Ciências Biológicas- Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas- Licenciatura por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto A percepção dos professores de ciências e biologia da rede pública estadual a respeito do ensino remoto emergencial ocasionado pela COVID-19(2021) Cardoso, JulianeDesde março de 2020, diversos países encontram-se em quarentena, devido a pandemia de Covid-19. No Brasil não é diferente, em consequência do alto nível de contágio do vírus, medidas de proteção precisaram ser tomadas, como, por exemplo, o afastamento social em diversas atividades e setores. Desse modo, a maioria dos ambientes passaram a funciona de forma virtual, inclusive no âmbito educacional. Professores tiveram que se reorganizar, buscar estratégias e ferramentas virtuais que possibilitassem o ensino de forma remota. O estudo foi realizado nas escolas estaduais dos municípios de Laguna e Tubarão, no estado de Santa Catarina. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caráter exploratório e explicativo. Desse modo, objetiva analisar a percepção dos docentes de Ciências e Biologia a respeito do ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia. Os dados foram coletados via questionário on-line com perguntas fechadas e abertas, realizado através da plataforma Google Forms e aplicado aos professores que atuam no Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas disciplinas de Ciências e Biologia. Com os dados obtidos, foi possível observar que 60% dos docentes afirmam estarem preparados para o ensino remoto, porém acreditam que o ensino não está sendo eficaz. Quanto aos principais desafios enfrentados pelos docentes, destacou-se a falta de participação dos estudantes e a falta de capacitação técnica para lecionar através de tecnologias digitais de informação e comunicação. Um dos benefícios do ERE é o desenvolvimento no estudante de habilidades como autonomia, organização e responsabilidade.Monografia Acesso aberto Uso de imagens como ferramenta facilitadora para trabalhar os conteúdos de biologia com estudantes da primeira serie do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino(2017) Mendes, Suélen Pereira MarcianoThe present work will address some daily aspects of Biology Teaching, with the main focus being to verify the importance of using images as a facilitating tool of the learning process. This approach was carried out through a descriptive field research with the application of an explanatory class of the content of Cytology and after the application of the questionnaire with a population sample of 30 students of the first high school of the public school, divided in two classes of the night shift. With a class the researcher explained the content cellular organelles without the use of images. With the other class, the same subject was worked, however, with the use of images projected by the data-show. After the class, the researcher applied a questionnaire, in order to verify aspects related to the students' learning about the topic studied. A comparison of the results of the two groups was made, based on the number of correct answers and with the aid of the Student's T-Test, the means of each class were made. Thus the results were achieved through their analysis and interpretation, with the hypothesis of answering the initial problem question, which is the efficiency or not of the use of images as a facilitating tool of the Biology learning process. Through the interpretation of all the data obtained in the research, it is noticed that when the Professor prepares his classes with the use of images as his pedagogical tool facilitates the development of learning of the content of Cytology, and among other contents of Sciences and Biology as Anatomy . Keywords: Learning. Picture. Biology.