Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo por Assunto "arquitetura escolar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Arquitetura escolar e o impacto na adaptabilidade e desenvolvimento das crianças(2023-12) YAMASAKI, Júlia Oliveira Cirne Vilas BoasA presente pesquisa trata-se de um estudo sobre o ambiente escolar como local para o desenvolvimento infantil. Partindo do conceito de que a educação é a base – e a solução – para a maioria dos problemas encontrados no Brasil, o trabalho visa analisar e compreender os desafios da arquitetura escolar, bem como o impacto que causa ao permear no cotidiano das crianças. A indagação surge, a princípio, quando o básico necessário para a adaptabilidade de todos não é visto como uma obrigação e algo natural, mas sim como uma exceção. Em um cenário de extrema desigualdade na sociedade heterogênea, crianças – com e sem laudo – deixam de conviver lado a lado grande parte das vezes devido à ausência de elementos arquitetônicos projetados. Reconhecemos, portanto, que os pequenos não somente devem se sentir pertencentes ao espaço, como também que o espaço os queira – e está apto para prover o melhor desenvolvimento para cada indivíduo singular. O resultado desta pesquisa é o produto entregue como Trabalho Final de Graduação (TFG) da Universidade São Judas Tadeu, orientado por ambos Prof.º Dr. Luís Octávio Pereira Lopes de Faria e Silva e Prof.ª Dra. Maria Isabel Imbrunito. Palavras-chave: Arquitetura escolar; inclusão; educação; crianças; desenvolvimento.