Educação Física- Bacharelado
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Navegando Educação Física- Bacharelado por Assunto "Academias de ginástica"
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Monografia Acesso aberto Fidelização de clientes em academia de ginástica e musculação(2012) Bússolo, Rodrigo MartendalNo mundo atual o número de academias tende a crescer a cada dia. Neste estudo, teve-se como objetivo analisar as ações estratégicas de fidelização de clientes utilizadas pelas academias de ginástica e musculação. Especificamente verificar o conhecimento dos gestores em relação ao nível de satisfação do cliente na academia, identificar o atual mercado das academias na visão dos gestores e descrever as ações utilizadas nas academias para retenção de clientes. A pesquisa pode ser classificada como sendo exploratória, quanto aos seus objetivos, pois baseia-se mais no empirismo, sem a elaboração de hipóteses de pesquisa. Participaram desta pesquisa 7 coordenadores (gestores) de academias de ginástica e musculação. O instrumento de pesquisa do estudo foi um questionário construído e validado por Mauricio Michelli (2008), com quinze perguntas abertas, direcionadas aos gestores de academia. O tratamento dos dados foi realizado pela análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a maioria dos pesquisados utilizou-se de contato diário com os clientes para avaliar a satisfação destes e que planos de fidelidade, qualidade do serviço, equipamentos e integração foram as principais maneiras utilizadas por estes gestores para fidelização de seus clientes. Conclui-se que a maioria dos gestores participantes utilizam alguma estratégia para verificar o nível de satisfação dos clientes e utilizam diferentes ações para buscar a fidelização do clienteMonografia Acesso aberto Motivação para a prática regular das aulas de jump numa academia de ginástica(2012) Neves, André Luiz da SilvaEste estudo teve como objetivo geral investigar os fatores motivacionais que levam à prática regular das aulas de Jump. Os objetivos específicos foram, entre outros, investigar se as aulas de Jump são praticadas visando o controle do estresse; ter mais saúde e longevidade; maior sociabilidade; melhorias nos aspectos estéticos; sentir prazer e se as pessoas visam a competitividade. A pesquisa caracterizou-se como de natureza aplicada, com abordagem quantitativa. A amostra foi não-probabilística do tipo intencional. Participaram desta pesquisa 30 indivíduos do sexo feminino que já realizavam aulas de Jump. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário adaptado do Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54), composto por perguntas objetivas com respostas que podiam variar de Isto me motiva pouquíssimo (1) a Isto me motiva muitíssimo (5). Os dados foram tabulados utilizando a estatística descritiva e apresentados em forma de gráficos. Os resultados apontaram que o fator que mais motiva a prática do Jump é o prazer, pois os praticantes mostraram entender que a atividade física é fonte de satisfação, de sensação de bem-estar e uma forma de auto-realização. Percebeu-se que além dos motivos ligados ao prazer, os fatores estéticos como manter-se em forma e ficar com o corpo definido, e também os fatores relacionados à saúde, como melhorá-la e viver mais, foram descritos como muito importantes e isso está diretamente ligado à questão motivacional. A competitividade mostrou ter pouca importância nas questões referentes à motivação para a prática do Jump. Por fim, uma das principais conclusões é que apesar da aula de Jump ser uma aula de ginástica com caráter coletivo, que possibilita muito a sociabilidade de seus praticantes, o prazer ao fazê-la é algo ainda é mais eminente para os seus participantesMonografia Acesso aberto Motivos que levam as mulheres a procurar uma academia de ginástica feminina(2012) Bertuol, Letiane BendoEste estudo teve como objetivo geral verificar quais os motivos que levam mulheres a procurar por uma academia de ginástica feminina. Os objetivos específicos, entre outros, foram investigar se o fato de serem mulheres as profissionais que orientam os exercícios influencia na escolha; identificar se as alunas frequentam a academia por intervenção de amigas; verificar se a ausência de homens interfere na opção; detectar se o fato do exercício ser feito em 30 minutos influencia na escolha e identificar o tempo de frequência na academia feminina. Este estudo caracterizou-se como pesquisa básica, quanto à sua natureza, com abordagem quantitativa. A amostra foi do tipo não probabilística do tipo intencional. Participaram desta pesquisa 44 mulheres com idade entre 18 e 59 anos. