Arquitetura e Urbanismo

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  • Monografia Acesso aberto
    Centro esportivo Nova Era
    (2023-12) SILVA, Daniel Henrique do Nascimento
    O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um centro esportivo no bairro Jabaquara zona sul localizado na cidade de São Paulo, com o intuito de acolher e gerar interação entre a população através do esporte, desenvolvendo suas habilidades, melhorando a qualidade de vida, Revelando novos talentos para Olimpíadas e servindo como um centro de treinamento.
  • Monografia Acesso aberto
    Pratique - complexo esportivo e artístico
    (2023-12) LUCIO, Clara Vitor
    O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do Pratique: Complexo Esportivo e Artístico no bairro do Cursino, localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo, que funcionará tanto como um espaço de contraturno para crianças e adolescentes quanto como um local para locais desfrutarem de práticas esportivas e artísticas. Após análise da região, foi observado uma falta considerável de equipamentos públicos culturais e esportivos disponíveis no distrito, além de uma alta taxa de residentes jovens e crianças, também foi estudado a importância do esporte e da arte para a sociedade e como esses espaços podem colaborar para uma funcionalidade melhor da cidade. Como contraturno, o projeto pretende incentivar novas atividades práticas aos jovens, proporcionar um local seguro e criar sensos de pertencimento e comunidade. Como um espaço público, mas com controle de acesso para proteção dos alunos, o Pratique pretende melhorar a taxa de praticantes de esportes e artes na região e criar uma comunidade mais saudável e unida. Para execução do trabalho, foi pesquisado o entorno, equipamentos da região, índices em relação a esporte, cultura e segurança, informações estruturais e adaptabilidade do terreno.
  • Monografia Acesso aberto
    Reabilita casarão: centro de neuro reabilitação
    (2023-12) TEODORO, Lariane Vieira
    Este trabalho tem como objetivo a construção de um centro de reabilitação para pessoas com deficiência, localizado no terreno do Casarão Franco de Mello na Avenida Paulista. O projeto visa atender a população do munícipio e regiões próximas oferecendo um edifício capaz de aumentar a oferta de atendimento, trazendo tratamento digno e especializado. Sua relevância se dá devido a quantidade de pessoas que possuem algum nível de deficiência motora seja ela por origem genética ou fruto de acidentes, e que em busca de atendimento qualificado tem a necessidade de fazer longos deslocamentos para alcançá-lo. O trabalho será composto por pesquisas se utilizando de leis, referências bibliográficas, dados de censos demográficos, normas de acessibilidade, dados históricos, pesquisa sobre o edifício seu tombamento e o entorno imediato, também será realizado um estudo de caso e referências projetuais que irão contribuir para a construção da edificação proposta trazendo um novo sentido para um espaço que devido ao tombamento do seu edifício se encontra esquecido na avenida mais famosa de São Paulo.
