Ciências Biológicas- Licenciatura

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 49
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Explorando a gamificação o como ferramenta para aprendizagem: uma revisão integrativa da literatura
    (2023-12) KOCH, Lucas De Luca
    Este estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura sobre a aplicação da gamificação em experiências de aprendizado. A seleção dos 37 artigos analisados originou-se de uma busca inicial que incluiu 140 trabalhos em português, inglês e espanhol, utilizando palavras-chave como 'Gamificação', 'Educação', 'Aprendizado', 'Gamification', 'Education' e 'Learning', com os operadores booleanos "AND" e "OR" na plataforma Scientific Electronic Library Online (Scielo). Os artigos selecionados demonstraram efetiva aplicação da gamificação no processo de aprendizagem. Para a organização, análise e síntese do conteúdo, foram utilizados os softwares Microsoft Excel e Obsidian. A sistematização dos trabalhos considerou critérios como ano de publicação, área de conhecimento aplicada, nível da instituição de ensino e utilização de ambientes físicos ou virtuais. A análise realizada inclui uma discussão sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento da gamificação, especialmente aplicada no ensino de diferentes línguas, ressaltando o potencial de engajamento proporcionado por essa metodologia. Os resultados também revelam o perfil de motivação e empenho dos profissionais em compreender e utilizar a gamificação para aprimorar o ambiente de aprendizagem, comumente utilizando ferramentas como feedback, narrativa, pontos e desafios. Essa ferramenta fica limitada apenas pela criatividade dos profissionais envolvidos, favorecendo, assim, um aprendizado dinâmico e atraente para os estudantes.
  • Monografia Acesso aberto
    Contribuições para interface ciência-política em áreas marinhas protegidas brasileiras: o caso da área de proteção ambiental da baleia franca (Santa Catarina).
    (2023-12) CANDINHO, Eduardo da Silva; SILVA, Maytara Márcia da; MARCON, Pedro Slongo
    O estudo teve como objetivo investigar o perfil das produções científicas abrangentes da Área de proteção ambiental Baleia Franca (APA-BF), localizada na costa de Santa Catarina. Visando facilitar o acesso de pesquisadores a trabalhos científicos publicados referentes ao tema tratado, foi empregada a metodologia de revisão integrativa da literatura para analisar a produção do conhecimento já existente disponibilizados nas seguintes base de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), ResearchGate, Google Acadêmico e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre os anos de 2003 e 2023. Os trabalhos foram sistematizados considerando o ano de publicação, a área de conhecimento, as instituições de ensino e o Qualis/CAPES de revistas com publicações. A amostra foi constituída por 83 artigos acerca da temática investigada. Foi constatado um déficit de publicações referentes às Ciências Sociais que representaram apenas 6% do total de publicações na APA-BF.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A abordagem da Educação Sexual na BNCC: uma analise documental a partir da interface com a área das ciências da natureza
    (2022-12-07) Neves, Talita Machado
    A sexualidade é uma dimensão do ser humano e ao longo da vida acontece uma Educação Sexual não formal, influenciada pelo meio na qual cada indivíduo vive. Na escola, por meio do convívio dos colegas, é o espaço onde ocorre maior manifestação da sexualidade, principalmente entre adolescentes, por isso, torna-se importante sua abordagem de forma intencional. Entretanto, na última década, o Brasil enfrenta um fortalecimento de movimentos fundamentalistas e repressivos, que buscam cercear direitos conquistados no campo da sexualidade ao longo da história. Um desses reflexos, foi a retirada dos termos “orientação sexual” e “gênero” da Base Nacional Comum Curricular, sendo esta atitude capaz de influenciar a atuação docente em abordagens intencionais de Educação Sexual. Então, por meio disso, o presente estudo investigou como a sexualidade e a