Engenharia de Produção
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Navegando Engenharia de Produção por Assunto "BPMN"
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Monografia Acesso aberto Estudo de caso: aplicação da notação BPMN no mapeamento dos processos de uma empresa provedora de internet em Santa Catarina(2022-12-09) CUNHA SENA, LUIZAExistem muitos desafios associados ao período de mudanças dentro de uma empresa que decide iniciar o mapeamento e a documentação dos seus processos. Isso significa que a partir desse ponto, os processos serão padronizados e precisarão ser seguidos à risca conforme forem mapeados. O presente trabalho é um estudo de caso realizado em um provedor de internet localizado na cidade de Palhoça – Santa Catarina, que teve como principal objetivo o mapeamento e a documentação dos processos definidos como os mais críticos durante o período do estudo. Inicialmente, é apresentada uma breve introdução ao gerenciamento de processos e sua importância no cenário atual. Em seguida, foi realizada a defesa do estudo abordando diversos autores da área da gestão e mapeamento de processos, a fim de embasar teoricamente o seguimento do estudo. A seguir, é apresentada coleta de dados, que foi realizada através de reuniões periódicas com os gestores de cada setor, onde são apresentadas a abordagem qualitativa e a natureza aplicada do estudo. Por fim, são apresentados os dados da empresa, o software escolhido, as noções básicas da notação BPMN e os processos críticos escolhidos para serem mapeados e documentados.Estudo de Caso Acesso aberto Modelagem de processos: um estudo de caso utilizando o BPMN em uma empresa de pequeno porte(2018) Samuel, SchmidtThis work has as general objective to apply a methodology of process modeling, using the BPMN, in the mapping and modeling of the process of accounts payable of the company Alfa, in the first half of 2018. For this purpose, methodologically, was applied applied research, qualitative and descriptive, besides a case study. For data collection, bibliographic and documentary research were used, complemented by interviews with the professionals of the organization and participant observation. As the main results, it has been that, because it is constantly growing and adapting, the company did not have any type of document or standard operating procedure defined for the studied process, a factor that made it difficult to survey the current state of the process. This factor caused a lack of standard in the execution of the process and also led to the inexistence of standardized interfaces with other processes, such as purchasing, for example, which creates conflicts over the areas of responsibility of each employee, and consequently, failures in the course of the activities. It was also noted a lack of control procedures, to ensure the absence of flaws in the process. With this analysis of the current state, it was possible to propose solutions to the critical points of the process, and to construct a new model proposal for the process of accounts payable. The main changes proposed, from the modeling of the accounts payable process, were: to define the responsible ones, the activities to be carried out and the flow of the information in the reception of the accounts, to define conference patterns for each type of document and Use of the tool "Cash Flow" of the financial system.