  • Monografia Acesso fechado
    Resort Pico do Vale
    (2023-12) Mariana Pereira Nunes
    Esse projeto procura projetar um resort em Garopada, na praia do, Vigia em Santa Catarina, que oferecerá ecoturismo tanto para os turistas quanto para os nativos. O resort contará com áreas abertas ao público, atividades externas, projetos sociais para conscientização do meio ambiente para crianças e adultos, além de residências que usufruem da infraestrutura do resort . Com o aumentando do turismo na região, os hotéis e pousadas existentes na região costumam ficar sobrecarregados, visando isso, o resort vem para atender essa alta demanda pretendendo gerar mais renda e turismo para os comércios locais, além de buscar promover o desenvolvimento econômico e empregos durante todo o ano. O resort t trabalhará com muitos recursos sustentáveis, e pretende ser um espaço que funcione durante todas as temporadas do ano, com intuído de aumentar a economia no local, e não apenas nas altas estações tendo como diferencial para temporadas de frio programações para essa e demais épocas. Para garantir o sucesso do projeto, será feito um plano de necessidade que atenderá todas as demandas do resort , se preocupando com o sistema construtivo da região e das obrigações legais de zoneamento e topografia
  • Monografia Acesso aberto
    Retrofit + BIM: aplicação do BIM para requalificação de um edifício na República em São Paulo
    (0023-12) CARVALHO, Gabriel José de
    O projeto consiste na elaboração de uma requalificação de um edifício existente localizado no bairro da República em São Paulo utilizando do sistema BIM como meio de projeto, Essa requalificação vem tornando-se cada vez mais necessária, pois tendo em vista que a cidade de São Paulo não possui um número significativo de lotes, essa realidade vem como forma de aproveitar os edifícios vazios da cidade. A falta de moradia digna evidencia um cenário desproporcional devido ao alto número de imóveis ociosos e havendo ainda pessoas sem acesso à moradia. Com isso a requalificação do centro tem a intenção de retomar as habitações adensadas em edifícios antes ociosos, Por conta disso, utiliza-se uma abordagem projetiva baseada em ferramentas digitais na tentativa de minimizar possíveis erros quantitativos, assim como contar com o auxílio de um “gêmeo digital”. A abordagem metodológica acontecerá por meio da plataforma BIM, pois a parametrização e o desenvolvimento tridimensional tendem a auxiliar nas tomadas de decisões, logo isso ocorrerá analisando os referenciais teóricos e legislativos que evidencie os benefícios da utilização desta metodologia em um projeto desse porte.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação do ambiente terapêutico e os sentidos humanos
    (0023-11) CARVALHO, Gabriel José de
    Este projeto de pesquisa trata de uma análise técnico-científica do ambiente terapêutico e a relação dos sentidos humanos e suas sensações, a partir de um público que possui um transtorno que desorganiza os estímulos sensoriais que o ambiente transmite. A análise dessa relação tem a intenção de criar parâmetros projetuais com o intuito de melhorar as clínicas terapêuticas e auxiliar na melhor estimulação sensorial para essas pessoas, preparando-as para o melhor convívio em sociedade. O espaço escolhido para o estudo é um ambiente multissensorial onde se pratica a terapia específica de Snoezelen que acontece dentro da sala com o mesmo nome, onde, dentro deste local é possível verificar a relação de cada elemento terapêutico e os sentidos humanos a serem analisados, sendo possível averiguar a relação ambiente-paciente.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de educação ambiental Água Espraiada
    (2023-12) MACIEL, Érica Gislayne Silva
    Este trabalho tem como objetivo propor o desenvolvimento para o projeto de um Centro de Educação Ambiental (CEA), no distrito de Jabaquara, localizado na região sul do município de São Paulo. Para atuar como um instrumento de transformação socioambiental no município, capaz de promover a conscientização sobre o meio-ambiente e a importância de sua conservação. O projeto atuará durante a semana letiva em conjunto com escolas de ensino básico e fundamental da região e aos finais de semana, as atividades são abertas ao público em geral. A integração do projeto com as escolas busca inserir as crianças, desde os estágios iniciais do aprendizado, para uma melhor estratégia de mudanças futuras de conhecimentos da população com o meio ambiente em que se está inserido. Outro objetivo deste projeto é envolver toda a comunidade da região como um agente ativo, através de diálogo e construção coletiva, não utilizando somente da sensibilização, mas também na atuação comunitária e social.