Educação Sexual são abordadas, particularmente na área de conhecimento das Ciências da Natureza, nos anos finais do ensino fundamental, na Base Nacional Comum Curricular do ano de 2018, à luz das vertentes pedagógicas. De natureza qualitativa, configurou-se fundamentalmente em uma pesquisa documental, de caráter exploratório descritivo, que utilizou o método dialético de análise da realidade. E a análise seguiu os passos da análise de conteúdo pautada em Bardin (2014). A elaboração dos indicadores derivada da análise das vertentes pedagógicas cunhadas por Nunes (1996). Como resultado foi possível registrar que há o predomínio da vertente médico-biologista como paradigma orientador da Educação Sexual proposta pelo documento; ocorre restrição aos profissionais da Ciências Biológicas como docente responsável e autorizado por esta ação formal; porém, que há “vestígios” que possibilitam, pelo aporte legal, a abordagem da Educação Sexual formal pautada na vertente dialética e política com vistas à emancipação dos sujeitos envolvidos e na transformação da realidade concreta.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Estado da Arte sobre Neurociência e Educação: levantamento dos produtos dos últimos 20 anos
    (2022-11-28) Gonçalves, Josilaine
    A pesquisa surgiu das inquietações acerca das demandas de produções sobre a interface entre Neurociência e Educação. Para compreender criticamente o que está sendo produzido dentro dessas duas áreas do conhecimento, buscamos desvelar quais estão sendo as contribuições para o ensino e aprendizagem para pessoas com deficiência, particularmente, dificuldades de aprendizagem específicas. Assim, objetivamos identificar as interfaces presentes nas produções que articulam as áreas da Neurociência e da Educação, com vistas à contribuição em processos de ensino e aprendizagem, entre os anos de 2011 e 2021. O paradigma orientador da pesquisa é o materialismo histórico-dialético, que utiliza o método dialético de análise da realidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou o Estado da Arte para análise de quatro livros comerciais. Foi possível desvelar um esboço do crescimento das produções que correlacionam as duas áreas, no entanto analisando as obras comerciais, foi possível observar as lacunas ainda existentes entre os profissionais do campo da Neurociência e da Educação, isto é, ausência efetiva de comunicação entre estas áreas do conhecimento. Faz-se necessário promover uma verdadeira ponte de trocas, intensificando o diálogo e a comunicação de conhecimentos entre Neurociência e Educação, para que possamos transformar a perspectiva da Educação Inclusiva.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Pseudociência e negacionismo: contribuições de uma revisão integrativa em momento de crises
    (2022-11-28) Bristot, Beatriz
    Recentemente, expandiu-se uma falta de senso crítico referente à predisposição em aceitar ideias sem pensar criticamente ou importar com a origem e veracidade dessas informações. No cenário de pandemia de COVID-19 houve aumento global de “fake news”, negacionismos e fortalecimento da pseudociência. Sendo seus principais disseminadores, especificamente no Brasil, lideranças políticas e religiosas. Esta pesquisa se caracteriza como uma revisão integrativa que sucede uma sequência de seis etapas: 1) identificar o problema e definir a questão da pesquisa; 2) realizar a busca dos estudos e estabelecer critérios de inclusão/exclusão; 3) selecionar textos com base no título, palavras-chave e resumos; 4) categorizar e formular o acervo e a matriz de síntese; 5) analisar e interpretar os dados; 6) apresentação da revisão. Objetivou mapear e analisar produções científicas sobre negacionismo e pseudociência em oito bases de dados. Percebeu-se a partir desta análise que 70,8% dos produtos foram publicados nos últimos quatro anos, indo ao encontro do aumento de violência ligadas a ações nazistas e antissemitas. A maioria das produções são da área de Educação e têm sua centralidade nas regiões Sul e Sudeste, com a maioria dos manuscritos utilizando como indexador a palavra-chave “negacionismo”.
