Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Arquitetura escolar"
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Dissertação Acesso fechado Análise arquitetônica pós-pandemia de edifício padrão Tipo C de creche do Proinfância implantado em Lagarto, SE(2023-09-29) Fontes, Andrea dos ReisA pandemia de Covid-19 trouxe mudanças no comportamento da sociedade, com a suspensão de várias atividades, entre elas o acesso das crianças às escolas. Este estudo tem como objetivo principal analisar os espaços da creche do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil) para o atendimento ao conforto ambiental, dimensionamento e salubridade, considerando o conjunto de questões trazidas pela pandemia. Para alcançar esse intento, foram feitas análises do Projeto-padrão Tipo C do Proinfância e de um edifício implantado escolhido como estudo de caso: a Unidade Municipal de Educação Infantil Prof.ª Júlia Maria de Almeida Oliveira, na cidade de Lagarto, Sergipe. Os objetivos secundários são: analisar as especificidades da implantação do edifício padrão em Lagarto e analisar a condição de pós-ocupação após a pandemia de Covid-19. A abordagem metodológica do estudo é do tipo qualitativa, aplicada sobre documentos disponibilizados no site do Proinfância e complementada por estudo de caso, que faz uso de técnicas e procedimentos para alcançar os objetivos propostos. O estudo explora a metodologia de APO (Avaliação Pós-Ocupação) para o objeto de estudo, selecionando o universo de ferramentas a serem aplicadas. São elas: walkthrough, para a avaliação de desempenho do ambiente construído, obtendo dados junto aos usuários por meio de visita conduzida; entrevistas e questionários; dados obtidos e registrados em desenho, através de observação in loco feita pelo pesquisador. Além da análise do edifício e sua implantação, a pesquisa contempla o estudo do layout interno registrado no projeto padrão do Proinfância e a real utilização e adaptação dos espaços na creche visitada. O material coletado será sistematizado em fichas, comparando o projeto-padrão original com a situação encontrada no local e com as recomendações dos órgãos regulamentadores de saúde e educação para o retorno das aulas no pós-pandemia, com base no distanciamento social, ventilação, infraestrutura e recomendações sanitárias. Foram também aplicadas entrevistas estruturadas e direcionadas aos gestores da Secretaria de Educação do Município, com o intuito de coletar informações a respeito das orientações passadas às creches no período da pandemia e no pós-pandemia da COVID-19. Nas considerações finais, abordam-se os aspectos que se apresentaram nas fichas avaliativas, com apontamentos e sugestões de tópicos essenciais para a adequação do edifício da Unidade Escolar Prof.ª Júlia Maria de Almeida Oliveira, que poderão, em uma discussão ampliada no futuro, contribuir para a atualização do Projeto-padrão Tipo C do Programa Proinfância.Dissertação Acesso aberto Reflexões e Contribuições para Espaços Escolares com Vistas à Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)(2022-11-09) BEZERRA, ELIANA SOUZAMudanças recentes na estrutura legal do sistema educacional brasileiro trouxeram a exigência do atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular, demandando revisões importantes nos edifícios escolares. Assim, esta pesquisa teve por objetivos identificar características e fatores do espaço escolar que afetam positivamente e/ou negativamente o processo de ensino-aprendizagem e de inclusão de estudantes com TEA, com base na escuta de familiares e profissionais que trabalham com autismo. Pretende-se, deste modo, contribuir para o debate sobre essa temática, problematizando o processo de elaboração de programas de necessidades arquitetônico. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica de caráter multidisciplinar, entrevistas e análise temática ou categorial, visando compreender especificidades de crianças com TEA, bem como percepções e sugestões frente às barreiras arquitetônicas presentes nos edifícios escolares, as quais comprometem a inclusão deste grupo. Espera-se que essa pesquisa forneça subsídios para a elaboração de programas de necessidades arquitetônicos e estratégias projetuais para a inclusão com qualidade de pessoas com TEA no ensino regular, contribuindo para a construção do ambiente social dos projetos de inclusão escolar.Dissertação Acesso aberto Reflexões e contribuições para espaços escolares com vistas à inclusão da pessoa com transtorno do espectro autista (tea)(2022-11-09) Bezerra, Eliana SouzaMudanças recentes na estrutura legal do sistema educacional brasileiro trouxeram a exigência do atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular, demandando revisões importantes nos edifícios escolares. Assim, esta pesquisa teve por objetivos identificar características e fatores do espaço escolar que afetam positivamente e/ou negativamente o processo de ensino-aprendizagem e de inclusão de estudantes com TEA, com base na escuta de familiares e profissionais que trabalham com autismo. Pretende-se, deste modo, contribuir para o debate sobre essa temática, problematizando o processo de elaboração de programas de necessidades arquitetônico. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica de caráter multidisciplinar, entrevistas e análise temática ou categorial, visando compreender especificidades de crianças com TEA, bem como percepções e sugestões frente às barreiras arquitetônicas presentes nos edifícios escolares, as quais comprometem a inclusão deste grupo. Espera-se que essa pesquisa forneça subsídios para a elaboração de programas de necessidades arquitetônicos e estratégias projetuais para a inclusão com qualidade de pessoas com TEA no ensino regular, contribuindo para a construção do ambiente social dos projetos de inclusão escolar.Dissertação Acesso aberto Reflexões e Contribuições para Espaços Escolares com Vistas à Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)(2022-11-09) Bezerra, Eliana souzaMudanças recentes na estrutura legal do sistema educacional brasileiro trouxeram a exigência do atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular, demandando revisões importantes nos edifícios escolares. Assim, esta pesquisa teve por objetivos identificar características e fatores do espaço escolar que afetam positivamente e/ou negativamente o processo de ensino-aprendizagem e de inclusão de estudantes com TEA, com base na escuta de familiares e profissionais que trabalham com autismo. Pretende-se, deste modo, contribuir para o debate sobre essa temática, problematizando o processo de elaboração de programas de necessidades arquitetônico. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica de caráter multidisciplinar, entrevistas e análise temática ou categorial, visando compreender especificidades de crianças com TEA, bem como percepções e sugestões frente às barreiras arquitetônicas presentes nos edifícios escolares, as quais comprometem a inclusão deste grupo. Espera-se que essa pesquisa forneça subsídios para a elaboração de programas de necessidades arquitetônicos e estratégias projetuais para a inclusão com qualidade de pessoas com TEA no ensino regular, contribuindo para a construção do ambiente social dos projetos de inclusão escolar.