Ciências Biológicas - licenciatura

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação sexual e ambiental: da saúde humana à saúde do planeta
    (2022-11) Matos, Eratostenes Nascimento
    O presente trabalho é proveniente de uma pesquisa científica com o objetivo dialogar sobre a importância da oferta de uma Educação Sexual e Ambiental significativa para a sociedade estudantil. Método: pesquisa de caráter qualitativo, realizada com docentes do Ensino médio, sendo necessário o uso de formulário, para obtenção de dados para o desenvolvimento do presente trabalho, contendo perguntas abertas sobre os temas Educação Sexual e Ambiental. Resultados: participaram da pesquisa 17 docentes do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, localizado na cidade de Tucano-BA. Os quais deram suas contribuições acerca da importância ou não, dos temas transversais do presente trabalho, serem trabalhados nos espaços educacionais, além de pontuar suas estratégias para trabalhar tais temáticas, ou até mesmo como reagiriam mediante às perguntas referente a temas que não fazem parte dos conteúdos da aula. Ademais, também foi dialogado sobre influência das metodologias ativas na aprendizagem, bem como também os materiais que os educadores(as) utilizam para dar sustentação aos conteúdos que são discutidos em sala e para tornar a aprendizagem o mais significativa possível. Assim, promovendo uma formação em que os estudantes estão sendo preparados para lidar com os problemas atuais existentes no mundo. É válido destacar que houve uma divisão de opiniões e posicionamentos, já que alguns docentes consideram importante trabalhar tais temas, mas ao mesmo tempo não se sentem confortáveis ou aptos para trabalhar tais temáticas. Outros se sentem confortáveis e aptos, no entanto, não considera necessário trabalhar tais conteúdos em sala de aula.
  • Monografia Acesso aberto
    Discência e a sua responsabilidade socioambiental
    (2022-06-17) Almeida, Sterfany
    A sociedade do consumo dilapida a cada dia os recursos naturais ainda disponíveis no planeta. Se continuar neste ritmo, pouco sobrará para gerações futuras. Aquecimento global, efeito estufa, diminuição da emissão de gases poluentes, acordos intercontinentais, entre outros, são temas tratados desde a década de 1970, em fóruns, conferencias e painéis mundiais que tratam do assunto sobre a destruição dos recursos naturais e dos efeitos nocivos que a exploração excessiva e desregrada tem causado a natureza em todos os aspectos. Desde então, tem sido orientado que a Educação Ambiental (EA) nas escolas é uma das saídas para a sonhada consciência ambiental, visto que é nas escolas como um espaço de múltiplas vivências que se constrói a educação socioambiental com o objetivo de transcender os muros da escola, chegar a comunidade e transcender além das mesma. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo colocar o discente não como um mero agente coadjuvante desse processo de múltiplas transformações, mas sim analisando-o como a peça mais importante do processo de formação individual e a sua contribuição para o equilíbrio social que leve a almejada consciência socioambiental, como forma de garantir qualidade de vida as futuras espécies no planeta.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação ambiental: importância da reciclagem
    (2022-06-27) Santos, Lavínia Macedo
    RESUMO A educação e base fundamental para a formação de seres humanos, seja na escola com a educação formal ou até mesmo em “casa” de maneira informal. A transmissão de conhecimento sobre meio ambiente vem com a tentativa de melhorar os hábitos das pessoas, para que no futuro os desastres ecológicos tenham um menor impacto na vida dos seres humanos, fauna e flora. A educação, por sua vez, vem introduzindo nas escolas seja por meio de ações, roda conversas e palestras, formas de diminuir a exploração de recursos naturais e a poluição, tentando fazer com que as pessoas observem com mais atenção que o meio ambiente o qual e primordial para manutenção da vida, são as pequenas atitudes que buscam mudar o cenário pode começa simplesmente fechando a torneira enquanto escova os dentes. Dessa forma, a educação ganha destaque dentro da sociedade buscando melhorias para as futuras gerações, pequenas ações do nosso cotidiano podem ter mulatíssima utilidade para a terra. A reciclagem vem com o intuito de reaproveitar boa parte de resíduos que seriam jogados no meio ambiente, causando poluição aos solos, águas e ar, serve também para evitar a extração de nova matéria-prima reduzindo o impacto ambiental, esses procedimentos que vão desde a separação do lixo ate a transformação em um novo produto, serão as pequenas atitudes que iram mudar o futuro. Palavras-chaves: Educação, Meio Ambiente, Reciclagem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Evasão escolar e seu impacto social
    (2022-05-23) Martins, Carla; Souza, Eliane; Oliveira, Felipe; Macedo, Miquéias
    O presente artigo tem como objetivo compreender as causas da evasão escolar, bem como esclarecer e trazer à tona problemáticas que enfatizam que a evasão escolar é um dos maiores problemas sociais. Trazendo uma perspectiva sobre família, estado e escola. O artigo segue defendendo a necessidade de não se atribuir um único culpado com relação as esferas presentes da educação (família, escola e estado). Os resultados obtidos através da pesquisa exploratória e bibliográfica demonstram a imensidão de causas e consequências da evasão escolar, e o quão complexo e delicado o tema se torna. Sobre a ótica da responsabilidade da formação educacional dos educandos. Este artigo enfatiza a importância da união entre Escola, família, comunidade, e estado, pois somente dessa maneira é que males como a evasão escolar podem ser amenizados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Evasão escolar e seu impacto social
    (2021-12-13) Martins, Carla; Souza, Eliane; Oliveira, Felipe; Macedo, Miqueias
    O presente artigo tem como objetivo compreender as causas da evasão escolar, bem como esclarecer e trazer à tona problemáticas que enfatizam que a evasão escolar é um dos maiores problemas sociais. Trazendo uma perspectiva sobre família, estado e escola. O artigo segue defendendo a necessidade de não se atribuir um único culpado com relação as esferas presentes da educação (família, escola e estado). Os resultados obtidos através da pesquisa exploratória e bibliográfica demonstram a imensidão de causas e consequências da evasão escolar, e o quão complexo e delicado o tema se torna. Sobre a ótica da responsabilidade da formação educacional dos educandos. Este artigo enfatiza a importância da união entre Escola, família, comunidade, e estado, pois somente dessa maneira é que males como a evasão escolar podem ser amenizados.