  • Artigo Científico
    Compreensão de discentes sobre a unidade de aprendizagem ‘prática no ensino de ciências e biologia’: uma análise sob a perspectiva da educação emancipatória
    (2022-06) Da Ré Alves, Gabriel; Brizola Yared, Yalin
    Esta pesquisa objetiva desvelar os processos ocorridos em uma Unidade de Aprendizagem (UA) de formação inicial de professores intitulada “Prática no Ensino de Ciências e Biologia”, ofertada na licenciatura em Ciências Biológicas da UNISUL. A análise corresponde a interpretação de uma avaliação formativa anônima realizada entre os anos de 2017 e 2021 com os/as acadêmicos/as participantes. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e descritiva. Os dados foram explorados à luz das categorias a priori Educação Emancipatória, Humanizadora e Sensibilizadora. Foram utilizados os relatos dos estudantes para investigar se no modelo didático-metodológico efetivado houve ocorrência de processos emancipatórios, assim como de habilidades de pensamento complexo, crítico, reflexivo e dialógico, considerando o contexto vivido em cada ano. Pelas análises, poder inferir que os movimentos pedagógicos e didático-metodológicos da UA foram intencionalmente orientados por uma concepção crítica e progressista. E os resultados apontaram para vivências emancipatórias, humanizadoras e sensibilizadoras, e que o processo proporcionou atividades que efetivamente promoveram o pensamento crítico, criativo e reflexivo.
  • Monografia Acesso aberto
    Os impactos no processo de aprendizagem dos estudantes no ensino médio devido ao ensino remoto: uma revisão bibliográfica
    (2022-06-27) Diogo, Debora Gonçalves
    Conforme os inúmeros estudos apontam, a pandemia COVID-19 trouxe impactos a todos os setores: econômico, político, social, saúde, educação, entre outros. Na educação, nos anos de 2020 e início de 2021, uma das alternativas para continuar o processo de ensino e aprendizagem foi o ensino remoto. Assim, o objetivo geral desse trabalho foi verificar os impactos no processo de aprendizagem dos estudantes no ensino médio devido ao ensino remoto. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os preceitos de caráter exploratório, por meio de uma revisão bibliográfica. Quanto ao procedimento da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico através de artigos publicados sobre o tema, durante os anos de 2020 e maio de 2022. Para coleta de dados foram utilizadas as bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Research gate. As palavras chaves que foram utilizadas são: Covid-19, pandemia, ensino remoto, estudantes, ensino-aprendizagem e ensino médio. Logo após, foi realizado uma leitura analítica com a finalidade de agrupar as informações contidas nas fontes pesquisadas, de forma que estas definiram possíveis soluções para o problema de pesquisa. Através desta pesquisa, conseguiu-se na data de 23 de março de 2022, um total de 24.276 resumos catalogados nas três bases de dados, com os respectivos filtros citados na metodologia. Dentre eles, 24.100 estavam no Google Acadêmico, 76 no Scielo e 100 no Research Gate. Posteriormente, foram excluídos os artigos duplicados, encontrados entre as três bases, evitando assim a repetição das obras. Após a exclusão dos trabalhos, na etapa de pré-seleção, restaram ao todo 246 artigos para serem submetidos a leitura dos resumos, relacionando-os com o tema proposto no projeto. Por fim, foram selecionados e submetidos a leitura crítica 6 artigos, sendo 2 de cada base de dados, que poderiam responder aos objetivos gerais e específicos do trabalho. Após a análise dos artigos selecionados pode-se perceber, por se tratar de um fato recente, a base de dados sobre os assuntos abordados é um pouco ainda escassa e não tão profunda em detalhes. Com este estudo pode-se levantar as dificuldades enfrentadas pelos professores para trabalhar o ensino remoto, a eficiência e eficácia do ensino remoto, como o ensino remoto impactou na aprendizagem dos estudantes e algumas vantagens desse tipo de ensino.
