia de autorreflexão na vida de adolescentes em situação de vulnerabilidade social(2020) Figueredo, Gabriele Simião deA vulnerabilidade social ocupa um grande espaço na sociedade. É possível identificá-la em desvantagens, tanto econômicas como sociais, necessidades não atendidas, insegurança e a incapacidade para lidar com as situações. O presente artigo teve como objetivo identificar como a musicoterapia pode servir como estratégia de autorreflexão para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa, na qual foram utilizados artigos de campo e relatos de experiência. A análise de literatura foi desenvolvida nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico. Foram localizados apenas três artigos nas referidas bases, publicados nos últimos dez anos, que correspondiam aos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados mostram que a musicoterapia pode ser uma importante e benéfica aliada para atender adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, compreendendo que a mesma tem como objetivo desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que se possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.Artigo Científico Acesso fechado Perfil de consciência emocional em adolescentes com TDAH e adolescentes sem o diagnóstico.(2018) Paes, Gabriela RosaThis article presents research that aims to analyze the emotional consciousness profile in adolescents with ADHD and adolescents without this diagnosis. The Emotional Consciousness Questionnaire was used which was presented in the book Emotional Education (1998) by Claude Steiner, with six (6) adolescents, three (3) of which were diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and three (3) without ADHD. The resulting analysis shows that both groups are in an average consciousness profile. Considering the level of each aspect that make up the profile, the results show some important points in the emotional awareness of the participants, indicating similarities and differences between the groups, although in different groups, both are in the adolescent phase.Artigo Científico Acesso embargado A perspectiva de vida de adolescentes de 12 a 18 anos em situação de acolhimento institucional(2018) Epifânio, Mayra Carla FelisbinoA presente pesquisa teve como objetivo geral, investigar a perspectiva de vida de adolescentes de 12 a 18 anos em situação de acolhimento institucional. A pesquisa foi aplicada com adolescentes que se encontravam dentro dos critérios estabelecidos, ou seja, que tinham idade entre 12 a 18 anos e estavam em situação de acolhimento institucional, sendo realizada em Criciúma, Santa Catarina. Foram investigados os seguintes aspectos: como foi a chegada do adolescente no abrigo; se houve dificuldades na adaptação do adolescente abrigado; qual o significado de família para os pesquisados e a sua expectativa em relação a uma família; e quais eram os planos futuros dos adolescentes. As respostas dos entrevistados foram caracterizadas quanto à chegada no abrigo; dificuldades na adaptação; significado de família e a expectativa em relação a uma nova família; e planos para o futuro. A análise dos resultados, evidencia que os adolescentes entrevistados em sua maioria, ficaram assustados ao chegarem no abrigo, pois não sabiam o que aconteceria e por se tratar de um ambiente novo, com isso, alguns tiveram dificuldades para se adaptar devido as regras e pelo afastamento do convívio familiar; outros não apontaram dificuldades. Eles tiveram certa resistência ao falar sobre o significado e a expectativa em relação a uma família, visto ser um assunto delicado para os mesmos. Com exceção de uma adolescente, todos os outros entrevistados têm planos para o seu futuro, planejam se formar e constituir uma família. Os adolescentes entrevistados, falam sobre a sua vida, no abrigo e fora dele, e versam como se sentem vivendo neste ambiente.Artigo Científico Acesso embargado Representação social do ingresso em universidades públicas e privadas por alunos de ensino médio de uma escola pública de Laguna/SC(2019) Francisco, Mirelle JoãoO objetivo desta pesquisa é identificar a representação social do ingresso em universidades públicas e privadas por alunos de ensino médio de uma escola pública de Laguna/ SC. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, classificada como pesquisa de campo de levantamento. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 43 estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Laguna, dos períodos matutino e vespertino com idades entre 14 e 18 anos. Os dados da questão 4 foram submetidos ao software Iramuteq para análise quantitativa, os demais dados foram tabulados em relação a frequência das respostas e calculados os respectivos percentuais e exibidos através de tabelas e gráficos feitos manualmente. A análise dos resultados indica uma imagem das pessoas que frequentam a universidade como sendo estudiosas, em busca de um futuro melhor. Concluiu-se com esta pesquisa que a representação social dos estudantes participantes quanto ao ingresso em universidades é de que, com muito estudo e aprendizado, é possível atingir seus objetivos, pensando em um futuro, conquistando uma profissão, conseguindo um emprego e sendo alguém na vida. As conversas informais construídas no dia-a-dia desses estudantes foram cruciais para elaboração dessa representação.Artigo Científico Acesso embargado Todos os Seres Humanos Nascem Livres e Iguais em Dignidade e Direitos: Representação Social dos Direitos Humanos Produzidas por Adolescentes em Pesquisas Nacionais(2022-06-30) Yamasaki, Cecilia YokoEste artigo consiste em uma pesquisa de revisão bibliográfica entre os períodos de 2017 até 2022 sobre a representação social dos direitos humanos produzidas por adolescentes. Foram considerados os artigos de pesquisas de campo, encontradas nas bases de dados de acesso livre. Destacaram-se as relações existentes entre a atitude e comportamento dos adolescentes relacionados aos direitos humanos. Os resultados indicam que os estudantes, apesar da falta de familiaridade conceitual dos direitos humanos, sabem reconhecer ou compreender os direitos básicos, especialmente em relação ao convívio social, à estrutura e qualidade dos espaços que vivem e às reivindicações como sujeitos de direitos e protagonistas das suas próprias histórias. No que concerne aos posicionamentos e ações, os sentimentos e crenças dos adolescentes se mantém em constantes transformações, diante da necessidade de defender a vida em comum, ameaçada pelos retrocessos e violações de direitos ainda presentes. É preciso destacar que os resultados levam à reflexão da atuação profissional da psicologia como parte determinante da constituição do ser humano em relação à defesa dos direitos humanos.Artigo Científico Acesso aberto O uso do smartphone por adolescentes: a percepção dos pais(2020) Costa, Marisel EstevãoThe development of networked technological resources facilitated the dissemination of information, and the way people interact with them; in this context, young people are considered the share that most uses the internet; That is why this research aimed to identify the perception of parents regarding the use of technology, through the use of the smartphone, by their adolescent son. To this end, they were asked about the frequency of use, how this frequency interferes in the school, social and family environment of their children, how they evaluate the benefits and harms of the use of technology and what type of guidance they provide to their adolescent children. Thus, based on the content analysis technique, the results highlight the relevance of the theme, due to the impact on the behavior that the indiscriminate and excessive use of technology can cause. From the results it can be inferred that the use of technology through the smartphone has both benefits and harms. It will depend on the guidance they receive, the limits that are imposed, and the monitoring they have regarding their use of the content they access, in order to be more influenced by one or the other