  • Monografia Acesso aberto
    Re-começar centro de reabilitação para dependentes quimicos
    (2023-12) SILVA, Monica Araujo
    Este trabalho resume um pouco de como podemos compreender a vivencia de um dependente quimico, e como a arquitetura pode ajuda-los
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação social: residencial Nova Heliópolis
    (2023-12) SANTOS, Paula Cardoso dos
    A Lei nº 16.402/16 organiza na região de ZEIS 2 áreas de loteamentos ociosos ou subutilizados que comumente não possuem uma infraestrutura adequada, essa zona prevê melhorias no meio urbano, regeneração ambiental, equipamentos sociais e serviços. Este trabalho de conclusão tem como objetivo criar uma habitação de interesse social, na região do Heliópolis, com um térreo público, a fim de promover uma conexão com o entorno trazendo também desenvolvimento para a região, e através de pesquisas e estudos relacionar a importância de garantir o direito de uma moradia digna com a necessidade de um entorno que abasteça seus moradores. O projeto desenvolvido buscará atender às necessidades da comunidade local, sendo articulado também com a implantação de um Sesc, projetado pela aluna Nathalia Albertine. Com este trabalho, espera-se contribuir para o debate sobre políticas públicas de habitação e para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos que promovam a melhoria das condições de vida da população de baixa renda. Para isso, serão apresentados estudos de caso, pesquisas bibliográficas e análises técnicas, a fim de provar a viabilidade do projeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Arquitetura escolar e o impacto na adaptabilidade e desenvolvimento das crianças
    (2023-12) YAMASAKI, Júlia Oliveira Cirne Vilas Boas
    A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre o ambiente escolar como local para o desenvolvimento infantil. Partindo do conceito de que a educação é a base – e a solução – para a maioria dos problemas encontrados no Brasil, o trabalho visa analisar e compreender os desafios da arquitetura escolar, bem como o impacto que causa ao permear no cotidiano das crianças. A indagação surge, a princípio, quando o básico necessário para a adaptabilidade de todos não é visto como uma obrigação e algo natural, mas sim como uma exceção. Em um cenário de extrema desigualdade na sociedade heterogênea, crianças – com e sem laudo – deixam de conviver lado a lado grande parte das vezes devido à ausência de elementos arquitetônicos projetados. Reconhecemos, portanto, que os pequenos não somente devem se sentir pertencentes ao espaço, como também que o espaço os queira – e está apto para prover o melhor desenvolvimento para cada indivíduo singular. O resultado desta pesquisa é o produto entregue como Trabalho Final de Graduação (TFG) da Universidade São Judas Tadeu, orientado por ambos Prof.º Dr. Luís Octávio Pereira Lopes de Faria e Silva e Prof.ª Dra. Maria Isabel Imbrunito. Palavras-chave: Arquitetura escolar; inclusão; educação; crianças; desenvolvimento.
  • Monografia Acesso aberto
    Sesc Heliópolis: um centro de lazer e cultura para a comunidade
    (2023-12) SANTOS, Nathalia Albertine
    O Sesc Heliópolis é um complexo que promove a educação, assistência, lazer, e cultura, além de ser palco para grandes manifestações artísticas. Se faz presente em uma área desprivilegiada de ambientes com boa infraestrutura para suportar a grande população em sua área envoltória, que por consequência busca lazer ao que estava de mais fácil acesso, sendo um exemplo os chamados “bailes”. E com o objetivo de descaracterizar o pré-conceito de marginalização da região de Heliópolis, o projeto visa atender o desejo de tornar acessível e facilitar o acesso à cultura para aqueles que se encontram nesse ensejo. O trabalho será constituído por leis, referências bibliográficas, dados históricos, pesquisas sobre Heliópolis e região, e referências projetais.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro contraturno de desenvolvimento infantil baseado na metodologia Waldorf
    (2023-12) SILVA, Thalita Santos da
    O presente trabalho apresentará o projeto de um Centro de Contraturno de De senvolvimento Infantil baseado na metodologia Waldorf, idealizada por Rudolf Steiner (1861-1925), cujo princípio é a concepção de um espaço de ampliação do desenvolvimento cognitivo, afetivo e sociocultural fora do período regular escolar, agregando-se a uma in trodução de metodologia de ensino distinta à tradicional e que se adéqua as atividades de contraturno, situado no bairro do Limão, em São Paulo (SP), uma localização em proximidades de baixa renda que demandam maior acolhimento em tempo integral para au xílio na dinâmica diária familiar à medida que cumprem sua jornada de trabalho. Sendo assim, já identificado pelo Plano Nacional de Educação (PNE) a necessidade de se garantir a educação em tempo integral, atualmente impossibilitada por motivos de estrutura nas escolas existentes, se faz necessário um espaço especializado com áreas e atividades para contraturno oferecendo não somente a ampliação da jornada, mas o auxílio na formação geral do indivíduo. Para execução deste trabalho realizaram-se pesquisas baseadas em projetos análogos a escolas de contraturno escolar e a metodologia escolhida, bem como diagnósticos do local de implantação, pesquisas sobre legislações competentes a temática e pesquisas acadêmicas existentes para maior compreensão do tema.