  • Monografia Acesso aberto
    Perfil clínico e sociodemográfico de pacientes com depressão atendidos na Unidade Básica de Saúde de Rio Fortuna/SC
    (2022) Herdt, Letícia
    Resumo: A depressão é um problema de saúde pública, apresentando altos níveis de prevalência na maioria dos países onde sua ocorrência é estudada. Mostra-se como um transtorno de humor, acompanhado de sentimentos como a tristeza e a irritabilidade, sensação de vazio ou de ausência de sentido na vida. Assim, o presente estudo realizou um levantamento clínico e sociodemográfico dos pacientes com depressão atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Rio Fortuna/SC. Foi realizado um estudo transversal, através da análise de prontuários digitais, de pacientes diagnosticados com depressão na Unidade Básica de Saúde do município de Rio Fortuna. Foram analisadas as seguintes informações: faixa etária, estado civil, gênero, escolaridade, situação laborativa, tempo de tratamento, cor, área da residência e a classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde – CID. Com este trabalho foi possível identificar qual a faixa etária, o gênero, o estado civil, a área de residência e o tempo de tratamento com maior prevalência de depressão. Como resultado obteve-se que a faixa etária de maior prevalência é entre 50 e 59 anos representando 36%, o gênero foi o feminino com 77%, estado civil foi o casado com um total de 60% dos pacientes, a área de residência foi a área rural representando 57% dos pacientes e o tempo de tratamento de maior prevalência foi de 0 a 12 meses com 32%. Estes resultados serão apresentados para a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Fortuna, para que possam utilizá-los a fim de traçar estratégias para prevenção da depressão no município.
  • Monografia Acesso embargado
    Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município de Pescaria Brava (SC): elementos da paisagem e educação ambiental
    (2021-12-15) Flores, Nícolas Firmiano
    A fragmentação florestal decorrente da ação humana vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A presente pesquisa descreveu as características ambientais da paisagem de um município localizado no sul do Estado de Santa Catarina (Pescaria Brava) com base no Código Florestal de 2012, determinando as áreas prioritárias para conservação da biodiversidade estabelecidas por meio de produtos gerados pelo software QGIS 3.16. As áreas prioritárias para conservação foram definidas pela mensuração das áreas de preservação permanentes (nascentes e cursos d´água) e fragmentos florestais de vegetação nativa. O município tem em seu território 74.730m² de cursos d´ água que se originam de nascentes, e uma área prioritária para conservação de 3.514.103m², que se refere ao maior fragmento de vegetação nativa encontrada. Considerando que o município não possui plano diretor estabelecido, os resultados desta pesquisa deverão subsidiar os gestores municipais nas ações de planejamento socioambiental. Sugerimos que as ações nas áreas indicadas estejam voltadas para o planejamento de unidades de conservação visando promover a Educação Ambiental e a conservação da água potável. Os mapas temáticos produzidos subsidiaram atividades interdisciplinares em e para Educação Ambiental, que resultaram na sensibilização dos estudantes da rede pública do Estado de Santa Catarina acerca da cobertura da terra e da paisagem de onde residem.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Adaptação de Base Ecossistêmica para a pesca na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, SC
    (2021) da Silva, Lara
    Estudos demonstram as correlações existentes entre ações humanas, e os maiores níveis de alterações climáticas. A interface entre terra e mar é um local de intensas pressões ambientais, permanecendo constante a ameaça às comunidades humanas. Na zona costeira, a elevada complexidade das dinâmicas de desenvolvimento convive com os saberes de pescadores artesanais, os tornam parte integrada do ambiente. As coletas foram realizadas em três comunidades tradicionais de pescadores artesanais, localizados na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, litoral sul do Estado de Santa Catarina, região historicamente povoada por comunidades de pescadores artesanais. Houve a aplicação de entrevistas semiestruturadas e reuniões em pequenos grupos, em que nas análises se destacavam parâmetros de mudança no clima e nos pescados, além de relatos sobre as possíveis causas destas alterações e indicadores de ações de mitigação. Através da abordagem da Adaptação de base Ecossistêmica (AbE), um diálogo entre conhecimentos tradicionais e científicos, promove-se e elaboração de medidas adaptativas para as alterações climáticas, visam ações que promovam o monitoramento participativo e a elaboração de um banco de dados integrado; a fiscalização efetiva dos órgãos gestores ao longo do perímetro terrestre e náutico da APA; o fomento para criação e fortalecimento de associações de pescadores nas comunidade; e o reajuste na aplicabilidade de áreas de exclusão frente ao avanço da pesca industrial. Desta forma, esta abordagem pretende ser incorporada na revisão do Plano de Manejo da APA, promovendo uma reclassificação do debate sobre os eventos climáticos extremos como sendo de alta prioridade, objetivando a ampliação da capacidade de resposta das comunidades às mudanças no clima.
