Educação Física
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Navegando Educação Física por Assunto "autismo"
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Artigo Científico Acesso aberto A Psicomotricidade e a educação física como intervenção no desenvolvimento motor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).(2023-12) CRUZ, Lavínia Samara de Oliveira; RAFAEL, Marcelly Kaliny VicenteObjetivo: A pesquisa teve o objetivo de identificar a importância dos exercícios físicos voltados para a psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com TEA. Metodologia: O presente estudo é uma revisão narrativa da literatura. As bases de dados utilizados foram Google Acadêmico, SciELO, American Psychological Association (APA), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram incluídos artigos publicados janeiro de 2013 e outubro de 2023. Resultados: Diante da busca e leitura de artigos, foi visto que através da educação física como intervenção psicomotora, demonstraram ter resultados efetivos que variam entre diferentes métodos, entretanto, os mais citados foram a melhora no controle de irritabilidade e hiperatividade, diminuição de estereotipias, avanço no condicionamento físico e consequentemente nas habilidades motoras fina e grossa, noção espacial, equilíbrio, como também colaborou significativamente na interação social e afetiva diante outras crianças. Além disso, foi possível identificar que a criança autista quando auxiliada pelo trabalho psicomotor há altas chances de evolução nos aspectos citados acima, do que quando não auxiliada. Conclusão: Constatou-se neste estudo que a Psicomotricidade junto à Educação física é uma intervenção terapêutica eficaz, pois auxilia no desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e sociais, condicionamento físico e prevenção de doenças crônicas. Proporcionando uma melhor qualidade de vida, funcionalidade na vida diária e no convívio, visando a adaptação da criança no meio interno e externo.