Educação Física
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Navegando Educação Física por Assunto "educação física escolar"
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Monografia Acesso aberto Paulo Freire e o corpo consciente em educação física escolar: um olhar reflexivo a partie da pedagogia da esperança(2023-11) SILVEIRA, Cristian Saul; WELTER, Luis Henrique; SANCHES, Tamily do PradoEste Trabalho de Conclusão de Curso, investigou o tema Paulo Freire e o corpo consciente em “Educação Física Escolar: um olhar reflexivo a partir da pedagogia da esperança”. O problema de pesquisa abordo, quais são as contribuições de Paulo Freire sobre o corpo consciente a partir da Pedagogia da Esperança para a Educação Física Escolar? O objetivo geral foi investigar quais são as contribuições de Paulo Freire sobre o corpo consciente a partir da obra Pedagogia da Esperança para a EFE. A pesquisa sinalizou que são inúmeras as contribuições de Paulo Freire sobre o corpo consciente para a EFE como ficou evidenciado na pesquisa. A metodologia traz uma revisão bibliográfica através do levantamento das produções publicadas, em forma de livros, revistas, artigos, entre outras, para oportunizar ao pesquisador ter contato direto com o tema escolhido. (MARCONI; LAKATOS, 2011) A pesquisa permitiu o contato com 15 artigos científicos que teve como descritor “Educação Física Escolar e Paulo Freire”. A partir do contato com os diferentes autores pesquisados na área da EFE, observou-se que eles abordam a importância da teoria e prática de Paulo Freire para a EFE sob diferentes movimentos, sem desconsiderar o conhecimento específico da área. Pode-se destacar além do corpo consciente como possibilidade de relações no mundo e com o mundo; ação/reflexão como base dos ensinamentos Freirianos; a práxis; o diálogo; conscientização; pois através destas categorias e outras, que o homem conhece o mundo e o transforma. Freire reflete que devemos estimular o conhecimento pela educação problematizadora, para superar a “educação bancária” e oportunizar aos educandos serem seres curiosos e ambiciosos, tornando-os mais críticos e preparados para ler o mundo. A pesquisa realizada desvela como a EFE pode transformar a prática pedagógica quando o currículo cultural é trabalhado e fundamentado nos pressupostos freirianos. Paulo Freire deixou contribuições fundamentais sobre o corpo consciente para complementar a Educação Física Escolar como uma prática pedagógica conscientizadora, transformadora e libertadora.