  • Monografia Acesso fechado
    Programa Residência Pedagógica e Formação de Professores/as: Contribuições de uma pesquisa exploratória e descritiva em Interface com a Educação Sexual Emancipatória
    (2021) Leal, Renan Konig
    Pesquisa objetivou analisar as influências do Programa Residência Pedagógica nas reflexões sobre Sexualidade e Educação Sexual dos sujeitos envolvidos no subprojeto de Biologia, em uma Escola Pública Estadual de um município do Sul de SC. Evidencia-se sua importância, visto que o Programa Residência Pedagógica - PRP é um programa novo, possuindo ainda poucos estudos realizados. Fundamentou-se no materialismo histórico-dialético e no método dialético de análise da realidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, configurando-se em um Estudo de Caso. Os participantes compreenderam 07 sujeitos do subprojeto de Biologia, referente a oferta do edital nº 06/2018. A entrevista semiestruturada compreendeu o instrumento de coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo foi adotada para a análise dos dados. Os resultados apontam que as práticas e as compreensões dos sujeitos participantes ainda estão ancoradas em vertentes pedagógicas de Educação Sexual repressivas e reducionistas, principalmente a médico-biológica. Destacamos, com base nos resultados, que a vivência no PRP não influenciou em reflexões críticas e emancipatórias sobre Educação Sexual e Sexualidade, principalmente em processos de ensino e de aprendizagem.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Jogos eletrônicos e ciências biológicas: compreensão de professoras de uma escola da rede pública estadual de um município do sul de SC
    (2021-06-25) Silva, Mateus
    Este estudo foi baseado em trabalhos que fundamentam o uso de jogos na educação. Tivemos como objetivo investigar a compreensão de professoras de uma escola da rede pública estadual de Tubarão/SC sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de tipo exploratório e descritivo, que utilizou o método dialético de análise da realidade. A população-alvo foi o corpo docente de Ciências e Biologia de uma escola pública estadual de ensino básico do município de Tubarão/SC, num total de três professoras. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada audiogravada. Com as informações coletadas, podemos observar as limitações e dificuldades da aplicação dos jogos eletrônicos na escola pública.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O pensamento crítico na formação de professores de ciências e biologia: análise de uma disciplina remota em tempos de pandemia
    (2021-06-30) Yared, Yalin Brizola; Manoel, Cíntian Fernandes
    Presente artigo discorre sobre a potencialidade da disciplina ‘Tecnologias e Mídias Educacionais’, ofertada remotamente em 2020/B no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNISUL, na promoção do pensamento crítico (PC) durante a formação inicial de professores em tempos pandêmicos. Objetivamos analisar como a referida disciplina ofertada por aulas remotas síncronas pode contribuir na promoção do PC durante a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Orientada pelo materialismo histórico-dialético, configurou-se como pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que utilizou o método dialético para análise da realidade. Como instrumento de coleta foi utilizado o questionário semiestruturado e os sujeitos participantes compreenderam os/as acadêmicos/as matriculados na disciplina à época. Para análise, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Como resultado, registramos que a interação e o diálogo foram indicadores expressivos na prática da docente durante aulas remotas síncronas e que podem contribuir para o estímulo e desenvolvimento do PC dos/as estudantes, futuros professores de Ciências e Biologia.
