Teses e Dissertações
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Navegando Teses e Dissertações por Assunto "Análise fílmica"
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Dissertação Acesso aberto Duna de Herbert, Laurentiis e Lynch: aspectos de adaptação da primeira versão cinematográfica do romance(2023-04-27) Dias, AlexandreEsta dissertação tem o intuito de aprofundar aspectos do filme Duna, longa-metragem lançado em 1984 e dirigido por David Lynch, que é derivado do romance publicado por Frank Herbert em 1965. A principal via para cumprir essa meta é a análise da obra por meio dos estudos da adaptação, que proporcionam um entendimento mais claro de todos os fatores que a cercam. Nesse sentido, mergulhar no aporte teórico em questão é fundamental para abordar os protagonistas envoltos do objeto: a dupla já citada e os produtores do projeto, pai e filha, Dino e Raffaella De Laurentiis. Com essa estrutura, a pesquisa se entremeia nas características fílmicas do trabalho do quarteto, ressaltando como pontos técnicos e narrativos do projeto condizem com as identidades profissionais dessas pessoas e quesitos contextuais e relativos ao mundo das artes. Além disso, também dentro do que se refere a contextos, é necessário rememorar e destrinchar histórias de bastidores que foram primordiais para dar vida ao que os espectadores conferiram nos cinemas há quase 40 anos atrás.Dissertação Acesso aberto Ecos marxistas na obra do Grupo Dziga Vertov: atrações, ideologia, distanciamento e desvio(2023-10) Bronzeri, MuriloO Grupo Dziga Vertov foi um coletivo de cineastas criado, em 1968, por Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin, e que se dissolveu em 1972. O coletivo também surge logo após os eventos do Maio de 68 na França. Os filmes do Grupo Dziga Vertov tiveram muitos temas políticos que dialogavam com a esquerda francesa da época. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a filmografia do Grupo Dziga Vertov e encontrar “ecos”, ou seja, rastros, vestígios, de elementos marxistas em tais filmes. O corpus da pesquisa inclui quatro filmes do grupo: Sons britânicos, Lutas na Itália, Tudo vai bem, e Aqui e acolá, questionando-os a partir da “montagem de atrações” de Eisenstein (1988); o ensaio Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado, de Louis Althusser (1980); o “distanciamento” de Bertolt Brecht (1978); e o “desvio” de Guy Debord (1956). Para tanto, o trabalho divide-se em duas partes: um mapeamento bibliográfico conceitual e de contextualização histórica, seguido pela análise da filmografia, que se inspira na proposta de Manuela Penafria (2009). Mesmo que o Grupo Dziga Vertov já tenha sido estudado por outros autores, estudá-lo continua sendo uma oportunidade de colaborar com os estudos já existentes sobre o grupo. Além disso, os filmes do Grupo Dziga Vertov são obras que demoraram para chegar ao Brasil, já que foram exibidos pela primeira vez em 2005, e esse estudo pode inspirar cineastas a explorarem novas formas de expressão e fomentar discussões em torno de filmes sobre a realidade brasileira.