Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "adolescência"
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Monografia Acesso embargado Mídia e comportamento alimentar na adolescência: reflexos da exposição midiática na formação da autoimagem e hábitos alimentares(2023-06-15) Avelar, Ana; Magalhães, Bruna; Gonçalves, Bruna; Pereira, RaianeEste projeto tem como tema a influência da mídia e comportamento alimentar na adolescência especificamente nas adolescentes diagnosticadas com a bulimia nervosa. A mídia, expressão utilizada no Brasil para se referir ao conjunto de meios de comunicação voltados à divulgação de informações, desempenha um papel de extrema importância nos dias de hoje. Ela tem o poder de criar e divulgar ideias, influenciar comportamentos e, consequentemente, exercer uma função ideológica significativa sobre toda a sociedade (BITTAR; SOARES, 2020). A bulimia nervosa (BN) é um transtorno alimentar específico duradouro e geralmente começa no final da adolescência. Foi descrita por Gerald Russell em 1979. Caracteriza-se pelo consumo rápido e compulsivo de grandes quantidades de alimentos, seguido pela busca de métodos purgativos por meio de vômitos, uso de laxantes e diuréticos e períodos sem purgação como por exemplo os jejuns pelo medo de engordar (BALATA et al., 2008). Portanto, partindo do propósito de refletir sobre os impactos das mídias no comportamento dos adolescentes, é preciso, primeiramente, entender o que é adolescência a partir de seus aspectos fisiológicos, psicológicos e socioculturais que marcam uma fase importante na vida do sujeito. Pode-se dizer que a adolescência é um período complexo que tem origem da palavra latina “ADOLESCENTIA”, que significa período da vida humana entre a infância e a fase adulta. Esta fase é marcada pelas transformações biológicas, comportamentais, psicossociais e na autoimagem (FROTA, 2007)Monografia Acesso aberto O uso das redes sociais por meninas pré-adolescentes e os impactos causados no desenvolvimento da autoimagem(2023-12) SILVA, Ana Clara Moreira; SANTANA, Letícia Matos dos Santos; REIS, Lorena Batista Coelho dos; FERNANDES, Tânia da SilvaO presente projeto discorre sobre o uso das redes sociais e os impactos causados no desenvolvimento da autoimagem e autoestima em meninas pré-adolescentes, especificamente na faixa etária de 11 a 13 anos. Além de apresentar um breve panorama histórico da origem da internet e as novas formas de comunicação, como as redes sociais, o trabalho também fala sobre o significado de ser adolescente, acoplando aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais e o desenvolvimento da autoimagem nessa fase. O objetivo do projeto é refletir sobre a influência das redes sociais no âmbito da autoimagem e a forma com que estas impactam a vida das jovens. Através da metodologia da oficina em dinâmica de grupo, viabiliza-se a elaboração coletiva de estratégias para a construção de uma autoimagem saudável, além de refletir sobre os impactos que as mídias sociais podem trazer na construção da autoestima.