  • Monografia Acesso aberto
    A percepção ambiental dos turistas hospedados na Pousada Fazenda do Rosa, localizada no município de Imbituba, Santa Catarina
    (2021-06-28) Feijo, Ana Carolina Collares
    O turismo sustentável possui como um dos objetivos controlar os impactos causados no meio ambiente em áreas destinadas ao turismo, através da sensibilização e contato com a natureza. Contudo, é questionável a existência de uma aceitação total quando se trata da prática do turismo sustentável, visto que este tem vastos conceitos, diferentes formas e interesses para a sua aplicação. A percepção ambiental permite a compreensão das relações entre o eu e o próximo, as interações entre ser humano e natureza, esta prevê tanto o individual quanto o coletivo, estando totalmente ligada à Educação Ambiental. A EA é responsável pelos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Neste contexto, esta presente pesquisa buscou a verificar a percepção ambiental dos turistas hospedados na Pousada Fazenda do Rosa, localizada no município de Imbituba/ SC. Para que o objetivo fosse alcançado, utilizou-se como metodologia uma pesquisa exploratória, a fim de realizar uma análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados. Para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, estruturado em cinco blocos: caracterização sociodemográfica dos participantes, avaliação da percepção ambiental, questões específicas sobre percepção ambiental, questões específicas sobre o meio ambiente e questões sobre as atividades realizadas na Pousada Fazenda do Rosa. Através deste trabalho traçamos o perfil dos turistas que frequentam a Pousada Fazenda do Rosa, verificamos qual a percepção ambiental e apropriação do lugar dos turistas, e averiguamos a ideia dos mesmos sobre o conceito de paisagem. Os turistas possuem idades diversificadas, sendo mais constante a faixa etária de 31-35 anos. A maioria possui Ensino Superior Completo e são provenientes de cidades grandes. Os turistas destacaram-se por terem certo conhecimento em relação à temas como sustentabilidade e aquecimento global, mencionarem a importância da conservação ambiental, o que sugere um grau de percepção ambiental mais elevado do que o habitual, além de estarem exercendo seus papéis de cidadãos respeitosos e preocupados com o meio ambiente, fauna e flora local. Foi concluído que a Pousada Fazenda do Rosa contribui para o aprimorando da percepção ambiental de seus hóspedes, já que foi obtido relatos positivos sobre as atividades sustentáveis propostas pela Pousada. Dessa forma, pretende-se que os dados aqui coletados contribuam para o planejamento e criação de políticas públicas ligadas ao turismo sustentável na região.
  • Monografia Acesso aberto
    A percepção dos professores de ciências e biologia da rede pública estadual a respeito do ensino remoto emergencial ocasionado pela COVID-19
    (2021) Cardoso, Juliane
    Desde março de 2020, diversos países encontram-se em quarentena, devido a pandemia de Covid-19. No Brasil não é diferente, em consequência do alto nível de contágio do vírus, medidas de proteção precisaram ser tomadas, como, por exemplo, o afastamento social em diversas atividades e setores. Desse modo, a maioria dos ambientes passaram a funciona de forma virtual, inclusive no âmbito educacional. Professores tiveram que se reorganizar, buscar estratégias e ferramentas virtuais que possibilitassem o ensino de forma remota. O estudo foi realizado nas escolas estaduais dos municípios de Laguna e Tubarão, no estado de Santa Catarina. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caráter exploratório e explicativo. Desse modo, objetiva analisar a percepção dos docentes de Ciências e Biologia a respeito do ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia. Os dados foram coletados via questionário on-line com perguntas fechadas e abertas, realizado através da plataforma Google Forms e aplicado aos professores que atuam no Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas disciplinas de Ciências e Biologia. Com os dados obtidos, foi possível observar que 60% dos docentes afirmam estarem preparados para o ensino remoto, porém acreditam que o ensino não está sendo eficaz. Quanto aos principais desafios enfrentados pelos docentes, destacou-se a falta de participação dos estudantes e a falta de capacitação técnica para lecionar através de tecnologias digitais de informação e comunicação. Um dos benefícios do ERE é o desenvolvimento no estudante de habilidades como autonomia, organização e responsabilidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Germinação e longevidade de sementes de Myrcia Splendens (SW.) dc. como estratégia de conservação EX Situ
