Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Assunto "escola pública"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto O degrau cinza e branco da escola: uma reflexão sobre a psicologia e a escola pública(2023-12) BAULER, Bruno Felipe; MODANESE, Gabriel Antonio; REGIS, Anna Carolina; SANTOS, Gabriela Araujo dosEste trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar o papel da escola pública na vida dos estudantes. Para isso, foram realizadas pesquisas referentes a escola pública, o papel do psicólogo nesse ambiente e a percepção dos alunos sobre esses locais. O método de pesquisa utilizado foi de revisão bibliográfica e foram selecionados 19 artigos para a formulação deste trabalho. Os artigos analisados foram publicados entre os anos de 2021 e 2023 (nas bases de dado SciElo e Capes), com os termos ''psicologia'' e ''escola pública''. Analisando os resultados nota-se predominância de publicações nas regiões do sudeste e centro-oeste, sem nenhum artigo publicado nas regiões do norte e nordeste. O maior número de trabalhos identificados foram publicados no ano de 2021. Conclui-se que o papel do psicólogo nesse meio tem sua importância no momento de dar voz ao estudante e trabalhar como um mediador entre a saúde mental e as instituições de ensino, trabalhando com a não medicalização e com novas estratégias para amplificar a obtenção de conhecimento dos alunos por meio de um trabalho interdisciplinar com professores.