Fonoaudiologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fonoaudiologia por Assunto "Comunicação alternativa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Uso da linguagem alternativa e/ou aumentativa com utilização direcionada a crianças com transtorno do espectro autista(2022-06-22) Lima, Laura Carolynne Paulino De; Oliveira, Luana Thamires Silva De; Rocha, Marília FreitasObjetivo: conhecer a importância das propostas de comunicação alternativa e aumentativa difundida na literatura. Método: Trata-se de uma revisão bibliométrica, de caráter longitudinal, onde foram resgatados estudos e artigos de base de dados como Literatura em Ciências da Saúde na América Latina e Caribe (LILACS), National Library of Medicine (PubMed), incluindo MEDLINE, Scopus, SpeechBITE e Web of Science e literatura cinzenta, Google Scholar, baseado na importância do uso de instrumentos de linguagem alternativa/aumentativa para o desenvolvimento de habilidades comunicativas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Resultados: Foi visto nos estudos incluídos que pacientes com TEA que eram trabalhados juntamente com a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), apresentaram ser mais responsivos e obtiveram uma linguagem mais trabalhada, principalmente em crianças minimamente verbais. Conclusão: A CAA mostrou-se então capacitada para o progresso de crianças autistas no âmbito fonoaudiológico, promovendo assim avanço nas habilidades de conversação e no aspecto sócio emocional.