    (2021-06-28) Zomer, Adson Vargem
    A espécie Myrcia splendens, conhecida pelo nome popular guamirim-miúdo, é uma espécie arbórea muito comum no Brasil e encontrada em todos os estados. Se trata de uma espécie com diversos usos, seja para interesse humano ou para o ambiente como recurso faunístico e sucessão ecológica, a espécie apresenta possíveis interesses de exploração. Tais características a serem exploradas podem depender de fatores genéticos presentes em seu pool gênico, portanto, informações essas que precisam ser preservadas. Dentre as formas de preservação de recursos genéticos, existe a conservação de sementes como método ex situ, essa realizada pela dessecação da semente e mantendo-a sob baixas temperaturas por longos períodos. Porém, essa metodologia, não apresenta efetividade para todas as espécies, podendo comprometer a viabilidade de germinação da semente. Nessa perspectiva, esta pesquisa pretendeu verificar eficiência de estratégias de conservação de sementes de Myrcia splendens visando a conservação ex situ. As sementes serão coletadas em Içara-SC no Horto Florestal, no período de maturação. Para que o objetivo fosse alcançado, inicialmente as sementes foram separadas dos frutos, posteriormente, divididas em quatro tratamentos. Todos os tratamentos tiveram o total de cinco amostras, sendo estas denominadas como amostras (1, 2, 3, 4 e 5). Os tratamentos foram divididos em: tratamento I: controle; tratamento II: armazenamento em temperatura ambiente; tratamento III: armazenado em 5ºC; tratamento IV: armazenado em - 18ºC. Todos os tratamentos, com exceção do I, foram armazenados por 30 dias. A resposta germinativa dos tratamentos I, III e IV foi de zero, porém o tratamento II apresentou germinabilidade de modo geral coerente com o estado pós armazenamento, apesar de ataques sofridos durante o mesmo. Entretanto, os resultados obtidos nesse projeto, incentivam e abrem margens para novas possibilidades de estudos.
  • Monografia Acesso fechado
    Biomarcadores genéticos identificados e mapeados que podem auxiliar no diagnóstico da Doença de Alzheimer: uma revisão narrativa
    (2021) Souza, Danielle Espindola
    Inúmeros estudos apontam que a expectativa de vida está aumentando no decorrer dos anos, por conseguinte, o número de doenças relacionadas com a idade avançada, como os quadros de demência, apresenta o mesmo padrão de aumento. De acordo com a Organização Pan americana da Saúde (2019), entre os anos 2000 e 2016 as mortes devido a demência dobraram tornando-se a 5ª principal morte global no ano de 2016 em comparação com o 14º lugar no início do século. A principal doença que afeta a parte cognitiva dentre as demências é a doença de Alzheimer (DA). Assim, o presente trabalho tem por objetivo levantar os principais biomarcadores genéticos identificados e mapeados que podem auxiliar no diagnóstico da doença de Alzheimer, bem como sua e eficiência. A pesquisa tem cunho de revisão narrativa, documental, exploratória e qualitativo. Desse modo para que o objetivo do estudo fosse alcançado ocorreu a seleção de 6 artigos, no total, escolhidos a partir dos descritores Doença de Alzheimer, biomarcadores e Marcadores genéticos. Os estudos selecionados foram de publicações do ano de 2021 das seguintes bases de dados: ScienceDirect, SpringerLink e Pubmed. Como principais resultados obteve-se que os biomarcadores genéticos (APOE, APP, PSEN 1 e PSEN 2) são eficientes no diagnóstico, entretanto, por serem relativamente novos e a ciência ainda estar em processo de desenvolvimento, necessita-se de outros marcadores, como os de imagem, para que o laudo seja conclusivo. Por isso, incentivar a pesquisa nessa área tornou-se algo imprescindível para melhor conhecimento da DA e para aplicação de possíveis tratamentos de atraso do aparecimento dela.