  • Monografia Acesso fechado
    Educação Ambiental: práticas sustentáveis no contexto escolar
    (2021-12-13) Santos, Kaiala Maximiano dos
    A sociedade contemporânea enfrenta problemas ambientais que prejudica todo o Planeta e por isso precisamos pensar na resolução desses problemas, problematizando a relação do ser humano com a natureza. A educação tem um papel social importante na formação da cidadania e pode contribuir para a conscientização do aluno sobre essas questões ambientais. Dessa forma, essa pesquisa discute sobre a educação ambiental e investiga como as práticas pedagógicas sustentáveis na escola podem contribuir para a conscientização dos alunos do ensino fundamental dos anos iniciais. Para esse alcance, a pesquisa está estruturada em conhecer a história da educação ambiental no Brasil e seus avanços em termos legais com ênfase para o ensino formal, para isso utiliza a revisão integrativa como metodologia e a partir elucidar com a pesquisa que a educação ambiental nas escolas pode contribuir para o despertar sobre as questões ambientais nos alunos, por meio da vivência das práticas pedagógicas pensadas na construção de uma sociedade sustentável.
  • Monografia Acesso aberto
    Horta escolar e agricultura familiar: revisão integrativa
    (2021-12-16) Santos, Joselice jesus dos
    A horta escolar contribui para com inúmeras finalidades dentro do ambiente escolar, possuindo metodologias que podem ser aplicadas em todas as escolas, servindo também de campo para as aulas práticas em todas as disciplinas, além de produzir alimentos naturais para a merenda escola, contribuindo para o fortalecimento da cultura do agricultor familiar. Alimentação saudável, educação ambiental e sustentabilidade são os princípios que devem ser trabalhados dentro da horta escolar, mostrando a importância da agricultura familiar, como também a importância em manter a natureza em equilíbrio com o ser humano. A pesquisa foi realizada através de uma revisão integrativa com pesquisas em plataformas que apresentassem temáticas que abordassem a horta escolar e suas contribuições para a formação de cidadãos conscientes, como também a sua importância para agricultura familiar, resgatando, assim, os meios culturais do agricultor familiar. Nessa pesquisa foram selecionados 10 artigos no período de 13 anos (2008 a 2021). Os artigos selecionados abordam a importância da hortar escolar para a educação ambiental, suas contribuições na cultura do agricultor familiar e na sustentabilidade, sendo uma ótima ferramenta pedagógica para se trabalhar em todas as disciplinas.
  • Monografia Acesso fechado
    As consequências da pandemia de covid-19 no processo de ensino-aprendizagem
    (2021-12-16) Oliveira, Rosanete Brito de
    O presente trabalho tem como objetivo: analisar as consequências da pandemia no momento atual da educação. Para tanto, foi usada a metodologia predominantemente qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, sendo realizada uma abordagem a respeito da problemática que surgiu no cenário educacional durante a pandemia de covid-19. Propõe-se, assim, discutir acerca dos desafios no processo de ensino- aprendizado durante a pandemia, como também abordar os mecanismos utilizados para solucionar a problemática gerada pelo isolamento social no setor educacional.
  • Monografia Acesso fechado
    A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativa
    (2021-12-16) Santana, Eugênio Jesus
    A pesquisa configurada nesta monografia procurou analisar a dinâmica do currículo escolar no ensino de Ciências na cidade de Tucano-BA e relacionar teoria e prática para a construção curricular de Ciências. Nessa perspectiva, a questão-problema que serve como fio condutor para a pesquisa aqui pretendida envolve “Como relacionar teoria e prática durante as aulas de ciências visando o desenvolvimento da proposta curricular para a construção do conhecimento e da aprendizagem do estudante”?. A pesquisa ora realizada tem cunho qualitativo e de orientação bibliográfica, visto que descreve de forma refinada os aspectos relevantes sobre o contéudo em estudo. As compreensões que emergem nota-se a preocupção em evidenciar os entrelaçamentos entre currículo e teoria-prática nos princípios educativos das aulas de ciências, tendo em vista compreensões de que ambas apresentam especificidades e podem inferir na formação crítica do sujeito. No entanto, entende-se que relacionar currículo e teoria-prática ainda é um desafio, e vai exigir um espaço/tempo para poder dialogar sobre práticas, concepções, certezas e incertezas para atingir tal relação.
