Educação Física - Licenciatura
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Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Educação física"
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Artigo Científico Acesso aberto Educação em saúde na perspectiva da Educação Física: impactos do comportamento sedentário na vida de escolares(2021) Andrade, José Giovanny Santos; Silva, Humberto Costa; Ribeiro, Josefa Imara Santana; Faustino, Luan de Jesus; Oliveira, Cleiton Antonio deEste estudo trata-se de uma revisão bibliográfica cujo objetivo é discutir os impactos do comportamento sedentário na vida de escolares, apresentando possíveis soluções para diminuir a problemática e consequentemente contribuir com a saúde pública positiva. Para isso, utilizamos trabalhos publicados no período de 2017 a 2021 disponíveis nas plataformas Scielo e Google Acadêmico. Dessa forma, faz-se um paralelo entre sedentarismo e obesidade, contextualizados pela Covid-19, apresentando as implicações no surgimento de doenças crônicas. Mediante assim, o estudo visa expor possíveis atitudes capazes de diminuir os níveis de inatividade física, frisando a importância da Educação Física no contexto escolar e extraescolar, pois evidencia-se que esta é uma das formas de conscientizar os alunos a adotar hábitos saudáveis que refletirão nas condutas positivas do futuro, sendo um importante meio de incentivar a prática de atividade física, tendo em vista que, a obesidade e a tendência ao comportamento sedentário não é apenas dominante no público adulto e idoso, mas também é uma problemática que abrange o público de jovens escolares.Monografia Acesso aberto Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando(2021) Santos, Mônica de SouzaRESUMO As atividades nas aulas de Educação Física levam o educando a momentos e oportunidades de aprendizagens únicas que nenhuma outra disciplina consegue passar. Oportunidades essas de se expressar não somente por meio da fala mais também de forma corporal, pois a Educação Física é totalmente corpo. Diante disso, é relevante tratar desse assunto para o desenvolvimento da criança nas aulas, uma vez que é necessário e fundamental que elas aconteçam. As atividades são como um passaporte para a inclusão e interação dos alunos na educação básica, pois podem proporcionar benefícios indispensáveis para a construção e desenvolvimento do ser humano, como o biopsicossocial, por meio da vivência de atividades com ações que priorizem práticas físicas, mentais e sociais no processo de ensino-aprendizagem. Nisso, os resultados e discussões apontaram sobre a importância das atividades por meio das aulas de Educação Física, além de discutir e mostrar o quanto a conscientização corporal se faz necessária na aprendizagem dos alunos, e isso deve ser respeitado e refletido aula após aula. Para isso, essa pesquisa foi desenvolvida para destacar a importância da Educação Física escolar e a conscientização corporal do educando, tendo como base os documentos norteadores da BNCC, as DCNs, a LDB e materiais científicos, como livros, revistas e artigos.Artigo Científico Acesso fechado Mídia e suas influências: as contribuições da educação física na construção corporal(2023-06-26) Bergamini, Keoma Ferreira; Isidoro, Crislaine SantosO presente trabalho apresenta a compreensão e esclarecimento sobre os aspectos positivos e negativos da mídia na construção corporal. Partindo da premissa que a educação física contribui significativamente para a formação de corpos saudáveis, esse trabalho, no primeiro momento, traz uma abordagem sobre a manipulação da mídia de forma crítica, uma vez que esta favorece os padrões de beleza que podem levar a transtornos alimentares e complicações. Em contraponto, foi possível demonstrar o outro lado da mídia, mais positivista e que busca influenciar uma imagem do corpo mais real. Depois de avaliar os resultados, foi realizada uma pesquisa sobre como a educação física contribui para a saúde e o bem-estar, bem como a construção corporal. O objetivo geral foi discutir o papel da Educação Física e do profissional na construção corporal, relatando as influências da mídia. Enquanto os objetivos específicos, foi: trazer uma abordagem como a Educação Física na construção corporal em meio social, bem como identificar as formas que a mídia influencia na formação dos padrões corporais. Entender as contribuições do profissional de Educação Física na construção corporal. Quanto a metodologia caracteriza-se por uma revisão de pesquisas bibliográficas.Monografia Acesso aberto Tecnologias educacionais: o uso das TICs durante a pandemia e suas possibilidades de aplicação nas aulas de educação física(2021) Rabelo, Igor Francisco SantosAs Tecnologias de Informação e Comunicação estavam sendo incluídas na educação de forma lenta, mas com a pandemia do Covid-19 houve um impacto que provocou a interrupção das aulas presenciais e continuidade somente através dessas ferramentas. Elas eram pouco utilizadas nas aulas de Educação Física, visto que, muitas vezes, esse componente curricular é visto como meramente um horário de prática corporal, não havendo espaço para outras atividades. Contudo, pode haver diferentes formas de trabalhar essas tecnologias junto à cultura corporal de movimento. Em relação às aulas remotas, é preciso identificar como estão acontecendo as aulas de Educação Física, especialmente, os instrumentos utilizados e conteúdos propostos, pois a ruptura das aulas presenciais descaracterizou suas principais atividades, antes pautadas no movimento e interação entre os sujeitos, que foi impedido devido à necessidade de distanciamento social. Mediante o exposto, o objetivo almejado é identificar o uso das TICs, durante a pandemia, traçando suas possibilidades da aplicação como metodologia de ensino nas aulas de Educação Física. Para tanto, é preciso discutir o papel das tecnologias educacionais como metodologias e ferramentas de ensino para um novo modelo de educação no Brasil; identificar as plataformas e ambientes digitais mais usados pelos professores de Educação Física; apresentar os ganhos e perdas da disciplina de Educação Física no uso das TICs durante a pandemia e averiguar as limitações e potencialidades do uso das TICs nas aulas de Educação Física em um contexto de aulas remotas e presenciais. Deste modo, foi adotada uma metodologia descritiva exploratória numa abordagem qualitativa com aplicação de questionário aos professores de Educação física, excluindo aqueles que não trabalham com a disciplina e incluindo os formados em outra área ou sem formação completa, mas que trabalham com a Educação Física no município de Paripiranga/BA. As informações foram categorizadas em três etapas: formação acadêmica e conhecimento a respeito das TICs; TICs e estratégias mais utilizadas durante as aulas remotas; dificuldades pedagógicas e conteúdos da Educação Física trabalhados. Logo após a sistematização categórica, foram organizadas em tabelas e gráficos para melhor análise e assimilação do leitor. Com isso, foi identificado que necessitam de melhores formações para manusear as TICS, como também, dos principais aparelhos e aplicativos utilizados, respectivamente: Celular, Notebook; Youtube, Google Forms, Google Meet e o Whatsapp. Além disso, foi percebido que houve adaptação dos conteúdos à nova realidade dos alunos, bem como foi destacado os conteúdos mais abordados: a ginástica e a atividade física, seguido pelos esportes. Assim, conclui-se que as possibilidades do uso das TICs nas aulas de Educação física no município forma limitadas devido à falta de acesso as ferramentas tecnológicas, como também, a pouca instrução dos professores contribuíram. Ademais, é preciso mais ambientes de formação para os professores, como também, maiores condições de acesso à tecnologia básica para os alunos, principalmente nas escolas, pensando em uma pós-pandemia, para que haja maiores possibilidades nas aulas de Educação Física.