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Navegando Psicologia por Assunto "gestalt terapia"
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Artigo Científico Acesso aberto A gestalt terapia e a terapia cognitivo-comportamental no manejo clínico em adolescentes com comportamento suicida(2023-12) FREITAS, Hellen Amanda Lima de Oliveira; VIEIRA, Kauany Luana; SANTOS, Luana da Silva dosA ocorrência de suicídios tem um impacto significativo na sociedade, porém a implementação de estratégias preventivas e a realização de pesquisas que promovam a importância da vida ainda são limitadas devido à sensibilidade e controvérsia associadas a esse tema. Neste artigo, buscaremos aprofundar essa temática, com objetivo de explorar como a Gestalt Terapia e a Terapia Cognitivo-Comportamental manejam a intervenção clínica no comportamento suicida durante a adolescência, visando a prevenção desse fenômeno, que ao decorrer dos anos vem aumentando cada vez mais seus números. Para realizar o presente estudo, fez-se necessário um levantamento bibliográfico, com pesquisa qualitativa buscando investigar o mesmo fenômeno por meio dessas duas abordagens através de materiais relevantes já publicados sobre o tema. Diante disso, a Gestalt-Terapia nos traz que o propósito do terapeuta é potencializar seu cliente em diversas áreas ao longo do processo terapêutico. É necessário reconhecer e identificar os fatores predisponentes destacados por especialistas, os quais demandam ação imediata em determinadas circunstâncias e sendo indispensável uma auto-avaliação por parte do terapeuta sobre suas próprias crenças e emoções relacionadas ao suicídio, visto que esses elementos terão grande impacto no processo terapêutico. Já para a Terapia Cognitivo-Comportamental, o terapeuta tem a possibilidade de introduzir o planejamento de segurança como uma abordagem para ajudar o paciente a reconhecer os sinais de alerta ou os gatilhos, estes identificados na entrevista inicial. Destaca-se a participação dos pais como crucial, bem como a importância de estabelecer um contrato de segurança com o adolescente, o qual deve conter estratégias e alternativas para lidar com desafios. As técnicas aplicadas se centralizam na regulação emocional, no desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentais, bem como na resolução de problemas.