  • Monografia Acesso aberto
    Espaços públicos de vivência, cultura e educação ambiental: proposta para Usina Eco-cultural
    (2023-12) MARCOLIN, Thaynara Monteiro
    Este trabalho final de graduação que tem como título: "Espaços Públicos de Lazer, Cultura e Educação Ambiental: Propostas para a Usina Eco-Cultural". Seu objetivo da pesquisa é analisar a bacia hidrográfica do Córrego Ipiranga e os potenciais espaços públicos no entorno das margens do córrego. Propor diretrizes para um sistema de espaços de lazer, cultural e educação ambiental visando a apropriação e permanência das pessoas através de estratégias urbanísticas e intervenções arquitetônicas nesses locais. A pesquisa também busca compreender e refletir o conceito de espaço público e sua importância para que as cidades se tornem mais vivas, sustentáveis, seguras e saudáveis. Como também, refletir sobre a paisagem da cidade atual e a almejada, explicando como as infraestruturas urbanas convencionais não respondem mais as necessidades da atualidade por ignorarem as mudanças climáticas que vem intensificando-se no mundo nos últimos anos. E por fim, será proposto para o antigo Incinerador Vergueiro, que se encontra nas margens do córrego Ipiranga, um centro de cultural, de memória e de educação ambiental.
  • Monografia Acesso fechado
    CEIAR - centro educacional e assistencial infantil na República
    (2023-12) SANTOS, Larissa Jesus dos
    Este trabalho tem por objetivo criar um centro educacional e assistencial para crianças vulneráveis socialmente na região central da cidade de São Paulo, visando o desenvolvimento de suas habilidades, complementando a educação básica e afastando-os das ruas. Apresenta-se, também, o estudo de como, apesar de estarem no centro, estão afastadas culturalmente de seus equipamentos. Com isso, surge a necessidade de incluir espaços que possam acolher, direcionar e tratá-los com a dignidade estabelecida pela constituição, por leis que são diariamente violadas no ambiente em que vivem. O intuito do projeto é apresentar um espaço que assegure que seus direitos sejam garantidos, levando segurança em um meio hostil. A seguinte pesquisa baseia-se em análises documentais, revisões bibliográficas e mapas para leitura geomorfológica. Para o desenvolvimento do trabalho foi necessária uma análise das metodologias pedagógicas atuais e de seus resultados nas escolas de modo a nortear o programa de necessidades.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola de Ensino Infantil Com Base Na Pedagogia Waldorf
    (2023-06-12) Fernandez, Caroline
    Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de projeto para o ambiente escolar de ensino infantil, utilizando princípios da pedagogia Waldorf para a elaboração do partido arquitetônico. A pedagogia antroposofica (Waldorf) visa a liberdade com responsabilidade e a formação social a partir das práticas diárias aprendidas no primeiro setênio (7 primeiros anos da criança), tratando a primeira fase da vida na qual é desenvolvida a organização do corpo físico, sendo assim mediadora no processo de aprendizado das crianças social e motora na primeira infância. Os procedimentos metodológicos aplicados neste trabalho foram: levantamentos bibliográficos, estudos de casos e definição de condicionantes projetuais.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de Apoio a Saúde Mental da Mulher
    (2023-06-22) Oliveira Alves, Milena
    O assunto da neuroarquitetura e sua influência nos usuários têm sido cada vez mais estudada nos últimos anos, visto que quando bem desenvolvida, são capazes de criar importantes valores na concepção do espaço, e são aliadas ao tratamento de transtornos mentais, que estão entre as principais causas de incapacitação no mundo atualmente. Voltado para o olhar psiquiátrico feminino, este trabalho tem como objetivo a implantação de um Centro de Apoio à Saúde Mental da Mulher, localizado na Vila Carrão, zona leste da cidade de São Paulo, para tentar auxiliar uma parcela da população, buscando diminuir a taxa de doenças mentais mais graves e agressivas, e oferecer maior qualidade de vida. A metodologia aplicada foi a realização de estudo abrangente sobre referências teóricas, referências projetuais, análise completa da área de intervenção escolhida, pesquisa de dados oficiais sobre a saúde mental feminina, e consulta às normativas referentes à arquitetura hospitalar.
