Educação Física - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Atividade física"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Educação em saúde na perspectiva da Educação Física: impactos do comportamento sedentário na vida de escolares(2021) Andrade, José Giovanny Santos; Silva, Humberto Costa; Ribeiro, Josefa Imara Santana; Faustino, Luan de Jesus; Oliveira, Cleiton Antonio deEste estudo trata-se de uma revisão bibliográfica cujo objetivo é discutir os impactos do comportamento sedentário na vida de escolares, apresentando possíveis soluções para diminuir a problemática e consequentemente contribuir com a saúde pública positiva. Para isso, utilizamos trabalhos publicados no período de 2017 a 2021 disponíveis nas plataformas Scielo e Google Acadêmico. Dessa forma, faz-se um paralelo entre sedentarismo e obesidade, contextualizados pela Covid-19, apresentando as implicações no surgimento de doenças crônicas. Mediante assim, o estudo visa expor possíveis atitudes capazes de diminuir os níveis de inatividade física, frisando a importância da Educação Física no contexto escolar e extraescolar, pois evidencia-se que esta é uma das formas de conscientizar os alunos a adotar hábitos saudáveis que refletirão nas condutas positivas do futuro, sendo um importante meio de incentivar a prática de atividade física, tendo em vista que, a obesidade e a tendência ao comportamento sedentário não é apenas dominante no público adulto e idoso, mas também é uma problemática que abrange o público de jovens escolares.Monografia Acesso aberto Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando(2021) Santos, Mônica de SouzaRESUMO As atividades nas aulas de Educação Física levam o educando a momentos e oportunidades de aprendizagens únicas que nenhuma outra disciplina consegue passar. Oportunidades essas de se expressar não somente por meio da fala mais também de forma corporal, pois a Educação Física é totalmente corpo. Diante disso, é relevante tratar desse assunto para o desenvolvimento da criança nas aulas, uma vez que é necessário e fundamental que elas aconteçam. As atividades são como um passaporte para a inclusão e interação dos alunos na educação básica, pois podem proporcionar benefícios indispensáveis para a construção e desenvolvimento do ser humano, como o biopsicossocial, por meio da vivência de atividades com ações que priorizem práticas físicas, mentais e sociais no processo de ensino-aprendizagem. Nisso, os resultados e discussões apontaram sobre a importância das atividades por meio das aulas de Educação Física, além de discutir e mostrar o quanto a conscientização corporal se faz necessária na aprendizagem dos alunos, e isso deve ser respeitado e refletido aula após aula. Para isso, essa pesquisa foi desenvolvida para destacar a importância da Educação Física escolar e a conscientização corporal do educando, tendo como base os documentos norteadores da BNCC, as DCNs, a LDB e materiais científicos, como livros, revistas e artigos.