  • Monografia Acesso aberto
    Técnicas de genética forense: uma revisão sobre as principais técnicas utilizadas para a obtenção de perfil de DNA na resolução de crimes e sua importância no âmbito jurídico
    (2021-06-29) Cardoso, Ana Paula Martins
    Muitas das técnicas de genética forense são utilizadas para a resolução dos mais variados casos. Com isso, o estudo do DNA obtido a partir de vestígios biológicos é um instrumento importante para combater a criminalidade. Atualmente, tal área têm se tornado umas das mais inovadoras, com tecnologias que possibilitam conclusões em relatórios periciais, que ainda há pouco tempo eram inimagináveis. Nessa perspectiva, esse trabalho objetivou identificar quais as principais técnicas de genética forense utilizadas para obtenção de perfil de DNA na resolução de crimes e sua importância no âmbito jurídico. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, através de uma análise por meio da revisão de artigos científicos publicados no Portal de Periódicos CAPES/MEC e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para seleção dos artigos foram utilizados os seguintes descritores: (DNA forense) OR (biologia forense) AND (técnicas de genética forense), dentro de uma cronologia dos últimos 6 (seis) anos, entre 2016 e 2021, publicados em português e espanhol. Como resultado foram encontradas no total 4 publicações científicas em que condiziam com a proposta apresentada no presente estudo. Em relação as principais técnicas genéticas utilizadas na área forense, verificou-se que a utilização da PCR teve destaque por ser uma técnica eficiente. Quanto ao marcador molecular, o STR se mostrou o mais eficiente, por ocorrer com mais frequência na população. Por fim, pode-se verificar que os estudo relacionados à análise de DNA está avançando continuamente, tanto nas áreas de pesquisa científica, quanto na área tecnológica.
  • Monografia Acesso embargado
    A educação ambiental e o conhecimento científico na Praia do Mar Grosso (Laguna-SC)
    (2021) Fernando, Bruno
    Texto indisponível
  • Monografia Acesso fechado
    Aspectos epidemiológicos dos acidentes com aranhas no estado de Santa Catarina, Brasil, entre 2015 e 2019
    (2020) Bernardo Júnior, Lorival Joaquim
    Accidents with venomous animals are considered a public health problem in Brazil, and spiders are responsible for many cases, mainly in the southern region of the country. The objective of this study was to analyze the epidemiological aspects of araneism Santa Catarina state and associated factors, between 2015 and 2019. It is an ecological, epidemiological, cross-sectional and descriptive study, with quantitative analysis. The data were obtained from the banks of the National Disease Notification System (SINAN), by the TABNET of DIVE - abbreviation for the Directorate of Epidemiological Surveillance of the State of Santa Catarina, tabulated and analyzed using the SPSS 20.0 program, with statistical and temporal analysis of the occurrences. There were 29,209 accidents recorded over the period of time analyzed. The average annual incidence rate was 83.5 accidents / 100,000 inhabitants. It was observed that the cases are concentrated in the North and West regions of Santa Catarina and in urban areas (55.1%). There is a partially homogeneous distribution of accidents between sexes and age groups, with a slight female predominance, and occurring in the age group of 20 to 39 years, with an increase over the analyzed. The incidence of accidents with species of the genus Phoneutria was higher for males, and with the genus Loxosceles, for females. The most affected occupations were farm workers, housewives and retirees. When the spider genus was identified, the majority of accidents occurred with Loxosceles (31.9%), followed by Phoneutria (15.2%) and Latrodectus (0.1%). Ignored, blank or caused by another spider cases account for 52.6% of the notifications and there is a large number of cases of mild classification (87.3%). The places most affected by spider bites are feet, hands and legs. The lethality rate was low (average of 0.03%), with a higher incidence of death in individuals up to 19 years old. The seasonal variation shows the influence of climatic pattern among the different regions of the state, with a predominance of accidents in the warmer months, attributing the higher frequency of cases to the increase in temperature and to the reproduction period of the species. Many aspects could be analyzed, but there is still a need for further and complementary studies to better approach and understand the factors involved.