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação de interesse social - Residencial Beira Rio
    (2023-06-15) Dias, Edson
    Estudo sobre o resultado da operação urbana agua espraiada ocasionando em um defit habitacional. Como resposta a problemática, desenvolvo uma unidade habitacional em terreno com menos de 1000m²
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Educacional Unificado: Ferradura
    (2023-06-15) Pinheiro, Giovanna
    Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto arquitetônico para a criação de um Centro Educacional Unificado (CEU). Para fundamentar o desenvolvimento deste projeto a pesquisa realizada é um estudo do modelo CEU, buscando identificar as vertentes existentes para a implantação e manutenção do programa. Desta forma, após compreender como os Centros Educacionais Unificados são setorizados e administrados, foi realizada a pesquisa do território para verificar a necessidade do espaço, através de dados de segurança, dados escolares e de zoneamento para uma possível implementação do projeto. A partir do levantamento, usos e acessibilidade foi escolhida a área a ser modificada. Localizada na região do Jabaquara, o espaço atualmente é um centro esportivo comunitário e como a escolha para o desenvolvimento de um CEU se dá através da melhoria de espaços já utilizados a fim de promover múltiplos usos, o terreno foi definido. Portanto, foi realizada a revisão do programa e do partido de projeto necessários para adaptá-los as demandas atuais e ao local escolhido. A proposta do CEU Ferradura é ser uma conexão do entorno com o espaço, do espaço com a população e da população com a educação.
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação de interesse social: vila jardim climax
    (2023-06-15) Souza, Evelyn
    O presente trabalho de conclusão de curso propõe o projeto de uma Habitação de Interesse Social na cidade de São Paulo, em um terreno na Zona sul no bairro do Jardim Climax. O foco do trabalho é em habitações que não ultrapassem 4 pavimentos, quebrando o padrão vertical da cidade e mantendo um gabarito baixo, conforme a região já apresenta. Através de habitações de qualidade, busca reduzir a questão das habitações insalubres e ilegais tão presente na sociedade brasileira. O texto inicia com um breve contexto histórico sobre as habitações sociais no Brasil, seguindo para a apresentação do terreno, de suas condicionantes e do entorno. Segue discorrendo com o estudo de caso e referências projetuais apresentando então o estudo preliminar produzido no TGF 1 e por fim o projeto final desenvolvido no TFG 2.
  • Monografia Acesso aberto
    Gaming Office: Arquitetura presente nos jogos digitais
    (2023-06-27) Pereira, Carolina
    Arquitetura é a arte e técnica de criar espaços e ambientes funcionais que tem todo o tipo de função e atividade, desde os primórdios da história onde já havia a necessidade de se abrigar até os momentos atuais que usamos a arquitetura para a comodidade no dia a dia, unindo técnica, conforto e tecnologia. A arquitetura está presente também no mundo dos games, onde se faz necessária a criação de ambientes integrados a tecnologia. Gaming Office é em sua essência o grande responsável pelo conforto dos jogadores em seu momento de trabalho. O objetivo deste, é demonstrar como a arquitetura conversa diretamente com os jogos e seus usuários, o design de um local gamer é, na verdade, uma ferramenta que possibilita total imersão ao jogador, ampliando o entrosamento da equipe, possibilitando a criação de ambientes de concentração e descontração.