  • Monografia Acesso aberto
    Contribuições da educação ambiental para conservação da caatinga
    (2021-12-15) Pereira, Valdirene Miranda
    A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro com vasta biodiversidade. O bioma passa por um contínuo e sistemático processo de degradação ambiental, desde o seu processo de ocupação, e merece alerta sobre seu atual estado de conservação e a urgência de ações sistemáticas para preservar o bioma. A conservação do meio ambiente depende diretamente da conscientização e da mudança de hábitos das pessoas. A Educação Ambiental promove uma conscientização do que realmente pode-se entender sobre o que é sustentabilidade, e a partir daí formar cidadãos críticos e conscientes de seus deveres para a manutenção do bioma em que está inserido (nível regional) e partir para nível planetário. E por isso é importante que a mesma faça parte do currículo escolar, integrar programas de educação ambiental nas escolas proporciona a aproximação do estudante com a natureza, fazendo com que este perceba que também faz parte do meio ambiente e que, cabe a ele, protegê-lo. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão integrativa em plataformas bibliográficas para verificar a importância do ensino de Educação Ambiental visando a formação de alunos comprometidos com o processo de conservação do bioma Caatinga. Em resultados da revisão foram encontradas 18 publicações no período de 18 anos nos anos de 2022 a 2020. As publicações abordam como a educação ambiental é essencial no âmbito escolar visando à formação de cidadãos críticos e conscientes quanto ao uso sustentável dos recursos do seu bioma e, além disso, de como a caatinga necessita de atenção governamental para ampliar e disseminar os conhecimentos sobre a mesma. E assim, por meios de políticas públicas desenvolverem planejamentos/estratégias de conservação eficazes e duradouros.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação ambiental e alimentar através de hortas escolares : uma revisão integrativa
    (2021-12-13) Santana, Daiane Moreira
    O presente trabalho objetiva debater as questões referentes à implantação e manutenção de hortas em espaços escolares, trata-se de uma revisão bibliográfica acerca do universo das hortas nos espaços escolares buscando conhecer a interdisciplinaridade que pode ser propiciada pelas hortas por meio da abordagem de como se dá a relação do homem com a terra, para compreender a relação do homem com a natureza, para ajudar a entender os aspectos que permeiam a educação nutricional alimentar e ambiental, por conta de alunos sem consciência alimentar e dos descuidos ambientais. Em vista da possibilidade de potencializar o ensino de educação ambiental, educação nutricional e alimentar e aferir se há ganhos enquanto recurso pedagógico buscando expor a relação humana com o meio ambiente, a relação do homem com a terra de importância na educação ambiental levando os seres a construir a sustentabilidade necessária para o equilíbrio planetário, a horta enquanto recurso didático é um aliado tanto para desenvolver novas habilidades quanto para potencializar as já existentes, nos trabalhos desempenhados nas etapas de implantação e de manutenção com um contato direcionado por ações que são capazes de gerar prazer e participação coletiva rumo a alimentação saudável, a conscientização dos indivíduos a caminho do seu pleno desenvolvimento pessoal e coletivo, enquanto potencializadora da cognição.
  • Monografia Acesso aberto
    Sistemas agroflorestais no Brasil e seus efeitos econômicos e ambientais
    (2021-12-15) Silva, Ivanildo
    RESUMO O presente trabalho objetiva debater as extensões do desenvolvimento da agricultura desde os primórdios da humanidade pelo Homo sapiens sapiens, passando pela inclusão da tecnologia na agricultura, Revolução Verde, até chegar nos Sistemas Agroflorestais (SAFs), que buscam viabilizar a produção de alimentos, proporcionando melhoria nos aspectos voltados para conservação dos recursos naturais, afim de apontar métodos e alternativas para a produção de alimentos aliadas a preservação ambiental. Para isso foi realizada uma revisão de literatura integrativa, buscando nas principais bases de dados online, artigos, dissertações e teses publicadas nos últimos 10 anos e reconhecidas cientificamente. Diante de todo conteúdo levantado e analisado, pode-se concluir que ainda é cedo decidir um método totalmente eficaz visando à preservação ambiental, pois, todos os métodos criados até agora apresentam seus bônus e seus ônus. Cabe agora estudarmos e avaliarmos qual caminho, causa menos impacto ambiental e seguir um panorama de adequação das falhas em busca de um método com pelo menos 85% de eficácia e eficiência. Os SAFs são uma opção de uso da terra para aliar a estabilidade do ecossistema visando à eficiência e otimização de recursos naturais na produção de forma integrada e sustentada, mas ainda requer muito estudo para alcançar o êxito esperado.