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário de motivação de Lima e Maffia (2010), composto por perguntas fechadas contendo espaços para adicionar comentários. O instrumento foi adaptado e validado pelos pesquisadores. Os dados foram tabulados usando a estatística descritiva e apresentados em forma de gráficos. Os resultados apontaram que os fatores que mais motivam as mulheres a procurar uma academia feminina são o tratamento oferecido pelas profissionais, por serem academias que se preocupam com a saúde exclusivamente da mulher; por ser Circuito Express (apenas 30 minutos de exercícios), levando em conta a falta de tempo da mulher moderna; e por sua localização. Percebeu-se também que a presença masculina durante a prática incomodaria um número expressivo de alunas, mas em contrapartida, se o profissional fosse homem não as incomodaria, podendo-se afirmar que têm consciência de que estes orientadores devem ter profissionalismo. A religião e a intervenção de amigas não foram importantes para a escolha de uma academia femininaMonografia Acesso aberto Nível de satisfação de clientes de uma academia de musculação localizada no município de São José/SC(2015) Souza, Rafael Duarte deSabe-se que atualmente a busca pela atividade física e por serviços vinculados a esta variável têm aumentado ao longo dos últimos anos. Com o aumento do número de academias, os clientes tem cada vez mais a opção de escolha e tornam-se mais seletivos.Assim, compreender as necessidades e os desejos dos clientes não é um trabalho fácil e o uso de estratégias de marketing podem permitir maiores probabilidades de sucesso na gestão de academias. O presente estudo teve por objetivo principal avaliar o nível de satisfação de clientes de uma academia de musculação localizada em São José (SC). Foi utilizado um questionário adaptado, desenvolvido por Aguiar (2007), que mensurou o nível de satisfação de clientes de academias de ginástica da cidade de João Pessoa (PB). A academia avaliada na atual pesquisa possui ao todo 120 clientes, e participaram do estudo 67 alunos, sendo esses 42 homens, 25 mulheres. A média de idade desses alunos é de 26,3 ±8,8 anos, onde a maioria é solteira (76,1%) e em menor proporção casados (20,9%) ou separado/viúvo (3,0%). Os alunos participantes da pesquisa são praticantes em média 4x por semana. Dos clientes pesquisados 64,2% frequentam o local há menos de um ano, enquanto 35,8% estão no estabelecimento há um ano ou mais. Foi possível avaliar que nos aspectos mais considerados pela maioria encontram- se, principalmente as variáveis: relacionamento, qualidade técnica dos profissionais envolvidos, limpeza do ambiente e horário de funcionamento. A partir do presente estudo pôde-se constatar onde os gestores devem dar mais atenção em investimentos futuros para assegurar uma maior retenção dos clientes já matriculados. Assim,os dados obtidos podem contribuir para o processo de decisão e definição das estratégias de gestão da academia, visto que a busca constante em satisfazer os clientes exige cada vez mais das empresas, que devem adotar estratégias para oferecerem seus serviços baseados na qualidadeMonografia Acesso aberto Perfil do estilo de vida dos gestores de academias de Florianópolis(2015) Lipreri, EstelaEste estudo tem como objetivo geral analisar o perfil do estilo de vida dos gestores de academias de Florianópolis. Entre os objetivos específicos, pode se destacar: identificar a rotina alimentar dos mesmos; verificar a frequência da prática de atividades físicas; verificar os comportamentos preventivos do grupo, bem como seu Relacionamento Social como fazem controle do estresse em seu cotidiano. A pesquisa caracteriza-se como de natureza básica, com abordagem quantitativa. A amostra foi não-probabilística do tipo intencional. Participaram desta pesquisa 10 indivíduos que atuam como gestores em academias de Florianópolis. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário de perfil individual denominado Pentáculo do Bem- Estar, elaborado por Nahas (2000). Este questionário é composto por 15 perguntas fechadas, que abordam os seguintes itens: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle de estresse. Os dados foram tabulados utilizando a estatística descritiva e apresentados em forma de gráficos. Foi possível verificar, entre outros, que poucos gestores responderam negativamente às questões relacionadas à nutrição, ao relacionamento saudável e ao controle do estresse. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes possui atitudes pró-ativas em relação aos comportamentos preventivos, uma vez que foi possível verificar que quase todos conhecem seus níveis de pressão arterial e de colesterol, evitam fumar e ingerir bebidas alcoólicas e respeitam as normas de trânsito. Quase todos têm atitudes positivas em relação à prática de atividade física regular. Em relação à execução de atividades de força e alongamento, grande parte dos participantes demostrou comportamento positivo. Porém, poucos participantes responderam caminhar ou pedalar como meio de deslocamento, o que pode indicar a necessidade de uma atenção especial ao incremento de exercícios aeróbicos em suas rotinas diárias. Também pôde-se perceber que os gestores, mesmo gerenciando um local (no caso, uma academia) que vende e proporciona saúde, têm conhecimento sobre a importância que a atividade física ou o exercício físico têm na contribuição para um estilo de vida saudável