Ciências Biológicas - licenciatura
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Navegando Ciências Biológicas - licenciatura por Assunto "Educação ambiental"
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Monografia Acesso aberto Educação ambiental e alimentar através de hortas escolares : uma revisão integrativa(2021-12-13) Santana, Daiane MoreiraO presente trabalho objetiva debater as questões referentes à implantação e manutenção de hortas em espaços escolares, trata-se de uma revisão bibliográfica acerca do universo das hortas nos espaços escolares buscando conhecer a interdisciplinaridade que pode ser propiciada pelas hortas por meio da abordagem de como se dá a relação do homem com a terra, para compreender a relação do homem com a natureza, para ajudar a entender os aspectos que permeiam a educação nutricional alimentar e ambiental, por conta de alunos sem consciência alimentar e dos descuidos ambientais. Em vista da possibilidade de potencializar o ensino de educação ambiental, educação nutricional e alimentar e aferir se há ganhos enquanto recurso pedagógico buscando expor a relação humana com o meio ambiente, a relação do homem com a terra de importância na educação ambiental levando os seres a construir a sustentabilidade necessária para o equilíbrio planetário, a horta enquanto recurso didático é um aliado tanto para desenvolver novas habilidades quanto para potencializar as já existentes, nos trabalhos desempenhados nas etapas de implantação e de manutenção com um contato direcionado por ações que são capazes de gerar prazer e participação coletiva rumo a alimentação saudável, a conscientização dos indivíduos a caminho do seu pleno desenvolvimento pessoal e coletivo, enquanto potencializadora da cognição.Artigo Científico Acesso aberto Educação sexual e ambiental: da saúde humana à saúde do planeta(2022-11) Matos, Eratostenes NascimentoO presente trabalho é proveniente de uma pesquisa científica com o objetivo dialogar sobre a importância da oferta de uma Educação Sexual e Ambiental significativa para a sociedade estudantil. Método: pesquisa de caráter qualitativo, realizada com docentes do Ensino médio, sendo necessário o uso de formulário, para obtenção de dados para o desenvolvimento do presente trabalho, contendo perguntas abertas sobre os temas Educação Sexual e Ambiental. Resultados: participaram da pesquisa 17 docentes do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, localizado na cidade de Tucano-BA. Os quais deram suas contribuições acerca da importância ou não, dos temas transversais do presente trabalho, serem trabalhados nos espaços educacionais, além de pontuar suas estratégias para trabalhar tais temáticas, ou até mesmo como reagiriam mediante às perguntas referente a temas que não fazem parte dos conteúdos da aula. Ademais, também foi dialogado sobre influência das metodologias ativas na aprendizagem, bem como também os materiais que os educadores(as) utilizam para dar sustentação aos conteúdos que são discutidos em sala e para tornar a aprendizagem o mais significativa possível. Assim, promovendo uma formação em que os estudantes estão sendo preparados para lidar com os problemas atuais existentes no mundo. É válido destacar que houve uma divisão de opiniões e posicionamentos, já que alguns docentes consideram importante trabalhar tais temas, mas ao mesmo tempo não se sentem confortáveis ou aptos para trabalhar tais temáticas. Outros se sentem confortáveis e aptos, no entanto, não considera necessário trabalhar tais conteúdos em sala de aula.